quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

COM A PALAVRA, O ESPECIALISTA DOUTOR HÉLIO SATO!!

Na primeira “Com a Palavra, o Especialista” de 2013, o doutor Hélio Sato responde as dúvidas das leitoras Terezinha Cunha e Flávia Carvalho. Hoje ele vai falar sobre o uso concomitante de dois tratamentos à base de progesterona, o Mirena e o Allurene. Usar os dois ao mesmo tempo faz mal? A outra dúvida é sobre esta enigmática doença chamada endometriose. Quer participar desta coluna? Deixe sua dúvida aqui com nome, sobrenome e o nome da cidade e o estado onde vive. Para quem não quiser se identificar, deixe apenas as iniciais de seu nome. Esta é a ideia da coluna e o A Endometriose e Eu se orgulha de ser o primeiro blog do mundo a contar com os esclarecimentos de um especialista. Agradeço ao doutor Hélio pela disponibilidade, atenção e, principalmente, os 5 meses de parceria com o blog.

Ah, e já, já será o dia da premiação do Top Blog Brasil 2012. Dia 26 de janeiro está chegando e teremos convidadas especiais... ai, ai, ai... E aproveito para agradecer a todos pelos 320 mil acessos do blog. Agradeço a todos pelo carinho, pois quando o idealizei, em 2010, jamais imaginara que alguém iria ler e, muito menos, que ele iria se tornar o blog mais lido do mundo sobre endometriose. Nossa, isso parece um sonho!!!! E este mérito é de todos vocês e não meu. Dentro de instantes o ultrapassaremos a marca dos 320 mil acessos. Um recorde histórico para um blog que refere a uma doença tão enigmática e desconhecida da população. Por isso agradeço a todos pelo carinho e divido esta grande emoção com vocês. E, logo, logo, iremos celebrar a marca dos 600 seguidores. Faltam apenas 7! Jamais imaginei que Na primeira “Com a Palavra, o Especialista” de 2013, o doutor Hélio Sato responde as dúvidas das leitoras Terezinha Cunha e Flávia Carvalho. Hoje ele vai falar sobre o uso concomitante de dois tratamentos à base de progesterona, o Mirena e o Allurene. Usar os dois ao mesmo tempo faz mal? A outra dúvida é sobre esta enigmática doença chamada endometriose. Quer participar desta coluna? Deixe sua dúvida aqui com nome, sobrenome e o nome da cidade e o estado onde vive. Para quem não quiser se identificar, deixe apenas as iniciais de seu nome. Esta é a ideia da coluna e o A Endometriose e Eu se orgulha de ser o primeiro blog do mundo a contar com os esclarecimentos de um especialista. 


Ah, e já, já será o dia da premiação do Top Blog Brasil 2012. Dia 26 de janeiro está chegando e teremos convidadas especiais... ai, ai, ai... E aproveito para agradecer a todos pelos 320 mil acessos do blog. Agradeço a todos pelo carinho, pois quando o idealizei, em 2010, jamais imaginara que alguém iria ler e, muito menos, que ele iria se tornar o blog mais lido do mundo sobre endometriose. Nossa, isso parece um sonho!!!! E este mérito é de todos vocês e não meu. Dentro de instantes o ultrapassaremos a marca dos 320 mil acessos. Já estamos com quase 2 mil acessos diários!!!! Um recorde histórico para um blog que refere a uma doença tão enigmática e desconhecida da população. Por isso agradeço a todos pelo carinho e divido esta grande emoção com vocês. E, logo, logo, iremos celebrar a marca dos 600 seguidores. Faltam apenas 7! Jamais imaginei que isso seria possível. E meu agradecimento especial vai para aquele que me guia, meu grande mestre, nosso Pai Deus por tudo e por saber que somente Ele vê tudo perfeitamente que acontece aqui na Terra. Se o A Endometriose e Eu está onde está, com certeza tem as mãos abençoadas do nosso Pai. Beijos com carinho!!!


