quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

HISTERECTOMIA: POR QUE RETIRAR O ÚTERO NÃO É A CURA DA ENDOMETRIOSE?

Já faz um tempão que quero escrever sobre isso. E agora não dá para esperar mais. Ando com o coração dilacerado por ver tantas coisas erradas sendo feitas e não poder fazer muito mais, além daquilo que está ao meu alcance. Ando assustada com estes seres humanos que se dizem médicos no Brasil. Bom, fazer uma faculdade de medicina é fácil, já que a cada esquina tem uma e, para fazê-la, basta ter dinheiro para pagar. Agora, fazer “a faculdade”, é difícil, pois é beem mais difícil de passar no vestibular. Depois fazer pós, mestrado e doutorado... Sim, qualquer pessoa de qualquer profissão que fizer um doutorado usa a nomenclatura de “doutor” antes do nome. Em seguida dedicar sua vida aos estudos, estudar muito, entender e esmiuçar a fundo a especialidade escolhida, não é para qualquer um. Estou espantada, porque milhares de mulheres e de meninas estão operando a torto e a direito e, muitas vezes, perdendo parte de seus órgãos reprodutores, como se isso fosse livrá-las da endometriose. Principalmente, perdendo seus úteros e, assim, tirando o sonho alimentado por muitas dessas mulheres, o da maternidade. Isso é uma mutilação!! Quem disse que o útero causa endometriose? E quem disse que ao retirá-lo, a mulher ficará livre da endometriose? Quem alimenta a doença não é o útero, mas sim os ovários. São eles que injetam hormônios em nosso corpo. Então, retirar este órgão não é jamais à cura para a endo.

Sabe o que me preocupa mais? As cirurgias realizadas num curto espaço. Por exemplo, o meu caso. Eu sou toda cheia de aderências por conta de duas cirurgias erradas que fiz no passado, a de apêndice, aos 13 anos, e a de cisto de ovário, uma laparotomia (a aberta, tipo cesárea) aos 15 anos. Todas já eram a endo, mas só recebi o diagnóstico aos 31, em março de 2009. Primeiro tentei controlar minhas terríveis dores com remédios. O que é correto para quem vai a um especialista que sabe tratar a doença. Nesta época estava na Unifesp, mas comecei o tratamento com Gestinol 28, com meu antigo gineco, que adoro, e que não é especialista em endo, mas um médico mais velho e muito inteligente. Lembro-me bem dele falar: “vamos ver se suas dores melhoram o anticoncepcional contínuo primeiro.” Não entendi direito porque não iria me operar, mas obedeci. As dores não melhoraram mesmo sem menstruar. Em outubro, fui indicada por uma amiga no ambulatório de endometriose e algia pélvica da Unifesp. Afinal, era preciso continuar meu tratamento com quem entendia do assunto. Mesmo com o AC contínuo, minhas dores não melhoraram, mas mesmo assim o dr. Rodrigo pediu para continuar com o Gestinol até fevereiro de 2010. Se as dores não melhorassem, o próximo passo seria entrar em menopausa induzida com o Zoladex 10,8. “E a cirurgia, meu Deus!”, perguntava.

Confesso que fiquei desapontada, pois pensei que assim que chegasse ao ambulatório já seria operada. Na época, ainda me encontrava numa depressão profunda onde só queria morrer. A endo e minha chegada a Unifesp ensinaram-me coisas preciosas, dentre elas: aprender a esperar e a ter paciência. Eu continuava com muita dor. Mas era necessário ter a sabedoria de saber esperar o tempo certo. Lembro-me do meu primeiro dia lá, quando perguntei: “Eu não vou operar.” “A cirurgia Caroline é o terceiro e último passo do tratamento, primeiro temos de tentar os medicamentosos”, disse o dr. Eduardo Schor. Fiquei triste, mas se ele é o especialista porque não iria obedecer? Foi preciso esperar quase um ano e meio do diagnótico para a minha primeira videolaparoscopia, em julho de 2010, já com o dr. Hélio Sato. Minha segunda foi em junho de 2012. Um intervalo de dois anos! Eu tenho muitas aderências entre os órgãos (por conta das duas cirurgias erradas antigas!) e isso não há remédio que tire somente a mão certeira de quem realmente sabe fazer uma laparoscopia.

Por isso optei pelo DIU de plástico, oMirena, para tentar o controle dos focos e das aderências, pois sei que as cirurgias recorrentes só piora nossa condição, já que a procedimento, sempre terá uma nova surpresa. Quanto mais cirurgia, mais aderências, já que elas se formam na própria cicatrização. Nesta minha última, minha trompa esquerda ficou meio infértil, mas nada que me preocupasse ou que vá tirar minha felicidade, pois sei que terei um filho e que isso acontece no tempo de Deus e não no meu. Meu alerta é: cuidado com as cirurgias recorrentes em tão pouco tempo. Vejo meninas operando a cada um mês e meio, dois.... Vai chegar uma hora que os órgãos irão grudar de um jeito que vão virar uma massa só, não dando para diferenciá-los. Existem vários tipos de histerectomias. Por isso é importante ter acesso ao currículo lattes do médico, para saber quais especializações ele tem. Para explicar um pouco mais sobre os tipos de histerectomia, convidei o doutor Hélio Sato, o ginecologista, obstetra e especialista em endometriose em laparoscopia e colaborador do A Endometriose e Eu. Beijos com carinho!!

1. Histerectomia Subtotal - quando é preservado o colo uterino
2. Histerectomia Total - Quando é retirado o corpo e o colo uterino
3. Histerectomia com salpingectomia unilateral e bilateral - Quando é retirado e a(s) tuba(s)
4. Histerectomia com salpingooforectomia unilateral e bilateral - Quando é retirado o útero e a(s) tuba(s) e o(s) ovário(s)
5. Colpectomia parcial - Quando é retirado parte da vagina, habitualmente, a parte superior.

A histerectomia é uma alternativa boa para tratamento de endometriose quando a paciente não pretende mais ter filho(s) e tem idade avançada e cujas possibilidades de gravidez natural é remota. E, nesta situação, habitualmente, devem ser retirados os ovários para melhor sucesso no tratamento da endometriose. Porém, cada paciente deve ser avaliada caso a caso, pois, mesmo, a paciente com reserva ovariana muito baixa, existe a opção da fertilização com óvulos próprios ou doados.

E, talvez, futuramente, até por óvulos originados de células troncos que não provieram dos ovários. Desta forma, atualmente, a histerectomia deve ser muito bem discutida antes de ser optada. E, para a cura da endometriose, via de regra, basta, a histerectomia total + salpingooforectomia bilateral + remoção dos implantes profundos, se for na vagina, intestino, apêndice, parede abdominal, etc...

76 comentários:

  1. Para ser sincera eu não me arrependo de ter feito a histerectomia pq eu sofria demais e não sei se suportaria esperar um tratamento e o meu não era só a adenomiose,tinha tbm os miomas e propensão a formação de polipos que me faziam ter dores terriveis tbm,mas eles tinha que fazer a total mais não fizeram e como vc eu tbm estava doida para operar novamente,mas lendo tudo que vc posta no blog vi que é um erro quere sair arrancando tudo dentro de mim,graças a Deus que encontrei seu blog.bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. boa noite, em julho faz 1ano que retirei o utero e as trompas devido a adenomiose e suspeita de endometriose.achei que nunca mais fosse sentir dor mas,continuo com as dores e um fluxo muito pequeno mas sangro ainda.estou com 38 anos e achei que a cirurgia fosse resolver meus problemas,mas continuo com dores,colicas ,contraçao sensaçao de barriga inchada,horrivel vou consultar dia 13 e fazer uma endo com especialista em endometriose.estao suspeitando de aderencia.Nao sei se operando vai resolver,sendo que a aderencia volta

      Excluir
  2. ana paula baldo da silva25 de janeiro de 2013 04:31

    bom dia,estou com minha segunda crurgia marcada para 28/02/2013 sendo que fiz a um ano atras.estou com polipo e miomas.engravidei em junho mas tive um aborto retido em 31/08/2012.mas agora fiquei com medo o que faço?
    fazer ou nao a cirurgia?
    obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ana Paula. Como foi sua cirurgia? O importante é você ser acompanhada por um bom especialista, quando falo "bom" é para ser acompanhada por quem realmente entende da doença e da mulher que tem a doença. Se precisar de ajuda com médico, tanto por convênio quanto pelo SUS, em São Paulo, entre em contato pelo email: carolinesalazar7@gmail.com Beijo carinhoso! Caroline Salazar

      Excluir
  3. Olá,eu fiz histerectomia total, tinha adenomiose e confesso que foi um grande alívio. já não conseguia caminhar direito, me alimentar bem de tantas dores. Já tive dores após a cirurgia, mas antes era bem pior. Não tenho filhos, mas se tivesse nem daria conta de cuidar muito bem deles pelas dores que tinha. Mas cada mulher deve refletir bem sobre esta decisão, conversar com bons médicos que lhes deem outras alternativas de tratamento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Giuli..vc só tinha adenomiose? O meu caso está bem parecido, pelo q entendi, ele, o médico fez uma abordagem no meu útero e na parte posterior a ele e nada foi constatado nos ovários!! Preciso decidir..tá difícil!
      Marcia Martins
      martinmarci@gmail.com

      Excluir
    2. Olá Giuli! Obrigada por seu depoimento. Você está correta ao dizer que cada mulher precisa refletir e pensar bem sobre uma decisão como esta. O importante é estar sempre em acompanhamento e saber que a retirada do útero não é a cura para a endometriose. Espero que você esteja bem! Beijo carinhoso! Caroline Salazar

      Excluir
  4. Olá minha querida, obrigada por me responder através de mensagem do face! Sou a pessoa q perdeu a mãezinha por conta de um câncer de ovário há 5 meses e depois q ela faleceu começou a sentir dores e através de videolaparoscopia descobriu uma endometriose com foco na região posterior ao útero e uma adenomiose ( útero ). Hj após 45 dias de cirurgia no meu segundo retorno ao médido..um especialista em endo aqui do ABC, um anjooooo recebi "alta" mas reclamei de algumas dores q ainda sinto, q são parecidas qdo estamos com gases..ele me deu três alternativas: retirada do útero ( mesmo ele achando q sou nova pra isso, embroa já tenha 2 filhas adolescentes e ñ querer mais filhos..), voltar a usar o dIU Mirena ( q fiquei em dúvida pq se ele ñ me poupou de ter a endometriose, mas o médico disse q se eu ñ o usassse talvez teria sido pior..), e a retirada do útero e ovários por conta do quadro da minha mãe> Ressalto q OS OVÁRIOS ESTÃO EM PERFEITAS CONDIÇÕES, O FOCO Q ELE VISUALIZOU FOI RETIRADO E TB UMA ABORDAGEM NO ÚTERO EMBORA ESSE JÁ ESTEJA EM ADENOMIOSE..Farei um USG endovaginal com dopller pra de uma vez por todas decidirmos o q fazer..As dores q sinto incomodam mas ñ são insuportáveis..me dói as costas e vem pra região da pelve (confundi muito com gases, e mestruei depois da cirugia e senti muita cólica, coisa q ñ sentia pq parei de menstruar há 8 anos por conta de dois DIUs q coloquei, o segundo tive q retirar na cirurgia e ñ conseguimos "salvá-lo" ) mas dor nunca é normal né??? Um bj e conto com sua opinião...obrigada.

    MARCIA MARTINS
    martinmarci@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Marcia! Como foi sua cirurgia? Volte para nos contar! Torcendo para que você esteja sem dores. Beijo carinhoso! Caroline Salazar

      Excluir
  5. Depois de muitos anos de sofrimento e cada ciclo pior que o anterior, fui ao ginecologista e descobri que era portadora de endometriose. e receitou Zoladex 10.8 durante 6 meses. Refazendo os exames foi constatado que não existia mais cistos nem endometriose. Logo em seguida me receitou Tamisa 20. tomei 3 caixas e resolvi parar por conta própria. A menstruação vem em excesso nos dois primeiros dias e sem nenhuma colica só não é regular mas sei que estou livre dessa doença.Louvo a Deus por ter me devolvido a alegria de menstruar sem cólicas.Isso não acontecia desde a 1ª menstruação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gorete, querida! Realmente é maravilhoso menstruar sem dor. É assim que estou desde o dia 1° de junho de 2012. Só é perigoso você parar o tratamento por conta própria. Recomendo que procure seu médico. Porque a endometriose ainda não tem cura, mas é possível controlá-la bem com o tratamento correto. Beijo carinhoso! Caroline Salazar

      Excluir
  6. Ola, me chamo Alessandra tenho 39anos.
    Adenomiose diagnosticada em março de 2012, tomei muitos medicamentos, tenho anemia constantemente. Faço uso do Mirena desde 03/2013 com dois meses, fiquei menos de 15 dias sem sangrar ao longo desse período, mas nao tenho cólicas.Faço uso do acido tranexamico quando o sangramento aumenta, principalmente quando há coagulos.Acredito q como venci as dores, vencerei essa menstruação. Assim q tiver total melhora escrevo novamente.abs !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alessandra, querida! Que maravilha ler que você está sem dores. Eu também fui abençoada com uma nova vida após minha segunda cirurgia perfeita (que vai fazer um ano em 1° de junho) e com a perfeita colocação desse DIU. Neste período eu fiquei uns 2 ou 3 meses sem menstruar, mas te digo uma coisa, melhor do que vencer a menstruação é menstruar sem dores. Mantenha-nos informada sobre você. Beijo carinhoso! Caroline Salazar

      Excluir
    2. Ola . Me chamo Andrea tenho 42 ano e 4 filhos lindos , fui diagnostica que tenho varios miomas, estava menstruando sem parar, durante quase dois meses ou tres já nem sei,
      fui consultar , estava apavorada, não sabia o porque de menstruar tanto , cólicas. E ele me disse que a retirada do útero, é a melhor coisa a ser feito. Estou com medo, pois li os efeitos que causam a retirada deste. Estou mais apavorada do que estava com a menstruação.

      Excluir
    3. Olá, Anônima, como vai?
      É preciso saber se você tem apenas miomas ou endometriose também. Nas minhas duas cirurgias foram retiradas vários miomas em meu útero. Não fica desesperada, na dúvida procure outra opinião. Porque se for endo, que produz o estrgênio são os ovários e não o útero. Beijo carinhoso! Caroline Salazar

      Excluir
  7. Oi Andrea, estou na mesma situação que vc,esta semana fui ao ginecologista e ele marcou a histerectomia com preservação do colo e ovarios para julho, mas estou com muitas duvidas e medos, nao sei se estou tomando a decisao certa.

    ResponderExcluir
  8. Olá, após 2 anos indo de medico em medico agora sou paciente do Dr Hélio Sato e estou no dilema entre fazer a cirurgia e usar o DIU. Já tenho 3 filhos e 36 anos e tenho muitas dores intestinais no período menstrual e enxaqueca. Cada mês que passa sinto mais dores e estou propensa a cirurgia, porem tenho receio de engordar e ter incontinência urinaria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Anônima, como vai?
      Olha, não tenha medo não porque você está em ótimas e abençoadas mãos. Sou paciente do doutor Hélio Sato há mais de 3 anos, ele fez minhas duas videolaparoscopias e em ambas eu sempre fui muito feliz, pois sabia que iria melhorar. Na primeira, acho que se não fosse as mãos certeiras dele, eu teria morrido. Na segunda, a união dele com meu abençoado procto, o dr. Roberto Hiroshi, livrou-me das dores, as quais eu convivia há mais de 20 anos. Nesta, eu coloquei o Mirena e, desde então, tenho uma vida normal. Realmente as dores intestinais são além de horríveis, um desespero. Aconselho você a conversar com ele para que ele sugira a você qual é o mais indicado para acabar com sua dor. Uma coisa eu garanto: você está em excelentes mãos. Volta aqui para contar qual foi sua decisão. Beijo carinhoso! Caroline Salazar

      Excluir
  9. Boa tarde, me chamo Rubia e após muitos anos de puro sofrimento descobri que tenho endometriose profunda, que atingiu o intestino, um mioma ainda pequeno, hidrossalpingiteno ovário direito, endometrioma no ovário esquerod o qual já está colado no intestino , além de uma ademiose e útero de tamanho 270, meu médico irá retirar todos os focos, inclusive com ressecação do intestino e septo reto vaginal, e disse que a retirada do útero so dependia de mim( tenho 35 anos e dois filhos). Ainda em dúvidas sobre o acontece após a histerectomia....me ajude por favor!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Anônima,
      É preciso conversar abertamente com seu médico e decidir qual histerectomia você quer fazer. Sabemos que quem alimenta a endometriose são os ovários e não o útero. Retirá-lo não significa se ver livre da endo. Mas para retirar tudo é preciso pensar bem, pois é uma decisão irreversível, sem volta. Quando há a retirada dos ovários é preciso fazer reposição hormonal, como já abordamos na coluna do doutor Hélio Sato: http://aendometrioseeeu.blogspot.com.br/2013/04/mesversario-do-blog-com-palavra-o.html Boa sorte e volte aqui para nos contar sua decisão. Beijo carinhoso!! Caroline Salazar

      Excluir
  10. Fiz uma histerectomia total ( retirada do útero e colo), a 18 dias. A causa diagnosticada através de uma ressonância magnética era de adenomiose. Porém, hoje quando busquei o resultado do exame histopatológico, além da adenomiose, deu também cervicite cronica com edema. Estou um pouco apreensiva com esse resultado. Devo me preocupar?
    Estou tendo uma recuperação ótima, já não sinto quase dores, só o que me incomoda é um pequeno sangramento que não cessa.
    No aguardo de uma resposta
    Um grande abraço,
    Rosa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Rosa!
      Muito feliz em saber que sua recuperação está de vento em polpa. Olha, se você quiser posso colocar sua dúvida na coluna do doutor Hélio Sato no mês de agosto. Me diz a cidade e o estado que você mora. Você já falou com seu médico sobre este sangramento? Deixe-me saber como poderei ajudá-la mais. Beijo com carinho!! Caroline Salazar

      Excluir
    2. meu anjo,li sua postagem aki e vi q vc sta ajudando muitos..quem sabe possa me ajudar.pois fiz duas cilurgia esse ano.a ultima vai fazer 3 meses dia 28 deste mes..minha pergunta é simples,tenho dores horrivel ainda.eu tinha..adenomiose,endometriose e aderencia,tirei uteru,ovarios,prontas,desde ja agradeço.gmail salaobelezaa.com@gmail.com

      Excluir
  11. ola,Carolina me chamo jeane e tenho 27 anos há 3 anos venho passando por esse problemas de endometrite crônica e aguda,diminorreia percorreia ,cistos uterino aderidos e agora com a resonacia adenomiose .já tomei batidos remédios usei várias tomadas e devido eu ter o útero ectopio nada adiantou .agora minha medicarrsolveu caracterizar mas me disseram que não vai adiantar engordar 20 neste período.agora resolvi operar tudo tenho 1 filhote 13 anos e tive um perda de 8 meses traumatizantenao pretendo ter mas isso já tem 7 anos gostaria de saber sua opinião em respeito ao meu problema pois operou final do mês.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jeane, querida!
      Você leu direitinho o texto? Leu também o artigo dos ovários remanescentes? Se sua decisão é tirar tudo, é você quem decide, mas saiba que esta é uma alternativa sem volta. Mas para melhorar é preciso ser operada por um bom cirurgião em laparoscopia e que seja ótimo em endometriose, pois não poderá deixar nenhum vestígio dos focos. Deixe-me saber se você operou e como está? Leia o artigo dos ovários remanescenets em: http://aendometrioseeeu.blogspot.com.br/2013/07/sindrome-dos-ovarios-remanescentes.html (basta copiar e colar este link em seu navegador). Beijo carinhoso!! Caroline Salazar

      Excluir
  12. Olá me chamo Márcia tenho 37 anos e em 2006 descobri que tenho endometriose severa.Fiz duas videolaparoscopias e duas Histerossalpingografias.
    Minha 1ª gravidez aos 15 anos daí tive um aborto expontaneo,logo depois tive um filho que hoje tem 20 anos.em 2010 fiz uma inceminação artificial e nada aconteceu.O meu Gineco disse que tenho muitas aderencias no útero,trompas,intestino...
    Este mês passado 07/13,fi internada com anemia profunda,por conta de uma grave hemorragia,tomei quatro litros de sangue,e descobri um mioma.Neste caso foi resolvido: Vou fazer a Histerectomia este mês,pois as dores são teriveis e a anemia nunca sara por causa dos sangramentos excessivos.No meu caso é extremamente importante que eu faça.Depois conto como foi,se DEUS permitir! bjs a todas

    https://www.facebook.com/marcia.taya

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcia, querida,
      Você leu direitinho o texto? Leu também o artigo dos ovários remanescentes? Se sua decisão é tirar tudo, é você quem decide, mas saiba que esta é uma alternativa sem volta. Mas para melhorar é preciso ser operada por um bom cirurgião em laparoscopia e que seja ótimo em endometriose, pois não poderá deixar nenhum vestígio dos focos. Deixe-me saber se você operou e como está? Leia o artigo dos ovários remanescenets em: http://aendometrioseeeu.blogspot.com.br/2013/07/sindrome-dos-ovarios-remanescentes.html (basta copiar e colar este link em seu navegador). oa sorte e volte aqui para contar como está. Beijo carinhoso!! Caroline Salazar

      Excluir
    2. Sim Caroline,fiz a cirurgia dia 29/08.Estou no 6° dia de recuperação,não foi possivel preservar o útero as trompas,ovários .
      o colo do útero foi preservado, por conta de muitas aderências não foi possivel remove-lo.
      Estou melhorando a cada dia,mas no primeiro dia em que cheguei em casa,eu não conseguia dormir e só chorava (uma especie de depressão) será que é normal?
      beijos!

      Excluir
    3. É normal ,vai acontecer mais vezes,é um sentimento de perda, mas vai ter que reagir,força.

      Excluir
  13. Ola....tenho 35 anos e Endometriose profunda c acometimento intestinal...utero, ovario e trompas estao colados no intestino..minhs gine me informou q o unico caminho para engravidar é a inseminaçao , nao pretendo fazer e fui encaminhada p o gastro q junto c a gine optaram pela histerectomia total....minha cirurgia esta encaminhada ma meu coracao esta apertado....Alguem ja passou por essa situaçao?????? Me ajudem???? bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Prsicila,
      Se você está insegura, sugiro que escute outra opinião, pois este procedimento é irreversível e depois se você se arrepender não poderá voltar atrás. A histerectomia depende do avanço da doença. Se eu fosse você iria ouvir outra opinião. Se precisar de ajuda meu email é carolinesalazar7@gmail.com Beijo carinhoso!! Caroline Salazar

      Excluir
  14. Ola...Tenho 45 anos,Passei por uma histerectomia vaginal ha seis meses.Mestruava muito quase todos os dias,colicas intensas, nos exames que fiz estavam miomas,Endometriose.Minha recuperação foi abençoada,estou sem anemia,minha saude e outra.Compartilho com voces que tive muito medo,mas hoje tenho nova vida.Graças a imensa begnidade de Jesus Cristo.

