domingo, 28 de julho de 2013

"SUPERANDO A ENDO INFERTILIDADE": A DOR DO BETA NEGATIVO APÓS INSEMINAÇÕES E FERTILIZAÇÕES IN VITRO!!

imagem cedida por Free Digital Photos

Antes de abrir o artigo, anuncio a todos uma importante novidade no A Endometriose e Eu. Para que mais e mais casais consiga realizar o sonho de formar sua tão desejada família, o blog inicia parceria com o Instituto de Ensino e Pesquisa de Medicina Reprodutiva, que oferece tratamentos de fertilização de baixo-custo. Vou fazer um texto de apresentação do Instituto e todo mês vamos discorrer na coluna assuntos relevantes da área explicados por quem entende do assunto. O seu sonho, o seu desejo é o mesmo do nosso. E dentro de algumas semanas estaremos com outra parceria incrível para as endomulheres. Tudo que o blog quer é que todas tenham a tão sonhada qualidade de vida, que possam ter vida melhor e que realizem seus sonhos. Nosso trabalho é um trabalho sério e árduo. O A Endometriose e Eu foi criado para ser referência em endometriose no Brasil e no mundo. Aguarde! Eu achei fantástico o tema escolhido pela Juliana neste mês: quando a mulher recebe o negativo após realizar tratamentos para engravidar. Imagino como é difícil, mas é preciso continuar com a fé inabalável. A endometriose dá vários tipos de dores, mas algumas mulheres podem ter várias delas. Por isso, é preciso ser forte e manter sempre acesa a nossa fé, a nossa esperança. Se não somos por nós, quem será? Deus, apenas Ele é quem sabe de todas as coisas. E saiba que Ele não dá um fardo a seus filhos maior do que possam carregá-lo. E Ele é o único que de fato conhece todos os seus filhos aqui na Terra. Só Ele sabe quem é realmente cada um de nós. E eu acho que quem persevera sempre alcança. Porque tudo que vem fácil, vai fácil. O que é suado e muitas vezes sofrido é mais valorizado, sabe. Muitas vezes vem a tal pergunta: “Por que fulana conseguiu engravidar rápido e eu não?” Só que nós nunca sabemos o que o outro passou. E também não podemos querer o que é do outro. Isso é ensinamento bíblico.

Deus não é injusto, Ele é justíssimo. E o mais justo de todos e o único.  Não podemos cobiçar o que é dos outros. Tudo é dado por Deus no momento certo e na hora certa. Tudo é dado por merecimento de cada um, depois de suado aprendizado. Porque o que vem de graça não é valorizado. Assim é a vida de todos nós. Eu falo isso porque passei por isso noutras circunstâncias. Não era de gravidez, mas de trabalho (esse sempre foi meu sonho!). Para quem continua a errar, é preciso refletir e ver como fazer diferente e da maneira correta. São atitudes bobas do nosso cotidiano que nos afastam de nossos sonhos. Temos de prestar atenção até em nossos atos diários e até mesmo nas nossas palavras, e principalmente, em nossos pensamentos. Precisamos ser mais amoroso com o próximo e menos amargo. Porque a amargura alimenta nossa alma e contamina tudo, desde nossas atitudes até mesmo o que falamos, como agimos. E você acha que Deus estará de acordo com uma pessoa dessas?  Não, claro que não.

O texto também nos ensina a não menosprezar o sofrimento alheio. Porque pimenta nos olhos dos outros é refresco, já diz o ditado. Se você nunca passou por determinada situação, das duas uma: ou se solidariza, ou então, evite emitir opinião. É melhor ficar quieto do que magoar o outro. Na maioria das vezes, apenas um abraço é suficiente. Não faça com o próximo o que não desejas que faça com você. Toda vez que alguém for responder ao outro, coloque-se em seu lugar e finjas que a resposta é para você mesmo. Se a resposta te agradou vá em frente e passe ao seu destinatário. Se não a agradou, então, apague escreva novamente. Se alguém te atirar pedras, devolva-a com amor. Não entre no mau humor e na amargura de ninguém. Porque só o amor salva e só ele vencerá. Uma pessoa até pode passar a vida toda assim, mas vai chegar uma hora (nem que seja no fim), que ela vai ver que estava errada e terá de voltar atrás e pedir perdão! Precisamos não apenas ler os ensinamentos de Jesus, mas é preciso executá-los. Exercê-los é mais importante o que apenas sabê-los ou apenas lê-los. Espero que este texto transforme todos numa pessoa melhor e com mais coração. Beijo carinhoso!! Caroline Salazar

