segunda-feira, 24 de junho de 2013

"A VIDA DE UM ENDO MARIDO": QUANDO A FÉ FAZ A DIFERENÇA!!!

Uma das premissas da coluna "A Vida de um Endo Marido" é trazer acalento, é levar mais fé e firmeza no caminhar de quem sofre com a doença e de quem está ao lado de uma portadora de endometriose. Por isso, o texto de hoje é de extrema importância não só para nós, endomulheres, mas para todos os seres humanos do mundo.Sofrer? Em sã consciência, quem quer sofrer? Quantas de nós no auge da dor, não indagamos a Deus: “Por que comigo?” Por que eu mereço tanto sofrimento?” Uma vez escutei de um sábio que somente os corajosos desafiam Deus. Porque fazer esse tipo de pergunta é, sem dúvida, desafiar Deus. Eu vivia assim, vivi anos e anos aos prantos e implorando a Deus uma resposta às minhas dores. E isolada do mundo. Porque sabemos que quem sofre de dor forte acaba ficando sozinha. Nos meus piores momentos, eu tive apenas uma pessoa que acreditava em tudo que eu sentia, mesmo não tendo ainda o diagnóstico. E depois do diagnóstico, optar pelo tratamento e deixar temporariamente minha carreira me levou à depressão profunda. Eu passava dia e noite, noite e dia na cama chorando implorando para Deus me levar embora daqui e questionando: "Por que comigo?" "O que eu fiz para merecer isso?" É difícil aceitar tal sofrimento.

Daí um dia eu tive um sonho onde Deus dizia: “Em vez de se lamentar filha, por que não usa os dons que te dei para ajudar outras pessoas ou você acha que só você passa por isso?” Eu acordei e fiquei com aquilo na cabeça. Um tempo depois conversando com outro sábio veio a ideia do blog. É óbvio que eu nunca imaginei que alguém iria ler alguma linha desse blog. Eu pensara que somente eu era a louca que sentia tanta dor. Era assim que eu era chamada. Confesso que quando Alexandre me mostrou outro vídeo do Nick Vujicic eu fiquei muito emocionada com a história dele. Neste dia, ajoelhei e falei: “Obrigada meu Deus por tudo que me deste.” Aliás, desde quando soube que o blog estava salvando vidas femininas no mundo todo, eu comecei a ter isso como um ritual diário. Desde 2010, quando estava no auge da minha depressão, ao questionar com um amigo (o sábio) sobre minha solidão e a dificuldade em ser ouvida por alguém, ele me disse: “Por que você não conversa com quem nunca nos abandona e sempre nos escuta?” Foi a partir deste dia, que comecei a conversar com Deus durante o banho. E saio de lá, literalmente, de alma lavada. Porque eu falo tudo. No começo era muito chororô, lamentações,  indagações, questionamentos. Hoje, eu apenas agradeço por todo sofrimento que Ele me deu e que ainda me dá. Porque eu estou sem dores fortes, mas eu ainda passo por algumas provações. Quem de nós não passamos?

Afinal, se estamos aqui na Terra é porque somos pecadores. E quando você vê alguém que sofre mais que você, aí você agradece mesmo. Mas hoje estou forte, de cabeça erguida e com a fé que fui criada para ter. Porém, o mais importante é você aceitar o que se passa conosco de coração. As coisas começaram a mudar na minha vida quando um belo dia virei para o espelho e disse: “Ok, Deus se estou passando por tudo isso é porque você sabe o motivo. Eu aceito este sofrimento de coração aberto, desde que Tu me mostre o caminho a seguir.” Se somente Deus sabe porque sofremos tanto, então, será Ele que terá de mostrar a direção. E nada é por acaso, mas tudo vem de acordo com o merecimento de cada um. E tenho certeza que este vídeo do Nick vai ajudar a levantar muitas endomulheres, muitos endo maridos, endonamorados e a todos que assistirem. Porque Deus está dentro de nós, independente, da dor, da provação que passamos. Deus é Deus, é nosso Pai, independente da crença de cada um. E quando você é um ser humano do bem, honesto, verdadeiro e de fé, a vitória é certa. Quem tem fé, não desiste. Eu não desisto e você? Não desista de Deus, porque Deus não desistirá de você. Ah, e sorria sempre, mesmo na dor tente colocar um sorriso nos lábios, com certeza Deus estará sorrindo ao seu lado. Só o nosso endo marido para nos trazer essa benção! E hoje eu agradeço também pelas bênçãos que estão chegando! E eu quero todos (as) conosco na Marcha Mundial em março de 2014. Beijo carinhoso!! Caroline Salazar