    ResponderExcluir
  15. Ola...Tenho 45 anos,Passei por uma histerectomia vaginal ha seis meses.Mestruava muito quase todos os dias,colicas intensas, nos exames que fiz estavam miomas,Endometriose.Minha recuperação foi abençoada,estou sem anemia,minha saude e outra.Compartilho com voces que tive muito medo,mas hoje tenho nova vida.Graças a imensa begnidade de Jesus Cristo.

    ResponderExcluir
  16. Olá tenho 35 anos e estou com vários miomas inclusive com um de 13 cm intramural... utero muito dilatado com tamanho de uma gravidez de 4 meses. Já marquei a histerectomia e estou muito anciosa para resolver esse impasse o quanto antes. Gostaria de trocar informações sobre o pós operatorio e de receber depoimentos de pessoas que passaram por essa cirurgia. Será uma cirurgia parcial sem a retirada dos ovários... por favor aguardo resposta...

    ResponderExcluir
  17. Boa tarde! Tenho 50 anos e a última ultrassonografia que fiz constatou miomatose, sinais de adenomiose, espessamento endometrial com pontos císticos. Meu útero está com o volume estimado de 484 cm3.Estava usando Estradiol para não menstruar e com pouco tempo de uso tive uma trombose venosa profunda na perna direita.Estou aguardando resultado de exames de sangue para confirmar que foi o hormônio que causou a trombose.Pretendo fazer somente a retirada do útero .Será que vai ser preciso retirar os ovários? Se retirar vai ser preciso fazer reposição hormonal? Alguém pode me esclarecer, por favor?Grata.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem todas as pessoas precisam, o que incomoda mais são os afrontamentos ,se tomar medicamento com isoflavona de soja ,vai melhorar muito.

      Excluir
  18. Olá, que bom encontrad esse blog, ando tão triste que nem sei mais o que pensar. Fui diagnosticada com endometriose ja tem mais de 1 ano, por causa da minna idade hoje com 38 anos e sem filhos minha médica que não é especialista em endo, me indicou algums médicos do meu plano par que eu opere logo, antes q a endo prejudique a possibilidade de engravidar. Ja percorri alguns médicos, o primeiro não indica que eu opere porque não sinto dor nenhuma e nesse momento não estou tentando engravidar, não porque não quero ser mãe, mas porque estou solteira. Duas primas nessa mesma epoca também foram diagnosticadas com a endo e as duas ja operam, uma sentia dor e a outra porque não consegue engravidar. Essa ultima me indicou seu médico e por ser o mesmo convenio fui ate ele com todos os exames.. Me examinou, viu os exames e achou melhor operar... Dai tomei minha decisão e solicitei a autorização do plano de saude, foi quando depois de um precioso tempo eles me avisam que não
    Poderei operar com esse medico. Enfim, me indicaram mais 2 médicos comecei tudo de novo, um deles de pois de conversar muito, decidiu que pode ser melhor operar, o outro não aconselha porque não sinto dores e nem estou tentando engravidar. Tenho vários focos da endo, assim como mostra a Ressonância, porem não sinto nada de dor... Mas como fica minha cabeça, opero, não opero... Me judem??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii, Barbara, opera querida vc vai se livrar disso e talvez possa ate engravidar, olha so o fato de nao sentir dores e ate pior pq essa doença e invasiva, quando vc perceber vai estar com intestino e bexiga comprometida dai a emenda sai pior do que o soneto. Estou falando pq tenho quarenta anos e com trinta e sete a medica falou que nao precisava dai eu relaxei, voltei para fazer um exame de rotima e estava tudo aderido inclusive muito perto da bexiga e intestino. Dai ela me indicou dois medicos cariissimos e disse q nao conhecia nenhum q aceitasse plano e que eu precisava fazer a histerectomia. Foi um baque...... foi entao que eu conheci o Dr. Mauricio Athaide, ele fez minha cirurgia pelo plano.... e estou aqui tentando te ajudar espero que sirva de algo. Mas vai com fe. bjs

      Excluir
  19. olá tenho 37 anos fiz uma histerectomia a 15 dias e há 8 dias estou com sangramento leve isso é normal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É melhor ir ao médico.

      Excluir
  20. Olá me chamo Vanessa tenho 35 anos e estou com miomas, meu útero de acordo com a Gineco está equivalente a 5 meses de gravidez. Farei um histerectoria, mas preservando os ovários. Ela me indicou que aplicasse Zoladez 10.8 para que ele diminuisse e facilitasse a cirurgia. No meu caso, será que consigo ter um corte abdominal horizontal, como o de cezárea? Não gostaria de ficar com a cicatriz de uma cirurgia vertical.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aconteceu a mesma coisa comigo. O Zoladex engorda , é horrível!!!! A cicatriz é na horizontal mesmo que nem cesárea, mas o pior é o fato de não poder engravidar.

      Excluir
  21. Estou com cirurgia marcada,tenho 47 anos tem 3 filhos estou com miomas 4 o utero medindo 15,73x8,52x8,37cm volume 583,31cm cubo 25a 90 cm3, o ovario direito2,48x2,10x2,10 volume 4,92 ref 3 a 12cm 3, to tomando remedio para hemorragia e sinto muitas dores,vou operar outubro.

    ResponderExcluir
  22. Boa sorte,coragem.