"Aos poucos venho contando minha história e alguns percalços que passei até receber meu tão sonhado positivo. Afinal, a coluna tem o objetivo de passar fé e otimismo às endomulheres que sonham com a maternidade. Compartilhar histórias, dar dicas e também partilhar o que escuto das minhas pacientes que estão em busca deste mesmo sonho serão alguns temas dos meus artigos. E hoje resolvi escrever sobre uma frase que escutei de uma paciente. Infelizmente hoje em dia, cada vez mais, temos pessoas ao nosso redor enfrentando dificuldade para engravidar, nem sempre relacionada à endometriose, embora na maioria das vezes sim!  É muito triste saber que o número de mulheres que enfrentam este sofrimento está crescendo cada dia mais. No meu primeiro artigo falei o quanto é dolorido um negativo. Já discorremos também a da dor emocional de quem quer ter filhos, respeito de como  é dolorido a incerteza de um tratamento e mais dolorido ainda é a incerteza de que um dia chegará o nosso dia de ser mãe. Quando atendo gestantes que engravidaram após muita dificuldade, sempre questiono o lado emocional delas. E isso nos torna ainda mais próxima uma da outra, pois é aí que a gente se identifica muito. Mas como uma paciente em especial, escutei algo que não vivenciei e que me fez refletir muito. Por isso resolvi dividir com vocês, pois alguma das leitoras ou muitas delas pode estar justamente vivenciando esta dor: o negativo após um tratamento de fertilidade seja a inseminação e ou fertilização in vitro.

Deixo explícito que dói sim e mito. Por isso, como falei no artigo anterior, é muito importante fechar nossa boca. Ultimamente tenho tido muitas mulheres queridas e bem próximas que estão enfrentaram o negativo depois de uma fertilização. Conversando com essa paciente que vou colocar o nome fictício de Margarida senti pela primeira vez essa dor como se fosse minha. Segundo Margarida, ela já sofreu todas as etapas de um “negativo”, mas que sua maior dor foi receber o negativo depois de uma fertilização. Aí, questionei o porquê e ela respondeu: “Quando engravidamos naturalmente sabemos que se der negativo podemos tentar de outra forma, como os tratamentos. Assim teremos muitas outras formas de chegar ao positivo. E quando a gente se depara com um resultado negativo de uma fertilização, desabamos, nosso chão cai e nosso mundo desaba, pois mexe também nossa fé, que fica bem balançada, já que sabemos que a fertilização é a ultima chance de alcançarmos nosso sonho. Não há nada além, na parte médica que podemos recorrer.”
  
Nossa, depois dessa conversa refleti e entendi que eu sofri sim para ter minha Mariana, mas que outras mulheres sofrem ainda mais. Imagino que muitas estão nessa situação, outras já enfrentaram um negativo, mas tantas outras já se confrontaram com vários negativos de uma fertilização e muitas outras mulheres ainda irão passar. De fato a dor do negativo após um tratamento é grande, pode ser desesperadora, já que é a última esperança de uma mulher conceber seu filho com seu gene. O tratamento em si já é um sofrimento, daí tem a expectativa e a espera do beta, e se vem um negativo? Todo esse processo mexe muito com nosso emocional, inclusive, abala nossa fé, mas precisamos acreditar que somos filhas de um Deus do impossível, e que para Ele, nada, mas nada é impossível de acontecer. Não deve ser fácil para ninguém! Tenho amigas que se depararam com negativos de FIV e que falavam que ia desistir e eu sempre com uma palavra positiva, mas desde essa conversa com a Margarida passei a entender ainda mais todo estado de uma mulher. Levará um tempo para absorver a dor e se reerguer! 


