segunda-feira, 6 de junho de 2016

POR QUE SENTIMOS MAIS DORES NO FRIO??

imagem cedida por Free Digital Photos


Por Caroline Salazar

Já estamos no outono e o friozinho demorou, mas chegou.  E com ele mais dores, não é mesmo? Hoje vou falar sobre o frio e o aumento da intensidade das dores, em especial, das cólicas. Quando eu sentia as dores da endometriose era só mudar o tempo que as dores aumentavam em sua intensidade. Isso acontece com você também? E eu sempre gostei mais do inverno, mas com dores... É comprovado que o frio aumenta as dores, pois quando estamos com frio a temperatura do nosso corpo diminui provocando uma vasoconstrição global.

Quando isso acontece nossos músculos precisam aquecer nosso corpo.  Com isso eles se contraem e essa contração deixa os músculos mais rígidos, o que provoca o aumento das dores. No meu caso que sempre tive muitas dores musculares (e essas dores ainda persistem), então, eu sentia muito, muito mais dores quando esfriava. Então, se você também sente mais dores quando o clima muda saiba que isso não é algo psicológico das portadoras de endometriose! É pura verdade! A baixa temperatura também aumenta a rigidez mecânica do colágeno – tecido presente nas articulações -, aumentando a rigidez das articulações.

No frio temos a tendência de movimentar pouco nosso corpo, já que o deixamos mais em repouso. Essa falta de movimentação e o encolhimento do corpo – movimento de curvatura da coluna que fazemos quando estamos com frio – aumenta a rigidez e as dores. Quando estamos em movimento nosso corpo produz o líquido sinovial – responsável pela lubrificação das articulações. 

Por isso é muito importante manter nosso corpo aquecido, e não é só se agasalhando não. A prática de atividades físicas ajuda e muito no aquecimento global do nosso corpo. A falta de alongamento dos músculos também pode provocar dores.  Por isso movimentar-se é ainda mais importante durante o outono e o inverno. E é justo nesta época que dá aquela preguiça, não é mesmo! Então, agora que você sabe disso simbora mexer o esqueleto para diminuir as cólicas e as dores no corpo.  Era só o meu pé ficar frio que minhas cólicas aumentavam. Isso com você também? Beijo carinhoso!

7 comentários:

  1. Ahhhh estava sem dores, foi só chegar o frio que tive um escape e uma dorzinha importuna... Que coisa... E aqui no sul o frio judia ainda mais... ;/ HAJA MEIAS, COBERTORES E CASACOS... Oro para que esses instrumentos para nos aquecer, chegue a quem não os tinha também. Vamos enfrentar a DOR E O FRIO ;x aiiii :p

    ResponderExcluir
  2. Desde que o fiz a cirurgia há 9 meses não tinha mais sentido dores. Foi só começar o frio e parece que as dores voltaram. Estava com medo da endo ter voltado de novo, mas acho que deve ser do frio mesmo... Até a dor na lombar voltou mesmo fora do período menstrual, a mesma de antes da cirurgia... Fiquei na dúvida. Vamos ver se fazendo atividade física melhora. Obrigada pelas dicas. Bjs

    ResponderExcluir
  3. Também percebi que as dores voltaram com o frio. É não tive escape.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia! Tenho dores quase todo dia de manhã, devido o ar condicionado durante a madrugada. Na verdade as dores já começam na madrugada. Eu faço até a previsão do tempo com a dor. Mas no geral sinto mesmo mais na madrugada e de manhã cedo, independente qual estação do ano. Associo ao ar condicionado. É uma cólica no baixo ventre.

    ResponderExcluir
  5. Eu tenho endo e basta eu esquecer de me enrolar a noite que (devido a dormir com o ventilador em cima de mim e ser sensível ao frio) eu acordo com dores fortes, vomitando e diarreia. Somente quando isso acontece que eu fico assim. É normal? Vida triste de quem tem Endo.

    ResponderExcluir
  6. Eu sinto dores do Fêmur na época de Frio, devido uma protese

    ResponderExcluir