Uma das nossas faixas de reivindicação e a logomarca oficial da EndoMarcha 2017 |
Mesmo vivendo em pleno século 21, nós, portadoras de endometriose, ainda sofremos muito preconceito da sociedade. Sofrer de dores incapacitantes, daquelas onde não sabemos onde começa ou termina, já é um martírio, imagine como é conviver com pessoas duvidando de você e te julgando o tempo todo, te chamando de hipocondríaca e de viciada em analgésicos? Infelizmente a endometriose ainda não é levada a sério pelos nossos governantes, por muitos profissionais de saúde que dirá dos leigos. Essa incompreensão, muitas vezes, leva a portadora à depressão. E todo mundo sabe que a depressão pode levar ao suicídio. Infelizmente há muitas endomulheres dando fim em suas vidas por conta da falta de apoio, muitas se sentem sozinhas mesmo residindo com outras pessoas. Esse tema ainda vai render outros posts no blog, mas já escrevi sobre isso no texto Setembro Amarelo: mês de prevenção ao suicídio e sua relação com a endometriose).
As pessoas só irão parar de ser ignorantes sobre a endometriose quando passarmos a conscientizar mais e mais pessoas sobre a doença. Espalhar essa conscientização é um dos objetivos da EndoMarcha 2017 - 4ª edição da Marcha Mundial pela Conscientização da Endometriose, que será realizada no próximo dia 25 de março. Durante todo o trajeto distribuímos flyers com os sintomas da doença, pois é a partir deles que as mulheres desconfiam que possam ter ou não a enfermidade. Além de espalhar os sintomas da endometriose, é nosso dia de luta em 2017, dia que reivindicamos nossos direitos. A endometriose é uma doença crônica e precisa ser levada a sério como tal, e suas portadoras têm de ter os mesmos direitos de qualquer outro portador de doença crônica. Já falei sobre a importância de lutar por políticas públicas para as endomulheres e também porque precisamos ir às ruas no próximo dia 25 de março?
E você, o que está esperando?! Quer continuar invisível para a sociedade? Chegou o momento de a gente se unir, de mostrar nosso rosto, soltar nossa voz que está engasgada em nossas gargantes e também é dia de se encontrar com aquela amiga que a endometriose te aproximou virtualmente. É uma manhã muito agradável. Junte-se e a nós e venha marchar conosco na EndoMarcha 2017. Chega de silêncio, chega de ser invisível. 13 cidades, de 11 diferentes estados, estarão presentes: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte (MG), Campo Grande (MS), Brasília (DF), Porto Alegre (RS), Curitiba, Londrina e Maringá (PR), Florianópolis (SC), Salvador (BA), Fortaleza (CE) e Boa Vista (RR). Clique aqui e faça já seu cadastro, é rápido e gratuito. Convide seus amigos, seus familiares conhecidos, vizinhos. Todos juntos em benefício da saúde da mulher. A união faz a força e juntas somos mais fortes!
Se você tem uma empresa e quer patrocinar a EndoMarcha em alguma cidade, entre em contato comigo endomarch.brazil@gmail.com. Beijo carinhoso! A capitã, Caroline Salazar
Carol, na concentração nós vamos receber alguma camisa? Sou do Rj
ResponderExcluir