segunda-feira, 21 de agosto de 2017

"SAÚDE E BEM-ESTAR": COMO CONSTRUIR NOVOS HÁBITOS E MELHORAR SUA QUALIDADE DE VIDA?

Fonte: Pixabay


O texto do educador físico Renato Trevisan na coluna "Saúde e Bem-Estar" deste mês vai te fazer refletir sobre o que você está fazendo para melhorar os sintomas da sua endometriose? Ah, você não está fazendo nada além de tomar remédios para aliviar suas dores? Bom, então, este texto do Renato é especialmente para você que ainda não está fazendo nada em benefício de sua saúde. Que tal incluir novos hábitos no seu dia a dia? É fácil falar, difícil é agir e se manter no foco da ação, principalmente, para àquelas que são ansiosas e querem o resultado do dia para a noite. Neste texto, Renato, idealizador do programa online "Exercício e Endometriose", irá te ajudar a construir novos hábitos, mais saudáveis e duradouros que irão melhorar e muito sua qualidade de vida. Afinal fazer essa mudança exige disciplina e muita força de vontade, não é mesmo? E aqui o Renato te dá essa mãozinha, se coloca à disposição para ajudar na sua mudança. Quem vem? Beijo carinhoso! Caroline Salazar 



Por Renato Trevisan, educador físico
Edição: Caroline Salazar

Olá meninas!

Eu já estava com saudades de conversar com vocês. Estive durante o último mês finalizando um projeto muito bacana que estamos desenvolvendo em parceria com uma nutricionista na clínica. Um projeto que se propõe a mudar nossos hábitos.

Durante nosso crescimento e aprendizado, aprendemos e desenvolvemos muitos e muitos hábitos. Todos os dias são colocados em nossas vidas novos costumes e muitos deles são bem desafiadores. E quantos deles são iniciados a partir de uma reflexão ou de uma instrução consciente do que é melhor e mais indicado para nós, e quantos deles são reproduzidos e incorporados simplesmente por repetição, sem entendermos o porquê e o para quê?

Precisamos criar nossos próprios hábitos!

Isso mesmo, entender o que é preciso fazer, quais as formas de fazer e, posteriormente, aplicar e colocar em prática estas ações nos permite transformar nossas vidas, nos permite conduzir nossas escolhas e, consequentemente, nos permite fazer tudo aquilo que acreditamos ser possível.

Lindas palavras né? Mas construir hábitos a partir de reflexões e ações é uma tarefa muito difícil e desafiadora. A prova desta dificuldade é que menos de 5% da população no Brasil coloca em prática o hábito de se exercitar, mesmo com tantos estudos apontando seus benefícios de que pode salvar vidas. Quem já não tentou fazer desta prática uma rotina diária, já gastou dinheiro e tempo em academias, clubes, etc... e não conseguiu incorporar no seu dia a dia essa tarefa?

O grande desafio de construir novos hábitos está nas etapas desta construção. Na maioria das vezes que vislumbramos a criação de novos costumes geralmente ficamos apenas focados no resultado final que o mesmo deve proporcionar. Ex.: Uma pessoa que precisa emagrecer 10 quilos, o que ela faz? Mira para o resultado final de eliminar os 10 quilos, não é mesmo? De imediato ela muda a lista de compras no supermercado, faz matricula numa academia e o tempo todo ela está fazendo isso porque precisa emagrecer 10 quilos, certo? Porém os dias passam. Na primeira semana ela não emagreceu os 10 quilos, e o foco continua no resultado final. A próxima semana passa e ela não perdeu os 10 quilos ainda... E ai o que acontece? Geralmente ela desiste por que não atingiu seu objetivo final. Essa é a grande dificuldade em se criar novos hábitos. Não devemos ter o foco no resultado final e sim nos passos ou processos que devemos obedecer e praticar para chegar ao resultado final.


Como na construção de uma casa. Para construí-la é colocado tijolinho por tijolinho, cada passo é cumprida por etapa.

Fonte: Pixabay


Por que esse papo de criação de hábito com vocês endomulheres? Por que é tão precioso construir novos hábitos quando a endometriose surge ou quando a doença não nos permite ter um dia a dia como o das outras pessoas?

Lembra que eu falei que precisamos ter as nossas construções, nossas próprias reflexões?
Então é neste aspecto que eu quero trazer até vocês uma reflexão sobre o hábito de praticar exercícios como forma de auxílio no tratamento dos sintomas da endometriose. Apoiado na premissa de que o exercício pode trazer muitos benefícios para o controle das dores, proporcionando uma melhor qualidade de vida para as endomulheres, quero que cada uma de vocês construa neste momento uma proposta pessoal de transformar seus hábitos em relação a essa prática.

Vamos traçar metas pequenas, para que o fazer do dia a dia, verdadeiramente construa hábitos conscientes e duradouros. Não quero que ninguém saia por ai fazendo exercícios, correndo, fazendo ginástica... Vamos escolher o exercício correto para cada etapa, cada fase da vida e da patologia em que você se encontra.

Você vai construir suas metas e seus objetivos dentro de suas possibilidades, caso tenha a oportunidade, converse com um Educador Físico que tenha conhecimento sobre endometriose.

