domingo, 9 de fevereiro de 2014

MARCHA MUNDIAL: ENDOMETRIOSE - A DOENÇA SEMELHANTE AO CÂNCER QUE VOCÊ PRECISA CONHECER!



Já estamos na reta final da Marcha Mundial para a Endometriose - a Milhões de Mulheres Marchando contra a Endometriose - uma marcha pacífica marcada para o dia 13 de março com o objetivo de reunir o máximo de pessoas num mesmo local para levar a doença ao conhecimento da sociedade, para pedir aos nossos governantes atenção que merecemos ter, já que somos cidadãos e seres humanos. Está chegando o dia de acabar com nosso silêncio. Está chegando o dia que iremos nos unir para mostrar que a endometriose, infelizmente, é uma doença séria, mais comum que se pensava e bem parecida de certa forma com o câncer. É o que diz o primeiro flyer americano. Segue abaixo a tradução, já que recebi-o em inglês. Como ele está em PDF não deu para anexá-lo aqui. 

No dia 13 de março, mais de 53 países sairão às ruas no mundo todo com um único objetivo: conscientizar a sociedade que a doença existe e que ela precisa ser tratada com seriedade, que precisamos de mais médicos capacitados a tratar a doença, pois só assim as mulheres afetadas por ela poderá ter o diagnóstico precoce, e que precisamos que nossos governantes tratem a doença com mais atenção, que eles passem a levar a endometriose com seriedade que a doença, em especial, as portadoras merecem ter, e que os governantes reconheçam a doença como uma doença social e de saúde pública. No Brasil vamos marchara também para além de ter a doença reconhecida como social, para que haja tratamento especializado pelo Sistema Único de Saúde, o SUS, em pelo menos todas as capitais do país. Se o seu estado não está listado abaixo, entre em contato comigo. Convido a todos  a se vestirem de amarelo e marchar conosco.  Acesse o nosso evento público no facebook: https://www.facebook.com/events/605149429557490/?fref=ts e peço a todos que troquem suas fotos de capa, que coloquem o logo da marcha acima para podermos divulgar ainda mais o nosso evneto. Beijo carinhoso! Caroline Salazar

Tradução: Alexandre Vaz
Edição: Caroline Salazar

Endometriose: A doença semelhante ao câncer que você precisa conhecer

Quer fazer a diferença em aproximadamente 176 milhões de vidas? Então junte-se a nós para a primeira Marcha Mundial -  Million Women March for Endometriosis – Milhões de Mulheres Marchando contra a Endometriose, marcada para ocorrer em mais de 53 países no mundo inteiro, incluindo Washington D.C., em 13 de Março de 2014.

Apesar de não ser muito falada na mídia, a endometriose é surpreendentemente comum. Pelo menos uma em cada 10 mulheres e moças tem endometriose. A doença afeta geralmente as mulheres em idade reprodutiva fazendo-as sofrer com dor incapacitante em plena flor da idade, e fazendo-as perder os melhores anos de sua vida. Apesar disso, geralmente elas recebem cuidados médicos lamentavelmente inadequados o que tornam o diagnóstico bem demorando: de 6 a 10 anos. Este diagnóstico tardio se deve principalmente porque a dor causada pela endometriose foi aceita simplesmente como normal durante séculos.

Pré-adolescentes e adolescentes são especialmente mais suscetíveis a terem diagnóstico errado. Poderá já ter escutado que a endometriose pode destruir o útero, ovários e trompas. Mas sabia que:

·        Partilha muitas semelhanças com câncer não-fatal?
·        Pode ter metástase como um câncer e a doença pode atingir qualquer órgão e parte do corpo?
·        Pode causar dano irreversível a qualquer órgão ou estrutura tais como: pulmões, fígado, coração, olhos, rins, cérebro, bexiga, intestino, diafragma,  nervos e músculos?  
·       É essa a razão pela qual estamos marchando – para mudar essa maré de desinformação que perdura há séculos – e fazer com que o mundo veja a endometriose como uma doença séria, com consequências graves para a saúde se não for tratada.
·     Junte-se a nós para acabar com esse silêncio sobre a endometriose e ajudar milhões de mulheres a terem os cuidados necessários e cura. Precisamos de sua ajuda antes que seja tarde demais.

·        Para saber como se engajar em seu estado, contate a delegada do seu estado nos emails abaixo. Segue também os pontos de concentração da marcha e horário nos locais que já foram definidos.

Brasília - DF: Gramado Central, em frente à Catedral Metropolitana - 9h
Coordenadora: Michele - endo.brasiliadf@gmail.com 

São Paulo - SP: Vão Livre do MASP - 9h
Coordenadora: Tatiana - endo.saopaulo@gmail.com 

Rio de Janeiro - a confirmar

São Luis - MA: local a confirmar 
Coordenadora: Marxlena - lenatop@msn.com 

Salvador: local a confirmar
Coordenador: Mayra - endo.bahia7@gmail.com 

Porto Alegre - RS: em frente ao Hospital Fêmina - 9h
Coordenadora: Giselle - endomarcha.rs@gmail.com 

Vitória - ES: em frente ao Shopping Vitória, no semáforo - 18h30
Coordenação: Endometriose Brasil - endo.espiritosanto@gmail.com 
https://www.facebook.com/events/648597558520335/?fref=ts 

Curitiba - PR: Boca Maldita - 9h
Coordenadora: Luciane - endo.parana@gmail.com 

Cuiabá - MT: local a confirmar 
Coordenação: Alle - endo.matogrosso@gmail.com 

Campo Grande - MS: local a confirmar 
Coordenadora: Cris - endo.matogrossodosul@gmail.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário