domingo, 13 de novembro de 2011

A DOLOROSA ROTINA DE UMA PORTADORA DE ENDOMETRIOSE!!!

Eu jamais imaginei que ter endometriose acarretaria em sérias mudanças no meu dia a dia. Desde criança, fui acostumada a fazer inúmeras tarefas domésticas, mesmo com ajudante em casa. Durante os quase dois anos que fiquei desempregada, por conta do tratamento, era eu quem fazia estas tarefas. Confesso que adoro lavar um banheiro, cozinha, faxinar a casa. Como eu tinha muita dor antes da cirurgia, após a faxina era apenas mais uma ‘das minhas dores’. Quando se fala sobre a gravidade da doença, não é somente pelas dores, porque a doença tem um comportamento maligno, por ela ser crônica e progressiva, ou por conta da nossa pelve congelada. É pelo simples fato de a endometriose mudar toda a rotina da mulher. As simples tarefas do dia a dia, como limpar a casa, lavar o banheiro e a cozinha, são quase impossíveis de fazê-las. Digo quase impossível para não dizer inexecutável mesmo. É que nós teimamos em fazê-las, pois muitas pessoas ao nosso redor não entendem quando dizemos ‘não consigo mais limpar a casa, não consigo mais fazer isso e aquilo’. AÍ para não acharem que não queremos fazê-las, ou que estamos com preguiça, fazemos  mesmo sabendo que depois pagaremos um alto preço por isso. O preço: as nossas terríveis dores. Ontem, sábado, aconteceu isto comigo. Fui teimar em lavar banheiro, limpar a cozinha e me ferrei. Resultado? Não consegui terminar de limpar toda a casa, só parte dela, de tanta dor que comecei a sentir. Tomei nimesulida e torsilax, mas nada. Estou até hoje com dor, em pleno domingão. Acho que vou tomar o meu último comprimido de tylex. Infelizmente, não conseguimos nem pegar muito peso. Como a doença é crônica e progressiva, não podemos fazer esses esforços. E não vou fazê-los mais. Não é o outro que manda fazer que vai sentir as nossas dores horrorosas. Aliás, eu gostaria muito que estas pessoas sentissem pelo menos, por um dia, ou seja, 24 horas as nossas dores.  Eu tô fora, pois não posso arriscar meu futuro. Se eu continuar a fazer certos esforços, não só terei as consequências agora, como daqui a alguns bons anos. E aí, quem vai sofrer por mim? Ninguém... Isso mostra o quanto o ser humano é egoísta. Como disse a minha querida Lia, quando nos falamos esta semana, o ser humano é podre. Eu concordo com ela. Podre, egoísta, só pensa em dinheiro, é invejoso, pra mim, um nojo. Tal qual como aquele que não cumprimenta as pessoas, que decide por fim num namoro sem ouvir o outro, aquele que finge ser seu amigo, mas é falso, aquele que só olha pro próprio umbigo, aquele que não se coloca na pele do outro, etc. Beijos com carinho!!

6 comentários:

  1. Concordo plenamente com oq vc escreveu sobre as dores tbem é dificílimo pra mim executar as tarefas domesticas, quando me esforço meu lado direito todo queima. Antes de fazer minhas tarefas faço uns alongamentos que a minha fisio da Unifesp me ensinou ajuda mas não impede a dor.Alias aproveitando a deixa gostaria imensamente de agradecer sua indicação para o tratamento na Unifesp melhorei 50% das dores com a dieta e a fisio de lá...bjs linda fika com deus!

    ResponderExcluir
  2. Olá! qual o tratamento referido pela leitora anterior proposto pela unifesp? como é o critério de inclusão? vc pode passar informações adicionais?
    A propósito, parabéns pelo blog. Conheci há pouco mas já estou seguindo...quanto mais informações melhor... abrações...obrigada e boa noite!

    ResponderExcluir
  3. Olá, Anônimo 1 como vai?
    Vc não sabe a minha alegria e ler que suas dores melhoraram. 50% já é um grande resultado. Realmente, a equipe da UNIFESP, tanto a médica, quanto a fisio, é fantástica. Tenho o maior orgulho em indicar. Lá nem parece que é SUS, né. Mais parece um Einstein. Graças a Deus, mas sei que isso é fruto das imposições do coordenador de lá, que sabe da gravidade da doença. Volte aqui pra contar mais sobre o seu progresso. É muito importante para todos nós. Tem até leitoras querendo saber o que vc faz lá. Beijos com carinho!!

    ResponderExcluir
  4. Olá, Anônimo 2 como vai?
    Eu indico o ambulatório da UNIFESP, especializado em algia pélvica e endometriose, que é do SUS. Envia-me um e-mail que lhe passo o telefone de lá. Não passo pelo blog, pois não sabemos do que as pessoas são capazes. Peço que envie e-mail para carolinesalazar7@gmail.com Tenho o maior prazê-la em ajudá-la. Não dá para lhe falar sobre o tratamento, pois é específico para cada mulher. E são realizados pelas fisioterapeutas. Daí lá, elas passam alguns para vc fazer em casa. Estou esperando por vc! Beijos com carinho!!

    ResponderExcluir
  5. Olá!Realmente melhorei muito depois q comecei meu tratamento na Unifesp, sou a "anonima 1"é q naum consegui postar o cometário com o nome hehehe...olha estou em tratamento a principio tomo AC continuo,procuro fazer a dieta q a nutricionista prescreveu mais essa dieta creio q se modifica de mulher para mulher...as sessões de fisio como disse a Caroline tbem eh diferente acho depende da gravidade da doença e do perfil de cada mulher...
    Quando comecei meu tratamento com a fisio não acreditava q me faria tão bem!mas tah fazendo milagres, não vou dizer q naum sinto dores pq estaria mentindo, mas muita coisa mudou até as dores diminuíram como disse em cerca de 50%... hj tenho mais qualidade de vida ainda tomo remédios para dor mas estes tbem diminuíram consideravelmente...
    Procuro levar a sério todo o tratamento faço os exercícios q elas passam pra gente fazer em casa todo dia, e saio da Praia Grande toda quarta para a minha fisio em SP só falto em ultimo caso...as pessoas falam nossa vc vem da Praia Grande pra cá?? eu digo sim pois foi aqui q encontrei minha melhora.
    Tenho endometriose profunda,já fiz 2 cirurgias com apenas 30 anos... já senti muitaaa dor, física e psicológica pensei q isso nunca iria acabar mas hj sei administrar essa situação fui acolhida em um local maravilhoso repleto de profissionais humanos e capacitados.
    Aconselho sim as mulheres a conhecer a Unifesp pois lá eu encontrei esperança, carinho e principalmente respeito!
    Bjss aha!!! e foi a Caroline q me indicou devo em parte minha melhora a ela...Deus te abençoe!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, querida, Anônima!
      Já até sei quem é... de Praia Grande, eu só conheço uma! ahaha Vc não precisa me agradecer, pois tudo que faço é de coração. Minha felicidade é ver sua melhora e saber que vc é uma daquelas que quer melhorar, que leva seu tratamento a sério. É isso que eu quero. Nossas mãos abençoadas, expressão em que me refiro às fisioterapeutas da Unifesp, fazem milagres e eu bem sei. Eu indico a Unifesp, pois sei que a equipe trata todas às endomulheres com muito carinho, amor e, principalmente, com muito respeito. Como eu digo: lá tem o melhor tratamento do mundo, pena que isso não é valorizado e nem reconhecido por nossos governantes. Espero que um dia isso aconteça! Beijos com carinho!!

      Excluir