Mas decidi contar essa história pra dizer que esta minha paciente, também é portadora de endometriose. Nossa endoirmã sofreu e sofreu muito. Ela se deparou com alguns negativos após algumas fertilizações in vitro, mas que mesmo sem força, mesmo sem esperança, e com sua fé abalada, ela acendeu o pouco que ainda restava de sua fé, acrescentou perseverança e buscou no fundo de seu coração a esperança. Ela não desistiu e é muito emocionada que falo que ela está grávida de um casal de gêmeos e sua barriga esta mais linda do que nunca. Então, queridas endoirmãs que já sofreram com negativo ou com negativos dos tratamentos de fertilização, não desistam nunca, não desanimem nunca, pois pode não acontecer de primeira, nem se segunda, nem da terceira tentativa, mas Deus nunca se esquece de quem persevera de quem cai e vai levantando conforme os tombos. As feridas nos ensinam a ficar ainda mais fortes e a lutar com bravura para realizar nosso sonho. A fertilização com médicos competentes aumenta significativamente as chances de chegar ao seu sonho. E hoje a medicina esta cada vez mais avançada e procurando uma clinica digna com profissionais competentes, humanos, com certeza seu sonho se transformará em realidade. Força minhas amigas. Este texto é para que fiquem ainda mais fortes após um negativo de FIV, mas também para entenderem o sofrimento de quem nunca passou por este obstáculo. Mas minha mensagem principal para cada uma que ler este texto é: não desista! Porque para quem desiste poderá perder a chance de escutar um “sim” e que tudo teve um tudo teve um por que e mais ainda que tudo valeu a pena, inclusive, as lágrimas que fora, derramadas. Desistir jamais, fé e perseverança sempre!!! Beijo carinhoso! Juliana Sinelli

14 comentários:

  1. Com lágrimas nos olhos, digo que me encaixo nesse texto. Não recebi o meu sonhado e desejado positivo, mas senti por várias vezes a dor do negativo, por mais que eu queira e tenha esperança, os anos estão passando as coisas vão mudando e tudo vai se tornando mais e mais difícil, hoje não tenho mais 20 anos, sou uma mulher de 35 o que não foi fácil durante todos esses anos fica mais e mais distante agora, a vontade de gerar sempre vai permanecer em meu coração, não sei se o impossível ainda vai ser possível, mas o meu desejo é que Deus abençoe todas as mulheres que querem ser mãe, que elas não passem pelo que passei e passo, a dor do negativo e da incerteza é uma ferida que dói, ela vai cicatrizando aos poucos, mas sempre volta a sangrar a cada positivo que vc recebe de alguém, não por inveja, mas porque eu talvez nunca sentirei a alegria do meu positivo dentro de mim. Valeu pelo texto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá muito triste saber que além de mim, muitas outras pessoas sofrem ou sofreram esta dor, pensava igual a vc, sentia o mesmo sentimento que relatou, como disse quando contei a minha história, cheguei a ter certeza que jamais seria Mae ! E hj estou aqui pra contar que muitas mulheres sofreram, choraram, desanimaram mas que tem que continuar acreditando e que vc apesar de nao ter seus 20 anos é nova!!!!!!! E que tenha fé e forca e busque tratamentos, médicos de diferentes opiniões ate a hora que o seu tão sonhado positivo chegar!!!!!! E vai chegar acredite!!!!!!! Forca e mais forca, não e nada fácil tudo isso!!!!!

