segunda-feira, 26 de outubro de 2015

PALESTRA DE CONSCIENTIZAÇÃO DA ENDOMETRIOSE COM A JORNALISTA E BLOGUEIRA CAROLINE SALAZAR!

Fotos: Divulgação/ Bayer 


Há um ano e meio dei a primeira palestra na Bayer (fotos) durante a Semana da Mulher para conscientizar as mulheres da empresa sobre esta terrível e enigmática doença que atinge uma em cada 10 mulheres. A ideia surgiu de um amigo, que sabe da causa social a qual eu luto e que sabe também que eu trabalho dia e noite no blog. Hoje decidi escrever sobre isso para espalhar esta ideia. Minhas palestras vêm para reforçar a premissa do A Endometriose e Eu, que também se tornou a do programa EndoMulheres: informar, espalhar a palavra, os sintomas, as possíveis causas, para que haja o diagnóstico precoce da doença. Na minha palestra passo a informação que "não é normal sentir dor no período menstrual", "a cólica forte não é normal", dentre muitas outras relevantes. A palestra também surge para que eu possa ganhar algo para me sustentar. Desde julho de 2013 tenho trabalhado com "endometriose" mais do que qualquer outra coisa. Antes do blog, eu era repórter da área de celebridades. Mas com o tempo passei a trabalhar cada vez mais no blog, assim comecei a me especializar em endo, do ponto de vista jornalístico. Hoje em dia não dá para fazer outra coisa a não ser trabalhar com endometriose. E posso dizer é algo que eu amo e é o que eu sempre quis. E também isso é algo que está ligado à minha imagem. Mesmo com minha bebê de sete meses e meio continuo arduamente trabalhando no blog. Acho que teve gente que pensou que eu iria parar após o nascimento de minha filha, assim como alguém pode ter pensado que quando eu ficasse boa da endo também iria parar com o blog. Mas a resposta é não. Não posso deixar de agradecer ao endomarido, Alexandre, que me apoiou muito nos primeiro meses de vida da minha bebê, e trabalhou para que continuássemos com as postagens frequentes.



Fotos: Divulgação/ Bayer 

Fazer o trabalho que faço no blog exige muita dedicação, muito, muito tempo, muita, muita pesquisa, dentre muitas outras coisas. Há cinco anos e meio venho me profissionalziando na área. Acho que sou a única jornalista do Brasil que tem se dedicado à endometriose. Na verdade a vida me trouxe esse caminho e eu resolvi trilhá-lo colocando minha competência jornalística a serviço da grande comunidade que precisa de informações sobre a endometriose. Assim ajudo na conscientização da doença e ainda cumpro com meu papel de jornalista que é o de passar a informação, informações estas na maioria das vezes exclusivas, pois são textos que os leitores só encontram no blog. Principalmente com os textos dos cientistas internacionais. Por isso achei fantástica a ideia deste amigo para que eu começasse a palestrar. Segundo ele, eu passaria a informar mais a sociedade e poderia ganhar alguma coisa para o meu sustento. O meu trabalho com as portadoras sempre será voluntário. Fazer o trabalho que fazemos no A Endometriose e Eu, se dedicar a ele, como me dedico, exige deixar de lado atividades que geram renda. Assim surgiu também a ideia da loja virtual, que acrescento uma porcentagem nas peças, mas não lucro com ela, e também os anúncios no blog. Aliás, este último foi ideia das leitoras do exterior, que também se preocuparam em "como vou pagar minhas contas,  se trabalho dia e noite no blog". A ideia dos anúncios é também para profissionalizar o blog, já que ele é único no segmento. 



Foto: Divulgação/ Bayer 
Meu público para as palestras são empresas, escolas, grupos de mulheres e ou de homens (afinal, todo homem tem uma mulher ao lado), templos religiosos, hospitais, seminários dentre muitos outros. Quem quiser palestra comigo é só enviar email para carolinesalazar7@gmail.com e coloque o título "Palestra de Conscientização". Beijo carinhoso!

3 comentários:

  1. Olá! Gostaria muito de poder trocar algumas informações c/ você. Vejo que você tem o blog desde 2010. Seus temas são bem interessantes. Gostaria de saber de onde você é. Gostaria também de participar de suas palestras...

    ResponderExcluir
  2. Caroline, gostaria muito de conhecer mais de perto o seu trabalho, ou participar de alguma palestra... acabo de confirmar a suspeita de endometriose depois de mais de 1ano de tentativas para engravidar... e de repente vão caindo as fichas... sempre tive cólicas que achava que eram normais, sempre tive fluxo intenso, eu por iniciativa minha solicitei um contraceptivo de uso contínuo que bloqueia a menstruação e apesar de toda a insegurança, tomei este AC por quase 10anos o que deve ter me poupado um pouco desta doença... parabéns pela luta de conscientização e sensibilização!!!

    ResponderExcluir
  3. Oi Caroline tudo bem? Sempre tive cólicas fortíssimas, vômitos e enjôos, sempre houve suspeita de endometriose, mas nunca houve diagnóstico! Hoje estou com 31 anos e fiquei grávida com 29 anos, depois de quase 1 ano de tentativa, tive uma gravidez tranqüila, esperava pelo parto normal, porém depois de 14 horas de bolsa rota, o médico achou melhor fazer Césaria! Meses após o parto comecei a sentir um incômodo próximo a cicatriz, fui ao gastro, pensei que tivesse com hérnia, mas foi diagnosticado um nódulo, já fui em dois ginecologista, li um pouco a respeito sobre adenomiose e seus sintomas, e tenho todos, porém novamente nenhum dos dois pediram qualquer exame, através do meu relato, eles disseram ser um foco, os dois falaram que o correto e operar, porque o remédio não trás resultados, sinto muitas dores, tonturas e perco muito sangue! Fico preocupada, pelo fato de nenhum pedir exames específicos? O que fazer, Caroline pode indicar algum especialista na cidade de americana ou em campinas! Parabéns pelo blog, ele e um acalento para todas!

    ResponderExcluir