Um gigante entre nós

Todos nós passamos por períodos dificeis em nossas vidas. Cada um sabe de sua casa, das dificuldades que sofre, da dor em seu coração. Nenhum sofrimento é comparável a outro. Mas sofrer não sendo bom, não é motivo para desistir. Nada é. Alguns de vós já terão ouvido falar de Nick Vujicic, um jovem australiano que corre o mundo dando esperança para muita gente. Eu navego na internet bastantes horas, pra falar a verdade nem assisto mais televisão. Cansei de violência gratuita, reportagem chocante, notícia negativa. Na internet, onde tem de tudo, eu escolho o que eu assisto. E em uma dessas vezes, eu descobri esse cara.

O sofrimento que ele passou é por demais evidente, mas não maior ou menor do que o de outros. É apenas o seu, eu tenho o meu, e você que está lendo isso também sabe o que dói em seu coração. Mas ele me fez pensar muito. Desde então, eu não tive mais tanta dificuldade em subir no cavalo depois de cair. Eu não me importo como ele é, a cor que ele tem, a religião dele. Importa que ele dá conforto para muita gente, ajuda imensa gente a subir no cavalo de novo e a continuar seu caminho.

A sua história é comovente, eu confesso que muitas vezes chorei lendo seu livro, assistindo o DVD dele e pensando que se esse cara consegue, eu conseguirei também. Ele não desistiu, e eu não vou desistir. Ele ajuda pessoas, eu também posso ajudar. Em toda a volta existem pessoas sofrendo de um jeito ou de outro. Talvez, eu possa chegar em algumas delas. Talvez, eu possa dispensar uma hora para sentar com alguém, talvez, tomando uma cervejinha, e perguntar olho no olho se essa pessoa está bem; insistir para que fale, mostrando que pode confiar e dar a mão. Um abraço é uma coisa tão poderosa para quem está precisado... por vezes pode ser o que impede alguém de pular do precipício.

Perto do Nick eu sou bem pequeno, pois ele é um gigante. Fiquei um grande fã desse cara. Se eu pudesse estar na sua presença eu abraçaria ele na hora. Muito respeito pela sua luta pessoal e pelo que ele faz. Sinto muito respeito pela sua luta também, você que está lendo. Não estou falando que sairia de casa correndo, procurando a primeira pessoa que encontrar pelo caminho e tentar ajudar na marra. Desse jeito vão acabar pensando que você ficou abilolado. Se tiver algum tempo, apenas fique atento. Você vai acabar vendo alguém com quem vai falar de forma bem natural. Escute essa pessoa, lhe ofereça a sua solidariedade. Seja generoso com seu sorriso, não custa dinheiro para oferecer. Se sentir que consegue fazer isso, faça. Um dia você já encontrou um estranho que sem qualquer motivo, com um pequeno gesto deu uma melhorada no seu dia? Experimente ser esse estranho para outro alguém. Dê sem esperar em troca, apenas porque quer dar.

Senhoras e senhores, com vocês Nick Vujicic.

18 comentários:

  1. Muito lindo, obrigada Caroline por me fazer sair da cama hoje!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônima, como vc está??
      Muitas vezes achamos que estamos em pior situação que outras pessoas, mas Deus não dá a seus filhos um fardo maior do que podemos carregar. Saiba que você não está sozinha! Estarei sempre aqui para ajudar todas endoirmãs a enfrentar de cabeça erguida as turbulências que a endo nos causa. Eu sei bem como é enfrentá-las e precisamos manter a fé sempre firme e acreditar que tudo tem um propósito de Deus em nossas vidas. Beijo carinhoso! Caroline Salazar

      Excluir
    2. Oi Anônimo. Pequena dica para você:

      Continue saindo da cama, se arrume para sair e vá para a rua. Olhe o Céu, o Sol brilhando, a Natureza em volta. Dirija um pensamento de agradecimento ao arquiteto de tudo isso, e se sinta abençoado por poder assistir e participar nesse grandioso show que é a vida.