    ResponderExcluir
  23. boa tarde ,,meu nome é Rita, ano passado 2012 fui operada as pressas pq estava com dor na barriga e sangrando, me disseram que era um cisto hemorragico, tiraram minha trompa , depois da operação nunca mais tive paz, sempre com dores, dezenas de e xames e medicos diferentes, pq nenhum qria dar continuidade, ate q conheci um medico q me mandou fazer uma ressonancia magnetica, resumindo , hoje tenho endometriose profunda , liquido na trompa e endometriose intestinal , estao fazendo inumeros exames comigo antes da operação onde vao tirar meu utero , minha trompa , meus ovarios e fazer uma secagem no intestino, antes meu medo era a cirurgia, ja q tudo veio apos uma mal sucedida, hoje tenho medo pq sei q a sequela se Deus me livre houver , é vazamento de fezes pela vagina, preciso muito q alguem q ja tenha feito esta cirurgia fale comigo ,,eu estou sem chao com as dores e o medo,,obrigada. meu email é rafine007@hotmail.com

    ResponderExcluir
  24. Olá estou com uma dúvida, há dois anos fiz uma histerectomia parcial, meu colo do útero, as trompas e os ovários foram preservados, porém passado dois anos tenho sentido cólica e tem sangrado como seu eu menstruasse, um filete de sangue, um sangue aguado e também na relação sexual tem sangrado um pouco o que poderá ser? Estou preocupada. Faço anualmente o preventivo e não acusou nada.

    ResponderExcluir
  25. Olá, tenho 27 anos e há 13 anos luto contra a endometriose. Comecei a menstruar aos 10 anos de idade e sempre foi muito tenso. Sinto dores terríveis. Já fiz 02 videolaparoscopia para tirar miomas e queimar os focos de endometriose que são profundos. Há uma semana fiz uma colonoscopia e não deu outra...meu intestino está todo comprometido, tenho muita aderência. Minha ginecologista orientou que eu me operasse o mais rápido possível histerectomia total, pois já fiz todos os tratamentos possíveis, inclusive com Zoladex e nada. Há 08 meses, fiz uma redução de estômago aí tudo piorou, pois minha imunidade baixou muito, tenho anemia. Não tenho filhos. Estou muito triste desde que soube que meu intestino estava como está. Agora mesmo, escrevendo neste blog estou com muitas dores. Eu sempre fui muito forte, mas confesso que estou abalada com a notícia. Estou com consulta marcada com o cirurgião para o dia 05.11, terça-feira. Não sei o que faça. Caso alguém que tenha feito a histerectomia e seja nova como eu pode me falar como é a nova vida? Obrigada. :)

    ResponderExcluir
  26. Ola, estava procurando base para convencer minha gineco a fazer a minha histerectomia, e encontrei sua historia.
    Tenho 26 e não pretendo ter mais filhos, menstruei aos 13 e desde então sofro de dores absurdas, já fiz diversos tratamentos e atualmente utilizo o SIU Mirena, o problema é que, mesmo com o mirena a 1 ano, continuo menstruando horrores e sentindo muita dor. Todos me dizem que histerectomia não é o melhor caminho, mas não aguento mais.
    Preciso ser uma pessoa normal!

    ResponderExcluir
  27. olá , depois de longas esperas e tentativas pra cessar sangramentos e menstruações irregulares dores nas costas e abdome , tomar injeções de anticoncepcionais.cheguei até msm implantar o mirena mas agora depois de 7 meses sem sucesso, enfim meu médico optou pela histerectomia. pelo que entendi estou com adenomiose, ja tenho 2 filhos , estou com 34 anos , mas confesso que estou assustada com isso - tenho medo da cirurgia , do pós cirurgico , aaaah to com medo !!! alguem ai q tenha feito histerectomia vaginal , pode me dar alguma dica ou relatar ao menos os pontos bons de faze-la?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alessandra deixei um depoimento mais embaixo, faz a girurgia nao se preocupe, a recuperaçao e menos dolorida do que o que vc vem passando.Fiz uma histerectomia total pelo abdomem a dois meses atras e ja estou totalmente recuperada, sem dores ou encomodo, te garanto vc vai tirar de letra. Nao tenha medo bjs

      Excluir
  28. Meninas, nao posso deixar de comentar, me chamo kallina tenho 40 anos, tenho endometriose e consegui engravidar tenho uma filha linda graças a Deus.... Mas nao e isso que quero falar, gostaria de relatar que no dia 15/10/2013 passei por uma histerectomia total nada foi salvo tive que retirar tudo. Mas tive uma recuperaçao incrivel e rapida sem dores ou incomodos. ja estou na reposiçao hormonal e nao tive nenhuma alteraçao, inclusive no diz respeito a alibido continua a mesma coisa. Gostaria tb de deixar aqui o nome do Medico que fez a minha girurgia um super profissional atende inclusive plano de saude, foi um achado... Dr Mauricio athaide. ou dica que dou meninas e movimente-se qualquer tipo de exercicio aerobico e fundamental nao percama a auto estima. Depois de dois meses ja estou correndo na areia e muito feliz espero que eu posso ajudar com o meu comentario positivo.bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OLA KALINA EU TAMBEM TENHO ENDOMETRIOSE E FIZ UMA HISTERECTOMIA A 2 ANOS FOI TIRADO O MEUS OVARIOS 1 E MEIO E AS TROMPAS MAS MEU UTERO FICOU COLADO COM MEU INTESTINO MINHA MEDICA FALOU QUE SE VOLTASSE A SENTIR DORES TERIA QUE OPERAR MAS TENHO MEDO DE ROMPER MEU INTESTINO.

      Excluir
    2. Obrigada pelo seu comentário. Também farrei a mesma cirurgia no mês que vem e estou com muito medo!!!