      Excluir
  2. É mais do que uma dor, é um luto! Estou passando por essa fase de luto, após 3 Fiv's, 3 IAs, 2 induções.. e somente agora, aos quase 40 anos, descubro a bendita Endometriose. Respiro fundo e vou começar o tratamento de endo. Concordo que devemos tentar, lutar, aguentar o que for preciso, mas os custos começam a se tornar inviáveis,além do desgaste físico e emocional.
    Ainda creio, não desisti, mas confesso que as forças diminuem.

    ResponderExcluir
  3. Olá realmente é um luto mesmo! So quem passa sabe o tamanho da dor e se já nao bastasse a dor ainda tem o desgaste financeiro também!!!!!!!imagino sua raiva em receber o diagnostico de endometriose somente agora!!!!! Mas quero que saiba que existem
    Inúmeras mulheres que engravidam após tratarem da endometriose, então nao desanime! Busque forcas nem sei de onde, mas busque!!!! E tenho certeza que ainda você vira nos dar um desfecho positivo da sua historia, acredite! Bjos com carinho !!!!!

    ResponderExcluir
  4. Lindo texto e emocionante, vivo o que sua paciente Margarida viveu, e ainda espero o meu positivo, depois de 2 inseminações e 2 in vitros sem sucesso, ainda não perdi a esperança e rumo a mais uma tentativa, com Fé que seja positiva, mas com a certeza de que quem dita as regras é Deus, que tudo sabe.abraços! Mari

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá boa noite! Com certeza com esta fé e com esta forca vc alcançara o seu positivo, infelizmente nao foi na primeira , nem na segunda mas tenha certeza que será na hora certa!!!!!!!!! Venha nos contar!!!!!! Boa sorte e muita forca que logo logo chegara a sua vez!!!!! Deus nao demora, Deus capricha!!!!!!!! Bjos com carinho

      Excluir
  5. Caroline Salazar vc mora em Gyn? Tem algum e mail para contato?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Anônima! Como vai?
      Não moro em Goiânia. Eu sou de Rio Verde, Goiás, mas moro em São Paulo há 20 anos. Meu email é carolinesalazar7@gmail.com Beijo carinhoso! Caroline Salazar

      Excluir
  6. também com lágrimas nos olhos, digo que me encaixo nesse texto. Não recebi o meu sonhado e desejado positivo, mas senti por várias vezes a dor do negativo, por mais que eu queira e tenha esperança, os anos estão passando, afinal já são 6 anos nesta espera, as coisas vão mudando e tudo vai se tornando mais e mais difícil, hoje sou uma mulher de 31 anos, por mais que eu já tenha gerado, pois tenho uma filha de 13 anos do meu primeiro casamento, mas a vontade de gerar um filho do meu atual marido sempre vai permanecer em meu coração, não sei se o impossível ainda vai ser possível, mas o meu desejo é que Deus abençoe todas as mulheres que querem ser mãe, e as que são que valorizem muito seus filhos, que são abençoados presentes de Deus, a dor do negativo e da incerteza é uma ferida que dói, ela vai cicatrizando aos poucos, mas sempre volta a sangrar a cada positivo que vc recebe de alguém, não por inveja, mas porque eu talvez nunca sentirei a alegria do meu positivo dentro de mim...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Francine , vc descreveu a realidade de muitas! A dor do negativo nao é fácil e quando vem o positivo de fora parece que dói mais, ainda mais quando quem recebeu o positivo nao queria tanto assim!!!!! Mas cada uma tem sua historia e vc é nova e com certeza ainda alcançara sim este positivo! Basta nao desistir e deixar as feridas cicatrizarem em seu tempo!!!!!! Boa sorte e venha nos contar este positivo, pois logo vc o recebera !!!!! Bjos com carinho