      Eu faço isso por vezes e lhe garanto que ajuda a sorrir. Os problemas continuam lá, mas se a nossa atitude perante eles melhorar, aumentam as chances de a gente os resolver.

      Abraço

      Excluir
  2. Muito obrigada..vc está me ajudando muito com isso, estou na espectativa pra ir na consulta no mês que vem.. Tatiana Oliveira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tatiana, querida, como vai?
      Boa sorte em sua consulta!!! Já estou com os dedos cruzados. Tudo dará certo, mantenha sua fé firme e forte! Estarei sempre aqui para ajudá-la. Obrigada por seu carinho!! São vocês, leitoras, que fazem o sucesso do A Endometriose e Eu. Beijo carinhoso! Caroline Salazar

      Excluir
    2. Tatiana, saiba que esse trabalho não termina em nós, mas continua em cada um de vocês. Se cada um de nós pegar nessa inspiração e levar a outra pessoa, e se essa pessoa levar a outra, teremos uma corrente de apoio e solidariedade. Estaremos de fato a cuidar do nosso semelhante, estendendo a mão àqueles que em certos momentos podem cair por julgar que não possuem mais forças.

      Isso eu posso lhe prometer, ao ajudar alguém, nem que seja com um sorriso, você vai descobrir alegria dentro de si, e só por isso as suas forças serão renovadas.

      Excluir
  3. Nossa.....eu não posso nunca mais reclamar da minha vida,,,,sou perfeita diante de todos, tenho braços e pernas, e vivo reclamando da vida com essa endometriose que judia tanto de mim, mas hj.....começo a pensar diferente......obrigada por me proporcionar este momento de reflexão. E obrigada meu Deus por tudo que passei até hj.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fernanda, querida!!! Realmente é preciso agradecer a Deus todos os dias por nossa existência, e principalmente, por nossas dificuldades, pois são elas que nos fazem crescer. É preciso muita fé, força e coragem, mas você sabe que Deus não dá um fardo maior do que aquele que possamos carregar. Saiba que você está se tornando mais forte com seu sofrimento. Deus prepara tudo. Beijo carinhoso!!!! Caroline Salazar

      Excluir
    2. Olá Fernanda. Claro que vai reclamar, como eu e a Carol também vamos. É uma forma de superarmos o desânimo ou o cansaço, mas o importante é voltar para cima do cavalo. Seja bem vinda.

      Excluir
  4. Meu pai!!!!
    Estava aqui muito desanimada, me sentindo a pior mulher do mundo. Com outra cirurgia marcada, os anos passando como um cometa, e eu ficando pra traz. Vendo meu maior sonho (ser mãe) ainda mais distante. Mas esse vídeo me mudou instantaneamente. DEUS ME AMA E QUER O MELHOR PRA MIM, E ELE VAI ME USAR. Ainda não consegui entender como, mas eu aceito SUA vontade sobre minha vida.
    Caroline eu já lhe falei isso, e vou repetir com palavras mais sábias: Vc sofreu, foi injustiçada, perdeu algumas coisas q naquele momento vc julgava ser importante. Mas tudo isso q vc passou e passa é Deus. Ele está lhe usando de maneira extraordinária. Sabe pq? Pq vc nos informa, nos faz crescer nessa luta que não é fácil. Nos dá conforto e nos faz voltar atrás a ver que quem luta por nós é Nosso Deus. Obrigada por tudo. Que Deus continue lhe usando muito. Hj eu fui muito tocada espero que todos que assistiram esse vídeo possam ter sido tocados e esperançosos. Eu lhe admiro muito. Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carla, minha querida!! Sim, Deus ama seus filhos e Ele já está e usando, desde que você decidiu dar seu testemunho. Obrigada por seu carinho!! Fiquei emocionada com o que escreveu!! Deus sabe o que faz, não?1 Principalmente em nossos sofrimentos. Eu aprendo muito e continuo aprendendo com todo sofrimento que ainda passo, mas sei que Deus está vendo tudo e aprendi que quando a luta é grande, a vitória será maior ainda. Toda vez que entro no blog, peço a Deus para iluminar e me dizer o que preciso escrever. Foi muito difícil começá-lo, sofri muito, hoje ainda sofro, mas meu sofrimento é menor e eu sei que está acabando. Cada vez que leio seu comentário eu fico emocionada. Jamais imaginei que o blog se transformaria em tudo isso e que ele seria tudo isso. Eu que agradeço a todas as leitoras por tudo. O blog não seria tão grande como é sem vocês. Hoje não sou eu quem faz o blog, mas sim vocês. Amo todas!! Beijo carinhoso!! Caroline Salazar