      Excluir
  29. Olá estou triste fiz a cirurgia de retirada do útero vai fazer um ano, porém desde então não me sinto bem, tinha miomas e agora voltei ao médico oque ainda sentia dores desconfortos e em um exame de ultrassom transvaginal foi detectado o meu ovário direito maior com hemorragias e a endometriose profunda, e uma infecção orinaria, estou tomando remédios para infecção, mas meu medico disse que melhor esperar para ver se melhoro e ainda disse que uma dor suportável todos nós temos, estou piorando, dificuldades de ir ao banheiro, estou com muito medo, não queria passar por outra cirurgia. Pó favor uma palavra de conforto, não mantenho mais relações com meu marido pq dói....devo correr para outro médico? Me ajudem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá estou com mesmo problema que vc faz 6 meses que fiz histerectomia subtotal , esto menstruando ,e com infecção urinaria horrível.

      Excluir
  30. Eu tenho 34 snos , fiz uma histerectomia subtotal,tive mtas dores depois da cirurgia e sangramentos, mas agora a coisa piorou pq estou menstruando regularmente com cólicas , e infecção urinaria frequente, o que devo fazer? Precisei retirar o útero por conta de mtos miomas e minha família é cancerosa.Confesso que estou preocupada ,pois meu médico garantiu que nem engordar eu iria e parece que até a agua me estufa. Aguém pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  31. Jamais me arrependerei de ter tirado meu útero pois além da endometriose eu tinha Dismenorreia Primaria oque fazia da minha vida um inferno,inclusive tive um tumor na parede muscular do meu útero que inesperadamente abriu me causando uma hemorragia interna e estou viva hoje por milagre ...serei eternamente grata ao medico que tirou meu útero,pois me devolveu a vida duas veses uma na cirurgia e outra quando tirou meu útero...

    ResponderExcluir
  32. Eu fiz uma histerectomia , morri naquele dia...Foi ali meu maior sonho, o de ser mãe de um filho meu, com as minhas características... :( Não sonho com adoção. Eu sofro todos os dias pois sei que nunca terei uma família de verdade. Minha vida acabou...

    ResponderExcluir
  33. Olá. Também fiz uma histerectomia a quatro meses, correu tudo bem já estou totalmente recuperada.Nao tenho filhos às vezes sinto um vazio imenso em minga alma também. Li seu depoimento, sei bem como se sente pois sinto na pele e na aa alma o mesmo sentimento. Mas quero dizer que devemos olhar para o lado positivo, quantas mulheres fizeram cirurgias e não obtiveram resultadis positivos, sentem muitas complicações e vivem adoentadas, sofrendo. Tenho certeza que Deus tem algo bem grandioso pra gente. Talvez se tivéssemos engravidado não suportariamos certas dificuldades como um filho problemático ou doente grave. Deus sabe o que é melhor pra gente e só deixa acontecer conosco aquilo que podemos suportar. Deus é maravilhoso e operará maravilhas em tua vida. Deixe esse pensamento negativo de lado e viva feliz você merece. Quantas pessoas não tiveram oportunidades, muitas morreram em sala de cirurgia. Você é mais do que vencedora e deve aproveitar sua vida no momento presente, deixar o que passou para trás. Qjdi fico triste começo a pensar no que Deus tem reservado. Pebse nisso e não se sinta morta, pelo contrário Deus está conosco.

    ResponderExcluir
  34. Boa Tarde
    Tenho 26 anos e tenho endo, faço tratamento a três porem não vejo resultados ainda sinto colicas, inchaço e muito mal estar.
    Na minha ultima consulta meu medico fez uma Colposcopia e me falou que estou com uma rapadura no útero, após isso em conversa com meu marido decidi que queria fazer a cirurgia para a retirada do útero mas ainda não conversei com meu medico a respeito.
    Já tive dois abortos não quero mas ter filhos, também tenho histórico de Câncer na família, me ajudem por favor me deem alguma orientação estou muito confusa com tudo isso.

    ResponderExcluir
  35. marly de oliveira4 de abril de 2014 17:19

    Desde que operei de histerectomia subtotal,venho tendo muitas colicas e dor lombar,dor anal como se fosse uma fisgaçao, e dor as vezes vaginal.Ja fiz varios exames e nao deram nada,só no exame de endovaginal que deu uns cistos.O que pode ser?por favor me ajude.marly.

    ResponderExcluir
  36. fiz uma cirurgia de endometriose profunda sofria muito fiz cirurgias antes e nao resolvia a ultima foi retirada de utero ovarios um pedaço do intestino e apedice fiquei bem graças a deus a cirurgia foi um sucesso depois de 15 dias entrei em climaterio que pensava que eu iria entrar em depressao agora meu corpo esta diferente pois estou tendo muito caloroes que parece que queima a carne presciso emagresser que tambem agora estou com falta de circulaçao e quase me deu um derrame faial eu tenho 42 anos parece que melhorou umas coisas e piora outras e so deus pra nos dar força

    ResponderExcluir
  37. ola meu nome e danielle cavalcante tenho uma doença chamada von willerbrand fui submetida a uma histerectomia total e salpingectomia,a um ano,bom ao passar esse um ano discubri que os medicos que fez a minha cirurgia nao fez oque falaram pra mim e em relatorio medico, fizeram subtotal continuo sangrando e com muita dor isso nao e bom pra mim,passei com uma ginicologista chamada dr maria fernanda no frei galvao em santos ele me pediu uma transvaginal fiz e colheu o papanicolau ai constatou na ultrason uma salpingete do lado esquerdo e a metado do utero 2 ovarios com cisto e policisto me encaminhou pro cirurgiao que a consulta sera dia 6 de junho 2014 as 16:00 assim que souber da decisao escreverei obrigado

    ResponderExcluir
  38. Segundo o médico eu devo tirar pois ele esta descendo e consequentemente empurrando a bexiga, pergunto, esta é a alternativa correta??

