quinta-feira, 10 de maio de 2012

ENTREVISTA DO DR. EDUARDO SCHOR, DA UNIFESP, NA CBN!!

Não posso deixar de compartilhar a entrevista do dr. Eduardo Schor, chefe do ambulatório de endometriose e algia pélvica da Unifesp, concedida à rádio CBN, no fim de abril. Estou junto com o dr. Schor, na luta para que haja o diagnóstico precoce da endometriose. Afinal, se meu diagnóstico tivesse sido mais cedo, eu não teria as consequências musculares que tenho hoje e, talvez,  não estaria indo à minha segunda cirurgia, em menos de dois anos. Sabe qual o primeiro sinal da endometriose? A cólica muito forte, aquela que não melhora com um primeiro remédio. Eu sempre me entupi de analgésicos e, quando eu falava aos médicos, que eu sentia cólicas fortes e muitas dores nas pernas (atenção: outro sintoma importante da cólica de endo), nenhum deu devida atenção. Enjoo e tonturas no período menstrual também não é normal. Sabe quando você está menstruada, mas parece que está grávida de tanto enjoo? Pode ser endometriose. Cheguei a um ponto, que eu desmaiava do nada, sem nenhum motivo e, independente se estava menstruada ou não.

Atenção, meninas! Nosso corpo fala. Ao menor sinal de dor, visite seu médico. Ao contrário do falam por aí, cólica não é normal e quando casar não vai passar. Em minha opinião, deveria ter esse tipo de educação nas escolas. Bom, o dia que houver educação de verdade no Brasil, né. Saúde, então, nem se fala. Do que adianta a Unifesp oferecer um belo atendimento às portadoras de endo gratuito, se o sistema único de saúde, o SUS,  não é levado à sério por nossos governantes. Mas estou preparando um artigo, que vai dar o que falar. Porque alguém tem de fazer alguma coisa. Vamos fazer barulho?

Ouça a entrevista do dr. Eduardo Schor. A única coisa que não concordo é o número de portadoras. Não somos 6 milhões, mas, sim, mais de 10 milhões! Beijos com carinho!!

3 comentários:

  1. Muito interessante a entrevista!!!... O Doutor disse que a endometriose tem cura quando é detetada bem cedo. Minha pregunta é, isso esta comprovado? Tem dados de mulheres que detetaram endo bem cedo e que, sei lá, agora tem 30 ou 35 anos e com o tratamento se curou da endo?? Eu tinha entendido que a endo não tem cura.
    Em fim, esta doença ainda tem um monte de pontos fracos que tomara, um dia sejam solucionados e nos, mulheres com endo, possamos viver melhor!
    Obrigada pelo postagem da entrevista e bjs!!!
    Mariela

    ResponderExcluir
  2. Bom dia!! Um dos problemas encontrados pelas portadoras de endo como eu eh encontrar profissionais capacitados para nos tratar no sus entao, nem se fala!! Eu achei que fosse louca com minhas dores, um medico me disse que a dor que eu sinto nas pernas, nas costas...eh tanta dor que nao vou perder tempo falando, nao tinha nada a ver com endo!! Hoje sofro minhas dores calada porque ninguem acredita!!

    ResponderExcluir
  3. Obrigado por compartilhar este post de alto valor agregado!

    ResponderExcluir