1 - Tenho o DIU de progesterona há três anos e comecei a usar o Allurene há dois meses. Usar estes dois medicamentos pode ser perigoso à minha saúde? Terezinha Cunha, Sobral, Ceará


Doutor Hélio Sato: Não é perigoso o uso concomitante, mas não é uma associação comumente utilizada, pois, ambas as medicações vão agir de modo semelhante no tratamento da endometriose pélvica. Porém, existem exceções que, teoricamente, poderia ser associada, como por exemplo, em endometriose no diafragma ou em regiões mais alta, porém, é uma alternativa de exceção, assim, a eficácia e os efeitos colaterais devem ser reavaliados frequentemente. 


2 - Não consigo entender a endometriose. Em dezembro de 2011 fiz uma cirurgia que levou 8 horas para retirar os focos dos ovários, útero, intestino. Segui tratamento com Zoladex 10,8 e pensei que resolveria meus problemas. Quero saber por que os focos voltam tão rapidamente? Flavia Carvalho


Doutor Hélio Sato:
  Antes de responder estas perguntas precisaríamos entender melhor os fatos e as peculiaridades da vida da paciente, dentre eles, destacam-se a idade, o desejo reprodutivo, as expectativas em relação aos resultados da cirurgia, as queixas anteriores à cirurgia, a qualidade de vida, onde estavam os implantes de endometriose, os detalhes do procedimento cirúrgicos e muitos outros. Portanto, responderei de modo genérico. A endometriose é uma doença com sintomas variadas tanto na sua expressão clínica quanto na sua intensidade e impacto na vida da paciente, assim, o entendimento das particularidades da endometriose de determinada mulher assim como as características individuais devem ser amplamente avaliadas para a escolha do melhor opção. A reavaliação da paciente deve ser rotineira e, deste modo, a persistência ou surgimento de novos sintomas devem ser estudados e tratados o mais rápido possível. Assim, nesta situação descrita, eu sugiro a reavaliação.


Em termos de fluxograma do tratamento da endometriose, retiro um slide de uma apresentação:





Sobre o doutor Hélio Sato:

Ginecologista e obstetra, Hélio Sato é especializado e em endometriose e em laparoscopia. Ele tem graduação em Medicina, Residência Médica, Preceptoria, Mestrado e Doutorado em Ginecologia pela Universidade Federal de São Paulo. É pesquisador principal de projeto regular da FAPESP.

Hélio Sato tem certificado em Laparoscopia pela Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e de Obstetrícia. É membro da AAGL (“American Society of Gynecology Laparoscopy”) e é membro associado da clinica GERA de reprodução humana. (Acesse o currículo Lattes do doutor Hélio Sato).

25 comentários:

  1. Caroline,bom dia! vc sabe dizer se o Dr Hélio atende em algum hosp ou fac publico/a?!SOU DE SÃO PAULO. MUITO OBRIGADA. CACAU

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cacau!
      Tudo bem?
      Para informações sobre onde o Dr. Hélio Sato atende, por favor, envie um e-mail para carolinesalazar7@gmail.com

      Beijos, com carinho
      Hosana Santana

      Excluir
  2. Respostas
    1. Oi Patricia!
      Tudo bem?
      Como sempre o Dr. Hélio muito esclarecedor.

      Beijos, com carinho
      Hosana Santana

      Excluir
  3. Eu gostaria de saber por que as fezes ficam moles? Pode ser uma reação ao tipo de medicamento? Grata pela atenção!
    V.S.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi V.S!
      Tudo bem?
      De qual cidade e estado você é? A Caroline precisa dessas informações. Sua pergunta será enviada ao Dr. Hélio após essas informações serem respondidas.

      Aguardamos respostas.

      Beijos, com carinho
      Hosana Santana

      Excluir
    2. Ok! Obrigada pelas informações!
      Breve sua pergunta será respondida, será em um novo post. Fique atenta!

      Beijos, com carinho
      Hosana Santana

      Excluir
  4. OI MEU NOME É CRISTIANA E ONTEM DESCOBRI QUE TENHO ADENOMIOSE E TÔ CONFUSA É A MESMA COISA QUE ENDOMETRIOSE OU NÃO ? A DRA ME RECEITO ALLURENE PARA TOMAR POR QUATRO MESES E DEPOIS REPETI O EXAME .POR FAVOR ME AJUDA NAS MINHAS DUVIDAS .DESDE JÁ OBRIGADA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cris!
      Tudo bem?
      Sim, adenomiose é apenas o nome dado quando a endo está dentro do útero.

