quinta-feira, 22 de setembro de 2011

PRESIDENTE DILMA ROUSSEFF AINDA DESCONHECE A ENDOMETRIOSE!!

Na terça-feira, dia 20, eu estava procurando personagens para pauta da revista onde trabalho e, quando entrei no G1, site de notícias da Globo, li o título: "Presidente Dilma discursa sobre políticas de saúde na ONU". Confesso que fui correndo ler quais seriam a prioridade da presidente. Bom, comecei a ler e, para o meu desgosto, percebi que a governante de nosso país ainda não conhece a endometriose. Aí, eu pergunto: se ela vai destinar o seu governo à melhorias na saúde da mulher, com foco nas doenças crônicas não transmissíveis, como ela ainda desconhece a endometriose? Das 10 a 15 milhões de brasileiras, será que nenhuma está próxima a ela? Considerada a doença da mulher moderna, a endometriose é a doença ginecológica mais estudada nos últimos anos, como já foi abordado no programa "Medicina e Saúde", da minha amiga Soraia David, o melhor que já vi sobre o tema. É a principal causa de cirurgias no país, só perde para a cesárea. Na Europa, a doença já é considerada como doença social, pelo simples fato de o governo perceber, por meio de pesquisas, que gastava mais dinheiro para tratar portadoras de endometriose do que quem tinha câncer de mama, um dos mais graves por ser o mais propenso a metástase. Esse assunto já foi tratado no A Endometriose e Eu. Será que nem o serviço de clipagem da presidência funciona? Olha, eu fico chocada, não só com a presidente, mas com as pessoas que estão ao seu entorno. Será que nenhuma pensa? Há quanto tempo não existe pesquisa sobre as doenças crônicas no Brasil? Eu já falei o descaso da Dilma em dois posts aqui no blog. A minha consciência de cidadã fica mais tranquila, porque não voto e nunca votarei nela e nem no Lula. A única preocupação no quesito doenças crônicas da nossa presidente Dilma Rousseff é: câncer de mama, de colo de útero, hipertensão e diabetes. No Brasil, já somos mais10 milhões de portadoras de endometriose. Se todas conseguissem ser como eu, que mesmo me contorcendo de dores, ainda consigo me levantar e enfrentar tudo e todos para ir à luta, tudo bem. Mas muitas não conseguem se levantar da cama. Isso é uma vergonha!! Será que não tem nenhum bom ginecologista próximo à Dilma que conhece a realidade de nós, portadoras? Faço questão de colocar alguns links sobre o discursso que ela proferiu na Assembléia Geral da ONU que, pela primeira vez, foi encabeçado por uma mulher. Mas, em vez de orgulho por ter uma presidente mulher, eu tenho vergonha porque a Dilma está excluindo cerca de 15 milhões de mulheres de seu governo.

G1 - http://g1.globo.com/politica/noticia/2011/09/presidente-dilma-discursa-sobre-politicas-de-saude-na-onu.html


Reuters - http://br.reuters.com/article/worldNews/idBRSPE78I0QQ20110919

Folha - http://www1.folha.uol.com.br/mundo/977446-em-ny-dilma-diz-que-saude-e-prioridade-e-defende-acesso-a-medicamentos.shtml

Acima só algumas das matérias que confirma que, até agora, a presidente Dilma Rousseff realmente não conhece a endo. O pior é que a Maria Helena Nogueira, portadora de endo há 25 anos e que vive na cama à base de mais de 200mg morfina diária, já enviou uma carta ao Lula, na época em que ele governava o país. Está tudo registrado em seu livro, "O Sequestro de uma Vida", à venda no blog. O pior é que ela obteve repostas, resposta nada, tipo vamos ver... Aí eu pergunto: alguém respondeu a carta da Maria Helena sem o Lula saber? Porque se ela diz continuar o governo dele, no mínimo, deveria saber que a endometriose existe. E o caso da Maria Helena, assim como ela existe milhares portadoras de endometriose severa e infiltrativa. A pior delas. Por ora, eu vou parar por aqui, mas esse assunto terá continuação. Que descaso é esse da Dilma com a endometriose? A minha tristeza é o descaso e o desconhecimento da presidente Dilma Rousseff em relação a endometriose, uma doença crônica, progressiva, sem cura, benigna, porém de comportamento maligno. Por hoje é só! Garanto a vocês, portdoras brasileiras, que este assunto terá continuidade. Vou bater na tecla até a presidente Dilma Rousseff incluir a endo e seu programa de saúde. Beijos com carinho!!

2 comentários:

  1. eu tenho endo desde 2007sofro muito com a doença,já deixei trabalhar por que minha endo é profunda e sofro com dores fortisimas não só na epoca da mestruaçaõ maus todos os dias não posso ter uma vida sexual ativa,pois doi muito ao fazer relação, ao fazer xixi,soltar gazes,defecar,hoje vivo em casa pois qual empregador vai dar emprego a uma pessoa que sente dores continuas,acho que a presidente deveria abrir os olhos para as mulheres com endo,acho até q deveria dar um salário a todas aquelas que tivesse endo.por que no meu caso acho que não tenho condissões fisicas e psicologicas para trabalhar nunca mais, por causa dessa doença.meu email é pereiralucia9@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Querida, Lucia,
    Acho que seu comentário se perdeu por aqui e, só hoje, que eu vi. Concordo plenamente com vc. Precisamos fazer algo, não. Você mora em qual cidade? Faz tratamentos para melhorar algumas das consequências, como a dispareunia? Se precisar de ajuda, envie e-mail para carolinesalazar7@gmail.com Vc recebe algum tipo de ajuda por estar sem trabalhar? Beijos com carinho!!

    ResponderExcluir