      Excluir
    2. É isso Carla. Mas não é por que alguém nos parece ter sofrido mais, como eu acho que você concorda. É a forma como se pode enfrentar as nossas dificuldades, como apesar de tudo ainda podemos viver, desempenhar um papel útil para nós e para os outros. Como através do sofrimento, ainda temos a capacidade de amar.

      Concentremo-nos no que podemos fazer, porque nunca nos é tirado tudo. Se você tiver uma missão a desempenhar na vida, vai ter o necessário para a cumprir, por maiores que sejam as dificuldades.

      Excluir
  5. Simplesmente perfeito! Deus é tremendo, obrigada Senhor!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, querida Gil!! Deus é tremendo e maravilhoso!! É nosso Pai, nosso Criador e está sempre ao lado de seus filhos do bem. Continue assim firme e forte!!! Estaremos aqui sempre para ajudá-la. Beijo carinhoso!! Caroline Salazar

      Excluir
    2. Nem dá para comentar. Admiremos as maravilhas que nos rodeiam e reflitamos sobre a pessoa que cada um de nós quer ser.

      Excluir
  6. Oi gente...
    Este blog tem sido uma ajuda em momentos complicados...tenho endo comprovada por laparoscópia há 3 anos porém já sofro desde 2001 com fortes dores...mas enfim este não é o assunto do comentário. Estava em tratamento com o zoladex e desde abril que espero a menstruação retornar, estava ótima e sem dores, vivendo a vida e como diz o Alexandre com uma grande sorriso no rosto porém na segunda acordei de madrugada com dores novamente e desde então estou na cama, várias vezes penso em desistir mas o blog tem me ajudado a continuar.
    Quero neste comentário agradecer os maravilhosos relatos que nos ajudam a enfrentar com mais alegria o processo que a endomentriose nos traz.
    Aproveito e pergunto: O zoladex demora para sair do organismo? Não vejo a hora de menstruar e já faz 4 meses que estou esperando, estou tão ansiosa e para piorar estou com crise novamente.

    Parabéns pela inicitaiva.

    Johaine B. Lima

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Joahaine!
      É uma felicidade saber que o blog tem lhe ajudado a superar os obstáculos que a endo nos traz com alegria! Você quer que eu coloque sua dúvida na coluna do doutor Hélio Sato? Eu tomei uma dose de Zoladex 10,8 em março de 2010 e fiz minha primeira cirurgia em julho. Eu não menstruei neste intervalo, já que a dose 10,8 é trimestral. Mas, claro, tudo depende de cada organismo. Agora quanto a ele sair do corpo, se você fala dos efeitos colaterais ate hoje, três anos e meio depois eu sinto muito calor. Eu quase não sinto frio, até mesmo no inverno. Mas vai de cada mulher. A ansiedade nos deixa tensa e com isso a dor aumenta. É preciso controlar bem nosso emocional. Pode ser difícil, mas é preciso. Conte sempre conosco. Beijo carinhoso!! Caroline Salazar

      Excluir
    2. oi Joahaine

      Combata essa ansiedade, ela só reduz suas chances. Faça atividades que lhe tragam prazer e proporcionem relaxamento.

      Se não conseguir atividade fisica, pelo menos exercicios de respiração e meditação serão bons para vocẽ.

      Boa sorte com tudo, sorria e contagie os outros com a sua boa disposição. A gente nunca sabe o que um sorriso nosso pode fazer por alguém.

      Excluir