sexta-feira, 4 de março de 2011

PASSO A SER COLUNISTA MENSAL DO SITE MINEIRO MURIAÉ NA WEB

A partir de agora, passo a assinar uma coluna mensal no site mineiro Muriaé na Web. Agradeço imensamente à editora do site, Ludmila Gusman, pelo convite. Por conta de Insensato Coração, ela começou a pesquisar o assunto na internet, e chegou até o A Endometriose e Eu. Agradeço também a todos que acessam e fazem parte do blog. Informar é muito importante. Eu sei e, inclusive, enviei e-mail ao Ricardo Linhares, um dos autores da novela global das nove, falando que a doença é muito mais grave do que se mostra. Ele respondeu dizendo que ficou impressionado com tudo o que descobriu, mas que as cenas já estavam todas gravadas. Portanto, sem chance de mudá-las. O folhetim não mostrou a realidade de muitas mulheres. A maioria das portadoras tem a sua vida destruída, devastada pela doença. As dores são muito fortes, como disse o Dr. Namir Cavalli, no programa Medicina & Saúde, da minha querida Soraia David, são incapacitantes. Perdemos tudo: trabalho, namorado/ marido, vida social, vida sexual, enfim, tudo o que temos e toda a nossa qualidade de vida! Porém, ainda existe um pequeno percentual, daquelas que não sente nenhuma dor. Essas só descobrem a doença quando querem engravidar, e como não conseguem, descobrem que são inférteis. Aprendi na minha primeira aula de Ética, com o extraordinário jornalista João Wady Cury, que, a partir daquele momento, como jornalistas e ser humano nunca poderiam julgar ninguém. Por isso, mesmo sabendo que novela é uma ficção, só agradeço por terem mencionado a doença. Foi por ela que recebi o convite de ser colunista e, a partir de agora, informar mais pessoas. Não julgo nem os ginecologistas que não conhecem a doença. Mas isso é ainda mais grave. Eu passei por um, mas a Hosana Santana passou por várias. Conheci a querida Maria Helena Nogueira, portadora de endometriose há 25 anos. Lia como é conhecida, é autora do livro O Sequestro de uma Vida – Endometriose, Dor crônica, Perseverança e Fé. Gente é impressionante como ela sofreu. Por conta da endometriose severa, de grau IV e dos fortes remédios que toma há tempos, a morfina é um deles, ela não tem pulsação no quadril. Por isso, quase não anda. Usa cadeira de rodas e toma morfina a cada quatro horas. Vale muito à pena ler! É uma lição de vida e Fé. Falei a ela, que não aguentaria metade do que ela passou. Ainda bem que ela sempre teve anjos em sua vida e, seus filhos, são alguns deles. Insensato Coração abre a primeira porta, mencionando uma doença, raramente falada e que os especialistas sabem muito pouco. Ainda é considerada como enigmática! Até para a medicina é um enigma. Vamos torcer para que outros autores passem a retratar o tema, mostrando outras consequências da doença. E, que a medicina em breve, descubra a cura! Portanto é o que eu falo: vamos fazer a diferença!! Se você conhecer alguma mulher com cólicas muito fortes, passe a informação. A partir de agora, não esquecam de acessar: www.muriaenaweb.com.br Beijos com carinho!!!

14 comentários:

  1. Parabéns Carol! O 1º passo foi dado quando fez o blog, esse é seu 2º passo. Sinto que você está no caminho, muitas coisas positivas surgiram. Que Deus abençoe seus passos e permita que você alcance o objetivo proposto.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Orgulhosa e feliz por vc, Caroline! Conte conosco, sempre! Sucesso e saúde, minha linda!

    ResponderExcluir
  3. Carol estou super feliz por você e todas nós portadoras, divulgar é o melhor caminho para esta doença tão desconhecida de muitos, parabens
    e muita sorte, estarei sempre de olho nas materias.
    Beijo
    Beth - Guarulhos

    ResponderExcluir
  4. Carol Parabéns pelo sucesso, pois é menina a novela não retrada nem um terço do que realmente sofremos, ela só mostra que a atriz não pode engravidar e as terriveis dores que nos deixa impossibilitadas de ter uma vida social normal onde fica??????

    Abraços "Sol"

    ResponderExcluir
  5. oi sou claudia faz dois anos que tenho endometriose ja não estou aguentando mais hoje esta fazendo dois dias que estou de cama de tanta dor penso até morrer de tanto sofrimento meus filhos choram de ver eu nesta situação.

    ResponderExcluir
  6. Beth, querida, como vc está??
    Estou com saudade de vc. Já esqueceu de mim?!
    Beijos com carinho!!