Compreenda que uma construção é algo que precisa ser realizado passo a passo, dia após dia, conquista a conquista.

Se você não consegue levantar da cama por conta das dores, comece tentando ir até a esquina, até a padaria, depois dê uma volta pelo condomínio, pelo quarteirão e vá aumentando aos poucos. Não sei qual é a sua realidade, mas sei que você pode modificá-la. Tenha clareza sobre isso, mesmo com dificuldades, dores, sofrimento, precisamos conhecer sobre a endometriose e ter consciência das possibilidades e das atitudes que ajudam no controle dos sintomas da doença e, principalmente a uma melhora na sua qualidade de vida.

Em abril escrevi aqui no A Endometriose e Eu o texto "Como fazer a escolha correta dos seus exercícios físicos?", onde falo sobre como escolher a atividade física mais correta. Deem uma olhadinha lá, pois pode lhe ajudar muito nessa reflexão.

Então mão na massa!!

Coloque no papel tudo que vocês podem fazer para ajudar a melhorar sua qualidade de vida. Depois coloque as tarefas que você tem que fazer para colocar em prática essas ações.

Com o tempo elas estarão incorporadas no seu dia a dia, e você terá uma satisfação enorme em viver mais motivada, com menos dores e mais feliz.

Se precisar de qualquer informação ou esclarecimentos estou à disposição por dois canais: o site de nossa clínica www.a3saude.com.br ou pelo e-mail: a3renato@gmail.com.

Será um imenso prazer falar com você.


Um grande abraço.

Saúde e muita Qualidade de Vida!

3 comentários:

  1. Quero aproveitar esta oportunidade para agradecer ao Dr. Padman. por me ajudar a recuperar meu amante depois que ele me deixou alguns meses atrás. Enviei amigos e meus irmãos para implorar por mim, mas ele recusou que tudo acabasse entre nós dois, mas quando conheci o Dr. Padman. ele me disse para relaxar que tudo vai ficar bem e realmente depois de apenas dois dias eu recuperei meu homem. muito obrigado Dr. Padman. aqui está o e-mail desse grande homem, se você precisar da ajuda dele, pode entrar em contato com padmanlovespell@yahoo.com

    ResponderExcluir
  2. Quero aproveitar esta oportunidade para agradecer ao Dr. Padman. por me ajudar a recuperar meu amante depois que ele me deixou alguns meses atrás. Enviei amigos e meus irmãos para implorar por mim, mas ele recusou que tudo acabasse entre nós dois, mas quando conheci o Dr. Padman. ele me disse para relaxar que tudo vai ficar bem e realmente depois de apenas dois dias eu recuperei meu homem. muito obrigado Dr. Padman. aqui está o e-mail desse grande homem, se você precisar da ajuda dele, pode entrar em contato com padmanlovespell@yahoo.com

    ResponderExcluir
  3. A vida pode ser complicada e acredite em mim, a vida jogou muitos truques em mim, nunca acredito em vodu ou feitiço, embora tenha lido alguns livros sobre eles. Um homem especial chamado Dr. Ajayi prova para mim que o lançamento de vodu / feitiço é real e existe. Meu nome é Sarah e tenho 45 anos, com três filhos e um homem amoroso como marido. por 8 bons meses eu estava em uma condição deprimida porque meu marido acordou certa manhã e saiu de casa com algumas de suas roupas sem nenhuma explicação; esperei que ele voltasse para casa naquele dia, mas ele não estava onde encontrá-lo. ligou e disse que ele não estava mais interessado em nosso casamento novamente ou nos filhos, isso me arrepiou e fiquei em choque porque não consigo me lembrar de ter nenhum problema, depois descobri que ele estava com outra mulher, todas as conversas e o esforço para fazê-lo voltar para casa foi um fracasso, ele se comporta como se nunca tivesse me conhecido antes. Eu estava lendo um artigo em um site quando vi o testemunho de uma mulher que afirma que o Dr. Ajayi a ajudou a resolver os problemas de sua família e ela abandonou o contato dele. Peguei o contato e enviei uma mensagem ao lançador de feitiços Dr. Ajayi, expalerei meus problemas para ele, ele disse que não deveria me preocupar que tudo vai ficar bem. Tenho dúvidas, mas decidi tentar. Foi-me dito algumas coisas para fazer, o que eu fiz, você sabe que 3 dias após o lançamento do feitiço em uma manhã, ouvi uma batida na porta, era meu marido do lado de fora, ele disse que não sabia o que estava fazendo e nem me lembro há quanto tempo está fora de casa, estou muito feliz em receber meu marido de volta e tudo graças, Dr. Ajayi, o lançador de feitiços, desde que o contatei, minha vida está indo bem e quero pessoas por aí passando por minha condição anterior para obter uma ajuda rápida, é por isso que estou compartilhando meu testemunho. Portanto, se você estiver passando por algum tipo de dificuldade na vida, entre em contato com o Dr. Ajayi por e-mail: drajayi1990@gmail.com ou Whatsapp: +2347084887094 e ficará feliz por ter conseguido.

    ResponderExcluir