    ResponderExcluir
  39. Meu nome é adriana tenho 29 anos e tenho dois filhos já me fizeram uma laporoscy e não encontraram nada em 2004 e em 2006 fiz outra operacao onde tiveram ke tirar um kisto do ovário eskerdo e retiraram a minha apêndice ao mesmo tempo depois fizeram uma colonoscopy e continuo parecendo de mts dores o ano passado descobri ke tenho ovários policisticos e fiz um tratamento de zopladex de 3 meses mas continuo tendo o período durante mt tempo a semana passada foi ao médico e ele kere k eu faca outra laporoscy pois ele pensa ke tenho endometrioses agora não sei o ke fazer pois tenho andado mt mal e tou desesperada pois tou farta de sofrer e disse lhe k nao keria mas filhos mas ele rejeitou de me fazer a removecao de ovários e útero pois sou nova agora não sei o ke fazer só sei ke tou cansada de sofrer e kero recuperar minha vida saudável e sem dores e ver meus filhos por isso alguém ke me ajude pois tou com medo e minha mãe morreu de cancro de mama e tou com mt medo já não sei o ke fazer.

    ResponderExcluir
  40. POR FAVOR, alguma dica? Minha mãe retirou o útero por causa de um cisto. Em seguida os ovários. Resultado: aderências infinitas :( . Apareceu outro cisto, onde não havia nem útero mais. Tentou tirar pela câmera. Não dando certo, o médico resolveu abrir. E, não conseguiu retirar por causa da aderência, de novo. O médico sugeriu, tratamento com remédios ou a abertura da barriga e passagem por trás de outros órgãos. Qual é a sugestão? Acho melhor os remédios.

    ResponderExcluir
  41. porfavor tive cancro de mama e garganta agora a médica quere me tirar os ovários e o útero não sei o k fazer gostava de saber se continuamos mulheres depois de remover os orgãos .

    ResponderExcluir
  42. Bom dia, faco tratamento para endometriose a mais de 04 anos, ontem fiz minha quarta video e foi constatado que estou tomada de focos em todo o abdomen, em setembro de 2013 fui submetida a uma cirurgia de emergencia pois a endo tinha feito um laco em volta do meu intestino. Fui aconselhada a retirar os ovarios e o utero, tenho 38 anos e nao consegui ter filhos, gostaria de uma opniao se essa seria a melhor opcao? Meu e-mail. S.baldissera@hotmail.com

    ResponderExcluir
  43. GOSTARIA DE DESABAFAR TIVE UM PARTO NORMAL MINHA FILHA NASCEU BEM E SAUDAVEL EU AO CONTRARIO TIVE Q RETIRAR O UTERO PQ A PLACENTA COLOU A ELE ME FAZENDO TER UMA HEMORRAGIA MUITO FORTE AO PONTO DE TER CONVULSÕES FUI ENTUBADA AMARRADA A CAMA TOMEI 2 BOLSAS DE SANGUE PAREI NA UTI SENDO ASSIM ME RESTOU O COLO É NORMAL AIDA HAVER SINAL DE SANGUE PS CIRURGIA RECENTE DIA 1 DE 05 DE 2014

    ResponderExcluir
  44. DESCULPE SOU A MESMA PESSOA ESQUECI DE DIZER Q TENHO 34 ANOS E 5 FILHOS ME CHAMEM POR ROSANA

    ResponderExcluir
  45. É normal ter sangramento apos 6meses de ter feito histerctomia total abdominal

    ResponderExcluir
  46. Olá!Meu nome é Fernanda,tenho 29 anos,já tenho 2 filhos e fiz laqueadura de trompas. Descobri que tenho endometriose e adenomiose,minha ginecologista me disse que no momento o melhor a fazer é operar a endometriose e tratar a adenomiose com medicamentos,mais tbm me disse que pode ser que a medicação não dê certo e eu tenha que passar novamente por outra cirurgia mais tarde.Queria saber se eu fizesse a histerectomia total me livraria dessas doenças.Obrigada,aguado resposta.

    ResponderExcluir
  47. Julia 09 de Agosto de 2014

    Bom dia tenho 36 anos 3 filhos e ha uns dois anos menstruo demais, sempre tive ovarios policisticos, mas no ultrasson de novembro passado meu utero estava no tamanho de 140 cm, parecia normal mas a menstrucao continuava demais no primeiro e segundo dia tenho medo de sair de casa pois pode vazar toda hora tenho que trocar o absorvente sem falar nos coagulos, estou tomando feldene sublingual que me ajuda a sessar um pouco as colicas e dores por baixo . Fiz novo ultrasson agora em Julho e meu utero cresceu passou pra 290 cm a minha medica recomendou a histerectomia parcial e retirada das trompas, so vai preservar o colo do utero e os ovarios, no ultrasson foi colocado miomatose, gostaria de alguma opiniao pois estou para marcar a cirurgia.

    ResponderExcluir
  48. Gostaria de saber se e verdade que mulheres que retiram o utero parcial, depois tem que retirar o colo do utero.

    ResponderExcluir
  49. Ola tenho 29 anos e não tenho filhos, estou muito desesperada pois fiquei sabendo que tenho miomas, nunca senti nada anormal, nem dores , nem menstruação muita ou descendo por muitos dias,era regulada e normal, mais alguns meses começou a atrasar e por isso resolvir faze4 a entro vaginal pra ver e descobrir isso miomas, por favor me ajude esclarecer melhor, quero muito ter filhos, estou com muito medo da resposta da minha ginecologistas pois ainda vou mostrar os exames, não quero perde meu ultero

    ResponderExcluir
  50. Ha dez anos sofre com perda de sangue , não sabia mais o q fazer a um ano fiz exterestereoscópia, fiquei boa um ano e três meses voltou tudo de novo agora fui submetida a uma exterectomia tenho onze dias hj sente muita dor, aconselho as mulheres fazerem esse tipo de cirurgia com corte na barriga, via vaginal eu sou muito sincera dói vc nao tem posição pra sentar nem pra dormi é horrível não indico ninguém fazer estou ainda em faz de recuperação é muito desconforto. Fica a dica.

    ResponderExcluir