      Excluir
  7. Eu me casei aos 34 anos e desde então venho tentando engravidar. Eu fazia um Beta HCG por mês de tanta ansiedade. Depois de 1 ano tentando, fui ao meu médico para descobrir o que havia de errado, e infelizmente descobri que meu marido era infértil. Isto acabou com a minha alegria e esperança. Ainda depois de 3 anos, descobri que eu estava com endometriose. No meu caso somente um milagre de Deus, mas as minhas forças e energia acabaram. Hoje vivo como um zumbi, não consigo mais dormir, não tenho mais sonhos, choro dia sim dia não. O meu marido não gosta de falar sobre o assunto. Ele nem me deixa falar para ninguém sobre o assunto. Eu fico envergonhada toda vez que alguém me pergunta o que eu ainda estou esperando para ficar grávida, sendo que já estou com 38 anos.
    Eu fico me perguntando porque ganhamos bonecas quando crianças para despertar para este sonho. Por que não me ensinaram a lidar com as perdas da vida? Por que não me ensinaram a lidar com os nãos de Deus? Hoje a tristeza é minha amiga. O desapontamento é o meu companheiro. Desculpem o desabafo, eu precisava dizer isto a alguém mesmo que de uma maneira anônima.

    ResponderExcluir
  8. Realmente é muito triste receber um resultado negativo depois de uma FIV, a expectativa gerada é tão grande o q torna a decepção ainda maior, além disso o custo é bem grande, todas q já fizeram sabem do q eu estou falando, e pensar na dificuldade de custear um novo tratamento....
    Mas Deus é poder, não podemos desanimar, as lágrimas vem sim, mas tbm se vão,é preciso tirar o máximo possível de aprendizado dessas experiências, e nunca,nunca mesmo perder a fé em Deus, no final tudo dá certo, nosso PRESENTE está guardado.
    Desejo a todas as mulheres q estão passando por tudo isso um desfecho muito feliz.
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Estou passando pela mesma situação, sabemos o quanto é sofrível esse momento. Meu esposo foi diagnosticado com asternospermia, pouca quantidade de espermatozoides, e o pouco 50% tem morfologia e mobilidade. Procuramos uma clínica especializada em tratar casos de infertilidade, e o médico nos indicou a FIV.Submetemos ao procedimento neste início de ano, movemos todas as economias para fazer o tratamento, tudo caminhou bem no tratamento, conseguimos 4 embriões, 2 foram implantados e os outros 2 congelados. Saímos da clínica com esperança, pois tudo tinha dado bem sem nenhuma intercorrência. Os quinze dias de espera foram dedicados a sementinha que estava dentro de mim, já me sentia mãe, tive enjoos, tontura, nesse período não menstruei, na minha cabeça estava tudo bem, tudo certo, lhe digo até percebi minha barriga grandinha. No 16º dia fui ao laboratório fazer o Beta, no final da tarde recebi a triste notícia que não estava grávida, meu mundo desabou, choramos todas as lágrimas que podia nesta noite, eu e meu esposo sentimos fracassados. Tenho 29 anos meu esposo 30, estamos casados a 4 anos, e a 2 anos estamos tentando engravidar, sonhamos muito com nossa família. Estamos passando por momento difícil, meu esposo não quer que eu comente a nossa situação com ninguém, muitas vezes se sente culpado, e parece que as pessoas negativas sabem que estamos passando por momento difícil, e ainda não medem esforços de lançar palavras de desmotivação. Entreguei a Deus nossa situação, mesmo que as vezes com fé pequena, mais juntando as forças para recomeçar, não me arrependo de ter investido financeiramente no tratamento, faria tudo de novo. Pretendemos fazer a 2ª FIV, mais não estamos organizados financeiramente para isto, pois gastamos muito na primeira, mais sei que Deus vai me ajudar, esperar o tempo de Deus, mesmo em meio as frustrações e decepções.

    ResponderExcluir
  10. Carol, obrigada pelas suas palavras. Você conseguiu colocar no texto toda a mistura de sentimentos que estou passando... A cada negativo parece que o sonho fica mais longe... Mas como diria um sábio ditado: "o maior fracasso é o do medo de não tentar". Fiz minha segunda Fiv, e mais um negativo...mas a gente cai um dia e levanta no outro... quem sabe um dia eu venha te contar a minha história feliz! Obrigada pelo blog! Um beijo, Dani

    ResponderExcluir