quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

A MINHA PARTICIPAÇÃO E A DA BLOG NO PROGRAMA "CONEXÃO FUTURA", DO CANAL FUTURA!!

Para quem não conseguiu assistir minha participação e a do A Endometriose e Eu no programa “Conexão Futura”, do Canal Futura, da Fundação Roberto Marinho, aqui está o vídeo.  Gostei bastante da abordagem do programa e fiquei muito feliz quando o apresentador disse: "passei dias lendo seu blog, Carol". Escutar isso de um jornalista, ainda mais de um jornalista homem, é muito gratificante. A partir deste dia, 6 de dezembro, além de pedir o reconhecimento da doença como social, começo a encabeçar o discurso para tirar rótulos da endometriose, como por exemplo, o tal de “a doença da mulher moderna”. A coluna "A Vida de um Endo Marido"  já abordou esta questão, e sinceramente, é ridículo falar que a mulher tem endometriose porque optou por estudar, a seguir carreira e postergar a maternidade. É como se nós mulheres quiséssemos ter a maldita doença e isso é inaceitável. Apesar do pouco tempo do programa, ele foi muito esclarecedor e amei quando a telespectadora Lisiane Ribeiro falou que ela chama a doença de "câncer branco", aquele que não mata diretamente, mas mata lentamente, destrói toda a vida da mulher. Gostei de quando os médicos abordaram esta questão endometriose x câncer. Amei participar deste programa que é voltado a educadores, agentes sociais, e que é transmitido em universidades Brasil afora. Amei também viajar até a Cidade Maravilhosa para conceder esta entrevista. 

Estou na luta para tirar esse rótulo "a endometriose é a doença da mulher moderna" e também para desvincular a endometriose da infertilidade, porque a doença é sinônimo de dor, de sofrimento e não de infertilidade. Só assim passaremos a ser respeitadas, a ser levadas a sério, e a conseguir aquilo que o blog almeja há quase 4 anos: o reconhecimento da doença como social e de saúde pública.  Para que isso se torne realidade para as mais de 10 milhões que sofrem com a doença no Brasil, vote no A Endometriose e Eu, no prêmio TopBlog Brasil 2013 (clique aqui e dê seu voto) e compartilhe a votação entre seus amigos. O primeiro turno vai até 25 de janeiro. Conto com o voto de todos e a gentileza em compartilhar a votação entre seus amigos. E nisso, a Marcha Mundial contra a Endometriose, será muito importante. Inscreva-se e venha marchar conosco. Beijo carinhoso!!


Um comentário:

  1. Dr. Márcio sua participação foi inútil na minha opinião! Primeiro, uma mulher que engravida ajuda a não ter endometriose? no caso da leitora que teve dois filhos e mesmo assim teve a doença o que me diz? Oras, toda portadora sabe que a infertilidade é um atenuante na doença, como engravidar mesmo querendo? Parece piada o que os médicos insistem em dizer que engravidar é a solução. Precisamos retirar este rótulo! Carol, Parabéns novamente pela frente de batalha que você luta por todas nós!

    Jeisa de Mattos

    ResponderExcluir