      Obs: Mesmo assim vou encaminhar sua dúvida para Caroline enviar ao Dr. Hélio para que ele esclarece sua dúvida de forma mais completa. Por favor, de qual cidade e estado você é? Se possível deixe seu nome e sobrenome, caso queira, pode ser só as inicias.

      Beijos, com carinho
      Hosana Santana

      Excluir
    2. OI HOSANA EU SOU DE MARÍLIA SP E MEU NOME É CRISTIANA R LIRA TEIXEIRA . VOU ESPERAR OS ESCLARECIMENTOS MAIS DESDE DE JÁ MUITO OBRIGADA .BJOS CRISTIANA.

      Excluir
    3. Oi Cristiana!
      Obrigada pelos dados!
      Sua resposta será postada em um novo post, na seção Dr. Hélio Sato na parte superior do blog, não sei o dia, pois quem posta os textos é a Caroline e também tem uma fila de espera nas perguntas que o Dr. Hélio responde, mas fique atenta ao blog que em breve será postado.

      Beijos, com carinho
      Hosana Santana

      Excluir
  5. Bom dia,
    Descobri que estou com endometriose, meu exame de ultrasson trasvaginal e o exame de sangue CA 125 alterado em 82,0, acusaram alterações e cistos de paredes finas e conteudo hipoecogenico medindo 3,0x2,1 ovario direito e 2,1x1,0 ovario esquerdo.Resumindo: Placas hipoecogênicas entre as tubas uterinas e corpo uterino que podem corresponder a placas endometrioticas. Cistos com próvavel conteudo hemático bilateral e aumento volumétrico e alteração difusa da ecotextura do uterina.

    Bom ela me disse que estou com endometriose e me pediu uma ressonancia magnetica pelve com contraste.
    E que posso continuar o tratamento com elaine 28 um anticoncepcional de 28 comprimidos, durante seis meses e esperar pra ver se tem reultados.
    A minha questão é se o rémedio Elaine 28 realmente vai me ajudar, pq esperar seis meses e depois nao ter resultado e o probelma alastrao ai so Deus sabe o q será de mim.
    Ele me ajudou nas dores das colicas, sinto bem pouco agora, pois eram terrivéis parecia que eu ia morrer...
    Enfim por favor me ajudem, acho que estou no começo e que ainda há possibilidades de reverter o caso eu acho.
    Me ajudem Porfavor.
    att V.M.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi V.M!
      Tudo bem?
      Pode reduzir os focos, por isso os médicos tentam em alguns casos tratar com medicamento. Não tem como reverter, endometriose não tem cura, apenas tratamento.

      Obs: Mesmo assim vou encaminhar sua dúvida para Caroline enviar ao Dr. Hélio para que ele esclarece sua dúvida do por quê tratar com medicações de forma mais detalhada. Por favor, de qual cidade e estado você é?

      Beijos, com carinho
      Hosana Santana

      Excluir
    2. Oi Hosana,
      Nossa que bom que me responderam, fiquei super feliz.....então sou de são paulo itapevi.
      Esqueci de detalhar que eu queria engravidar e acho que deve ser por isso que a médica me passou o elaine 28.
      Fiz a Ressonancia e deu endo profunda. Mas ela optou em continuar com o tratamento.Isso é normal?
      Pois conversei com várias mulheres que teve endo profunda e operaram logo após a descoberta.

      Amanhã tenho consulta e vou ver com ela o que é´possivél. E trocar o remédio pois acho que não tá mais fazendo efeito pois estou menstruando de pouquinho no decorrer do dia....
      bjos, Hosana Santana
      tô no aguardo....

      Excluir
  6. Que Deus ilumine sempre vcs pelo que fazem por nós endo mulheres.bjsss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Teka!
      Você está bem, meu anjo? Espero que sim.
      Tenha fé que tudo ainda vai mudar em sua vida. Precisamos de você bem, não esqueça disso!