    ResponderExcluir
  7. Olá Hosana e Soaraia!
    O sucesso do blog é de todas nós, principalmente, de vocês. Sem vocês nada disso aconteceria. Beijos com carinho!!

    ResponderExcluir
  8. Olá Cláudia Helena, como vai? Melhorou?
    Olha, eu imagino o seu sofrimento. Hoje, eu também estou assim, morrendo de dores. Já tomei 3 comprimidos de Buscopan Composto e, nada! Vc faz acompanhamento com um especialista? Você não pode morrer. E os seus filhos?? Eu sei que não é só você, todas nós pensamos na morte, como a melhor saída para as dores, mas a endo não mata! E não podemos tirar nossas próprias vidas. Eu também penso nisso, mas aí, quando vejo o carinho de vocês no blog, tenho vontade de viver ainda mais para lutar por nós. Fique com Deus. Seja bem vinda ao blog!! Ele é nosso! Beijos com carinho!!

    ResponderExcluir
  9. estou a ponto de morrer de tanta tristeza, fiz a retirada de um nodulo na bexiga, ainda estou tomando somente o contaceptivo, so que a sensação de impotencia e pior pessoa do mundo não tem cura. me agarro na fé em Deus e no carinho da minha familia. adorei o blog e os textos.

    ResponderExcluir
  10. Estou a cada dia mais triste, as pessoas julgam as mulheres que carregam esta dor.Não nos foi dado direito de escolha. quem dera!!!???!!!
    estou e recuperação de uma video. quero muuuuito ter um filho. Que nossos sonhos se realizem. Parabens pelo blog. É bom compartilhar com outras pessoas.
    Andréa/Mg

    ResponderExcluir
  11. Olá Andrea!
    Estou aqui torcendo por sua recuperação. Eu imagino o que vc passa, aliás, todas nós. Mas calma, não se desespera, vc não está sozinha. Tenho FÉ que, em breve, vamos mudar esse quadro da endometriose no Brasil. Vamos nos unir e mostrar à nossa presidente o que a endometriose é capaz. As pessoas têm que respeitar a nossa dor e, principalmente, os nossos direitos. Fica bem! Tenho certeza que vc vai realizar o sonho de ser mãe. Já está no ar, o meu segundo artigo no Muriaé na Web! Seja bem-vinda!! Beijos com carinho!!!

    ResponderExcluir
  12. Olá Anônimo!
    Eu sei que a tristeza faz parte da doença. Eu tb já passei por isso, pela depressão, enfim, por consequências graves, que, só nós, portadoras sabemos. Vc não pode morrer e, muito menos, desistir de viver. Vamos nos unir para mudar para sempre, a história da endometriose no Brasil. Fico feliz que vc tem o apoio de sua família. Vc tem muita sorte, viu. Poucas portadoras têm esse apoio. Tenha FÉ, vamos mudar e construir e um futuro melhor, mais digno às futuras portadoras! Beijos com carinho!

    ResponderExcluir
  13. Oi carol,tmbm sou portadora a 6 anos.Acabei de descobrir seu blog em desespero,infelismente com muita dor e desespero por n conseguir engravidar,é como uma corrida contra o tempo,ja fiz 5 cirurgias entre elas 2 video.Estou feliz por ter encontrado meu medico ele me entende mas acho que é o unico que esta realmente tentando resolver meu problema,ele é o 5°.
    mas o meu pior desespero é por n ter ninguem para conversar sobre o asssunto.Eu passo um sufoco no meu trabalho passo dias se retorcesnodo de dor e n ter nada a fazer,as vezes tenho vontade de sair correndo e me enternar e n sair de la ate passar.
    Obgada pela opurtunidade de poder falar e sei que vc me entende e posso falar que essa dor é realmente terrivel.
    juliana-SC

    ResponderExcluir
  14. Olá, Juliana como vai?
    Minha querida, eu entendo muito bem o que diz. Aqui, esse espaço é nosso, e você pode falar tudo o que quiser. Eu também passei por esses momentos. Às vezes ainda passo. Não é fácil ser portadora de uma doença tão enigmática. Mas saiba que você não está sozinha. Pode contar comigo, viu! Até porque só quem tem endo sabe o que acontece. Por mais que falamos tudo o que passamos, ninguém vai saber o que é ter endo. Só quem tem mesmo. Foi por isso que criei o nosso cantinho. Fique à vontade! Fico feliz que vc tem um ótimo médico, o que é raro tb. Tenha FÉ, pois tenho certeza que, em breve, você receberá a benção divina da gravidez. Não desanime, por favor! Volte aqui pra contar como está e quando estiver grávida eu quero saber. Beijos com carinho!!

    ResponderExcluir