terça-feira, 12 de abril de 2011

QUERO DAR PALESTRAS PARA DIFUNDIR A DISPAREUNIA E A ENDOMETRIOSE!!!

Escrevo este post para reforçar o meu engajamento em prol das portadoras de endometriose. Não é fácil ter uma doença tão enigmática. Infelizmente, a endo não vem sozinha. Junto com ela, outras doenças também surgem, como a depressão. Como a maioria das mulheres não tem o apoio da família e, nem do parceiro, ou tem de um, não do outro e, muitas vezes, de nenhum dos dois, a depressão vem em um piscar de olhos. Acho que não existe nenhuma portadora que não teve, pelo menos, um pouquinho de depressão. A minha foi bem braba, viu.... hahaha

Nos piores momentos, quem me deu ajuda psicológica foi o meu namorado e o centro espírita que frequento. Coitado do meu namorado!! Se fosse eu no lugar dele, eu não teria aguentado. Na fase mais depressiva da minha vida, eu só pensava em morrer. Digo isso sem vergonha. Não temos que ter vergonha de expor algo tão perigoso, que pode tirar a nossa vida. Mas, graças a Deus, eu tenho um Pai Superior muito grande e um Anjo da Guarda muito forte.

Por conta do meu engajamento no tema, eu devo começar em breve um tratamento com um psicoterapeuta. Em comparação há um ano, eu estou superbem, mas terapia faz bem para todas as pessoas e, em especial, para a mulher com endo. Nós precisamos muito. Antes, eu vivia chorando. Eu não conseguia falar nada, principalmente, sobre a doença sem chorar. Ah, eu também faço um tratamento espiritual com a minha querida Lia, outra portadora de endo, uma pessoa que sofreu muito, mil vezes mais do que eu. Outro dia, ela mesma falou: “Carol, que coisa boa. Você já não fala mais chorando. Continua falando vai”. Eu fiquei feliz!! Eu estou conhecendo muitas histórias de sofrimento. Portanto, os médicos me recomendaram a psicoterapia.

Outra consequência da endo que eu quero difundir, até mais do que a depressão, é a dispareunia. Gente é horrível ter a tal da dor durante a relação sexual. Primeiro, porque a dor não vem assim, digamos, do dia para a noite. Aos poucos, a mulher vai perdendo a libido. Por mais que ela ame o seu parceiro, sem a libido, não temos vontade de fazer sexo e nem nada. A mulher que não tem um companheiro bacana, ela pira viu. Eu tive muita sorte. Eu tenho um namorado maravilhoso, mas mesmo assim, eu pirei. Pirei porque eu não sabia o que estava acontecendo comigo. Aos poucos, eu fui descobrindo o quanto a endo é perigosa. Mas digo, a dispareunia tem tratamento e, é isso que quero informar também. O tratamento é a massagem uroginecológica. Delicadamente, as fisioterapeutas dissolvem os nódulos de tensão da nossa vagina, com os dedos. É como se os ombros estivessem tensos, cheios de nódulos.

Ninguém gosta de ficar assexuada, não é. Por isso, quero me engajar não só com a questão da endometriose, mas também a da dispareunia. Foi meio que, por ela, que criei o blog. O meu sofrimento ficou com as dores da endo – na lombar, no abdômen, nas pernas -, mas sofri muito por conta da dispareunia. A pior coisa é você não saber o que está acontecendo com o seu corpo. Quero informar não só as mulheres, mas também os seus parceiros. Se algum parceiro de uma endomulher ler este post, peço para ter muito carinho, muita paciência e compreensão. Eu digo que não é fácil, principalmente, para você, parceiro. Mas a doença é como uma loucura, que pensamos não ter fim. Eu penso também em dar palestras nas escolas, para que a informação seja difundida, desde cedo e, assim, ensinar pessoas que farão um futuro melhor. Até porque a endo já é chamada de a doença da mulher moderna.

Na UNIFESP, descobri que a dispareunia é mais comum do que a endometriose. Então, imagina quantas pessoas não estão sofrendo e, muitas vezes, em silêncio. A questão é séria. Sem o apoio da família e do parceiro a mulher fica, de fato, louca podendo até tirar a sua própria vida. Mesmo no auge da minha depressão, mesmo sempre falando que queria morrer, eu nunca tive coragem de fazer absolutamente nada, contra a minha vida. Por muitas vezes, eu me sentia covarde, mas eu sempre tive FÉ, que o meu sofrimento teria um fim e, que dias melhores viriam. Outro motivo, pelo qual eu nunca tive coragem de tirar a minha própria vida, é por saber que, cometendo o suicídio, eu não teria paz e jamais encontraria com a minha amada vozinha, Dinah Salazar, a principal razão do meu viver.