      Beijos, com carinho
      Hosana Santana

      Excluir
  7. Descobrir que tenha endometriose, com 26 anos, agora estou com 50 anos. e a doença voltou,com muita dor, e com sangramento no intestino, estou muito triste, estou fazendo exames, Tomografia CP. Pelve com contraste,Us transvaginal,e vou fazer uma colonoscopia devido o sangramento no intestino no período Mestrual muita colica , tenho vômitos mal estar estou entrando na Menopausa , eu gostaria de saber se estes exames são corretos ??? Meu nome e Maria Sandra, moro no Rio de Janeiro, Doutor qual sera o meu tratamento estou apavorada de saber que esta doença voltou depois de operada tantos anos.Sou grata dez de já

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria Sandra!
      Tudo bem?
      Para detectar um possível foco de endometriose falta os exames de ressonância magnética e CA 125.
      Por questão de ética não são respondidas perguntas pessoais onde interfira na conduta clínica de outros profissionais. A sugestão é que procure o seu médico para o esclarecimento desse tipo de dúvida, o melhor tipo de tratamento só pode ser passado a você por seu médico, pois ele acompanha você e tem seus exames em mãos. Na dúvida procure outro médico para uma segunda opinião. Infelizmente o Dr. Hélio não poderá ajudar você por aqui, mas caso seja de SP e queira passar em consulta com ele, entre em contato com a Caroline através do e-mail carolinesalazar7@gmail.com e solicite a ela os contatos do Dr. Hélio Sato.

      Grata pela compreensão!

      Beijos, com carinho
      Hosana Santana

      Excluir
  8. MUITO OBRIGADO, Carol por responder, estou com consulta marcada para dia 28, desse mês, vou falar com a doutora desses exames,Eu moro no Rio de Janeiro. Bjinhos

    ResponderExcluir
  9. Bom dia tenho 31 anos e tenho endometriosi a tres anos ,fiz tratamento com depra-provera 2anos, e fiquei um ano sem usar remedio algum so com acido folico, gostaria de fazer uma pergunta:quero engravidar e nao tenho nenhum filho ainda , uma trompa esta obstruida e uso perlutam é injetavel,moro em mato grosso fico aguardando resposta,obrigado pela sua atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi anônima!
      Tudo bem?
      Não entendi. Qual seria a pergunta?

      Beijos, com carinho
      Hosana Santana

      Excluir
  10. Olá, Descobri que tinha endometriose através de um exame chamado histerossalpingografia para verificar um útero bicorno, já estava assustada com o fato do útero bicorno e como apareceu a endometriose pensei que não poderia engravidar, para ajudar tenho ovário policístico, da descoberta da endo e do útero passaram-se dois meses até a realização da videolaparoscopia e a histeroscopia, fiz os procedimentos com um médico especialista, e um mês após a cirurgia voltei com minha médica, ela me indicou a engravidar e queria me inciar a fundação de Santo André para realizar a FIV, mais como nos pegou de calça curta e para nós não era o momento, ela passou o Allurene para utilização, minhas duvidas são as seguintes: Qual o tempo máximo para utilização do Allurene?
    Quanto tempo de pausa para iniciar o novo tratamento com o Allurene? na pausa do Allurene, qual tratamento para a endo não voltar com mais força?? desculpe tantas perguntas, pois no momento estou sem médico, pois minha médica não atende mais meu convênio, e estou tentando achar outro médico que entenda de endometriose aqui no ABC Paulista.
    Ah tenho 27 anos, moro em São Caetano do Sul e tenho o desejo de engravidar até o fim do ano!obrigada!

    ResponderExcluir
  11. Tenho endometriose.ja fiz uma video, retirei os focos.mas depois de 3 anos ela voltou. Agora estou com focos no intestino de 0,9cm e no útero sacro direito e esquerdo, é necessária uma intervenção cirúrgica. Obrigado.

    ResponderExcluir
  12. Bom dia.
    Há 8 anos descobrir que tenho Ultero Bicorno, e apesar de todo sofrimento, e sangramento, minha gestação e parto foi um sucesso.
    Ocorre que engravidei novamente e sofri abortos.
    A medica do Hospital que presenciou o aborto, e realizou a curetagem, disse que o bebe estava do lador menor do últero, logo o aborto era inevitavel.
    Gostaria de saber oque fazer nesse caso, pois sonho em ser mae novamente, porém estou tendo dificuldades para engravidar, e quando consigo, não consigo passar da 8ª semana.
    O Dr helio realiza cirurgia de correção em ultero bicorno?
    Fico no aguardo...

    ResponderExcluir