domingo, 23 de novembro de 2014

"COM A PALAVRA, O ESPECIALISTA" DOUTOR HÉLIO SATO!!

Em “Com a Palavra, o Especialista”, o doutor Hélio Sato vai falar sobre a endometriose umbilical, um tipo de endometriose considerado mais raro, mas que atinge muitas mulheres. Esse é um assunto muito pedido no blog. A outra questão vem da querida Cátia, uma gaúcha que mora por incrível que pareça, na minha cidade natal, no interior de Goiás. Confesso que fiquei muito emocionada com seu primeiro contato, cerca de um ano atrás, e mais ainda quando duas endomulheres nascidas lá entraram em contato comigo para pedir ajuda. Uma, inclusive, a Cinthia, que fiz questão de conhecê-la quando ela esteve em São Paulo para se consultar com o doutor Hélio. Portadora de endometriose, Cátia precisou de radioterapia para tratar um câncer na parede do útero, entre a bexiga e o intestino. Ela quer saber se a radioterapia forte que fez pode ter acabado com a endometriose. É muito gratificante saber que o blog ajuda muitas mulheres mundo afora levando informação ética, de qualidade e exclusiva que você só encontra no A Endometriose e Eu. Um beijo carinhoso!! Caroline Salazar

- Dr Hélio, explique-nos como a endometriose umbilical pode se manifestar, como e por que ela ocorre e quais os possíveis sintomas? E como é feita a cirurgia para retirada deste tipo de endometriose? Silmara Silva – Paraná

Doutor Hélio Sato: A endometriose umbilical é um tipo de endometriose extra-pélvica e os sintomas mais comum é a dor no umbigo na fase menstrual, também, pode estar acompanhado de secreção sanguínea amarronzada do umbigo e formação nodular que cresce principalmente da fase menstrual. Existem algumas teorias de surgimento da endometriose neste local atípico, pode ser que as células endometriais sejam transportadas pelo ligamento umbilical lateral ou por contato com cavidade abdominal ou transformação de células tronco em células endometriais. A cirurgia consiste em retirar toda a extensão da implantação de endometriose do local e sugiro a oportunidade para fazer uma laparoscopia para avaliar a ocorrência e o tratamento de endometriose na cavidade abdominal, pois, em torno de 50% a 75% das pacientes com endometriose umbilical tem a doença em outros locais.

 - Após descobrir que tenho endometriose, descobri um câncer na parede externa do útero, entre a bexiga e o intestino. Fiz 35 sessões de radioterapia muito forte, a anti-hemorrágica por causa da endo. É possível a radioterapia que fiz para o câncer ter acabado com a minha endometriose? Ainda estou tendo sangramento retal, isso é normal devido a radioterapia? Cátia Rejane Vasconcelos – Rio Verde Goiás

Sim! É possível que a endometriose tenha regredido por dois motivos, primariamente pela ação direta da radioterapia sobre as células da endometriose e secundariamente pela diminuição de produção hormonal pelos ovários que podem ter sido atingidas pela radioterapia. E, quanto ao sangramento retal sugiro conversar com o médico que está te acompanhando, pois, pode decorrer de várias causas.

Sobre o doutor Hélio Sato:

Ginecologista e obstetra, Hélio Sato é especializado e endometriose, em laparoscopia e em reprodução humana. Tem graduação em Medicina, Residência Médica, Preceptoria, Mestrado e Doutorado em Ginecologia pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), e foi corresponsável do Setor de Algia Pélvica e Endometriose da mesma instituição.


Hélio Sato tem certificado em Laparoscopia pela Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e de Obstetrícia. É membro da AAGL “American Society of Gynecology Laparoscopy” e é coordenador de pesquisas da clínica de reprodução humana GERA e está à frente nas seguintes linhas de pesquisas: endometriose, biologia celular e molecular, cultura celular, polimorfismo gênico e reprodução humana. (Acesse o currículo Lattes do doutor Hélio Sato). 

3 comentários:

  1. Excelente profissional !

    ResponderExcluir
  2. Minha esposa tem endometriose, ela sofre muito com a dores, tem endometriose no ovario e intestino, não sei se foi por causa da endometriose mas tem 25 dias que perdemos o nosso bebê, ela esta aguardando para fazer a primeira cirurgia agora.

    ResponderExcluir
  3. Oi gente, tenho uma cx de allurene que não irei usar e estou vendendo com um preço melhor, se alguém tiver interesse pode me ligar . 21-986817174 Amanda.

    ResponderExcluir