Era ela a pessoa que eu mais queria ao meu lado. Mas, em muitos momentos, eu sei que ela sempre esteve ao meu ladinho, pedindo e me dando forças para eu continuar na luta, não só por mim, mas por todas as portadoras do Brasil e do mundo. Até porque, em um de seus últimos recados a mim, que guardo com muito carinho, ela escreveu: “Cultiva sempre em seu coração a bondade e a generosidade, sentimentos que enobrecem as grandes almas e, Deus, estará sempre ao seu lado". Ela é o exemplo de mulher que quero ser.

Para entrar em contato comigo para palestras e apoio é só escrever para carolinesalazar7@gmail.com Amanhã, quarta-feira, dia 13, eu e o A Endometriose e Eu seremos notícias no jornal Metronews e na Folha Metropolitana, de Guarulhos, região metropolitana de São Paulo. A repórter Edilene ligou hoje e fez uma entrevista bem bacana comigo. Esperem que gostem!! Beijos com carinho!!

8 comentários:

  1. Patty Córdova diz...
    Oi, também faço tratamento espiritual para endometriose no Nucleo Espirita Nosso Lar. Tem me ajudado muito. Dá para fazer tratamento a distância, é só entrar no site deles www.nenossolar.com.br e fazer o pedido. É maravilhoso. Quem mora na Grande Florianopolis pode ir pessoalmente com os exames me mãos e marcar tratamento. O horário de atendimento é de segunda a sexta das 8h as 11h e das 13h as 17h.Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Olá Carol como vai?
    Quarta estou na unifesp viu. que bacana esta reportagem aqui no jornal de guarulhos vou correndo pegar um mesmo atrasado.
    Não deixa de me avisar das palestras, como é importante falar sobre a dispareunia talvez este seja o sintoma que mais me abala e me deixa triste roubam nossa confiança e segurança na hora e dai vem a depressão...
    Mas sabemos que todos tem que voltar atenção para este problema.
    Ter fé esperança e a certeza que Deus está sempre ao nosso lado.
    Beijo Carol manda noticias
    Beth

    ResponderExcluir
  3. Eu li sua reportagem na folha metropolitana e até te mandei um email contando meu caso, gostei muito da matéria e gostaria de saber como se tratar na Unifesp, estou cansada de correr atrás de médico e esperar até 4 a 6 meses para fazer exames,isso pelo convenio médico. As dores não sabem que tem que esperar né,é muito difícil...
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Carol...
    Ja leio seu blog a algum tempo mas nunca tive coragem de escrever... Sofro de dispaneuria como voce e tambem nao tenho a libido nenhum estou muito insegura pq ha anos n tenho relaçao sexual com meu namorado. Quando comentei com meu gineco ele disse que o remedio que eu tomo n tira a libido e q e coisa da minha cabeça. Nao sei o que fazer! Voce poderia esclarecer mais sobre esse tema e se o seu tratamento com testosterona esta dando certo.
    OBG!

    ResponderExcluir
  5. Olá Patty!
    Obrigada pela dica!! Tudo é válido para melhorar as nossas dores e o tratamento espiritual ajuda muito. Beijos com carinho!!

    ResponderExcluir
  6. Oie Beth, querida!
    Eu vou à tarde à UNIFESP. Qual o seu horário? Pode deixar que, quando rolar a palestra, vou avisar aqui. Eu fiquei muito feliz por essa matéria. Eu concordo com você que, a dispareunia, é uma das, se não a pior, consequência da endo. Ela nos mata por dentro. Um horror!! E, para nós, realmente a FÉ é tudo. Beijos com carinho!!

    ResponderExcluir
  7. Olá Anônimo!
    Estou respondendo os e-mails. Se eu ainda não respondi o seu, fique tranquila que vou passar o tel. da UNIFESP. Infelizmente, ter convênio médico não é sinal de um bom atendimento. Muito pelo contrário, a maioria é uma porcaria, com péssimos profissionais. Seja bem-vinda ao blog! Beijos com carinho!!

    ResponderExcluir
  8. Olá Anônimo 2!!
    Omeu tratamento com a testosterona deu supercerto. Pode deixar que vou fazer outro post sobre isso aqui. Se o seu médico não sabe disso acho melhor você procurar outro profissional. Para saber como está a sua testosterona é só fazer os exames que medem os nossos hormônios sexuais. Eu não me lembro bem o nome. A ajuda do especialista é muito importante. Beijos com carinho!!!

    ResponderExcluir