terça-feira, 15 de março de 2011

UNIFESP E UFMA DESCOBREM REMÉDIO QUE REDUZ A DOR DA ENDOMETRIOSE!!

Mais uma grande novidade, para nós, portadoras de endo!! Como diz o ditado: a esperança é a última que morre! Eu concordo plenamente! Ontem pela manhã, segunda-feira, dia 14, quando abri o caderno de Saúde, do jornal Folha de São Paulo, me deparei com uma notícia maravilhosa: fitoterápico à base de unha-de-gato controla sintomas da endometriose. A matéria da brilhante jornalista Cláudia Collucci, revela que estudo realizado pelas universidades federais de São Paulo (UNIFESP) e do Maranhão (UFMA), em ratas, descobriu que remédio à base de unha-de-gato reduz a dor e as lesões, em até 60%, das portadoras de endo. Isso não é uma maravilha!! É a melhor notícia para receber em plena segunda-feira, não é mesmo! Só de melhorar nossas dores, já é um avanço muito grande da medicina. Atualmente, eu ando com muitas dores. Dores abdominais e nas pernas. É horrível pra levantar da cama!

Agora, eu fiquei ainda mais emocionada por saber que parte desse estudo pertence aos pesquisadores da UNIFESP. Ver as palavras do Dr. Schor no jornal me animou tanto. Gosto muito dele. Ele é um ser humano incrível e entende muito bem uma endo mulher. São de médicos assim, humanos, que nós precisamos. Ele também é sempre atencioso e carinhoso. Além de passar total confiança, ele nos dá muita, mais muita esperança mesmo. Ele sempre me dizia... "Caroline vamos ter FÉ que você vai melhorar", ou "... vamos ter FÉ que o Zoladex vai controlar a sua endometriose e você não vai precisar operar". Animada com essa descoberta, fui logo enviando e-mail à jornalista, parabenizando-a pela incrível matéria e perguntei se poderia utilizá-la em meu blog.

Atenciosa, ela respondeu agradecendo e disse que, sim, posso usá-la. Ela está em férias, mas assim que voltar vai escrever sobre o A Endometriose e Eu em seu blog. Cláudia é editora do Quero ser Mãe, um blog superbacana que fala sobre fertilidade. Com certeza, ele poderá ser útil para muitas de minhas leitoras. Particularmnete, eu adoro as matérias da Cláudia. Espero que vocês gostem como eu! Ah, Claudia aborda também outro estudo realizado pela UNIFESP, liderado por Dr. Schor, que fala sobre as mutações genéticas do P27, que já falei aqui. Beijo com carinho!!

Fitoterápico melhora os sintomas da endometriose


CLÁUDIA COLLUCCI
DE SÃO PAULO

Um fitoterápico à base de uma planta conhecida como "unha-de-gato" tem melhorado os sintomas da endometriose, doença que causa infertilidade feminina e dor nos períodos menstruais.

Intrigados com o grande número de pacientes que tomam o remédio por conta própria e relatam melhora, pesquisadores começaram a testá-lo cientificamente.
Os resultados do primeiro estudo controlado, feito pelas universidades federais de São Paulo (Unifesp) e do Maranhão (Ufma), em ratas, mostraram que a unha-de-gato conseguiu reduzir em 60% as lesões causadas pela endometriose.

Na doença, o tecido que reveste o útero (endométrio) sai fora dele e atinge outros órgãos da pelve, como intestinos e bexiga. Estima-se que 6 milhões de brasileiras sofram da doença.

Agora, na fase clínica do estudo, o fitoterápico será dado a mulheres e comparado com placebo ou medicamentos hormonais usados no tratamento tradicional da doença. A hipótese é que a planta possua propriedades anti-inflamatórias e imunomoduladoras (que melhoram o sistema imunológico).

Antes mesmo dos resultados do estudo clínico, a unha-de-gato tem sido prescrita a pacientes da Unifesp que já usaram, sem sucesso, drogas hormonais ou para aquelas que não podem usar esse tipo de medicamento.

"Os relatos de melhora dos sintomas, principalmente da dor, surpreendem. Eu dei para a minha mulher tomar. Ela tem endometriose e a medicação hormonal não estava funcionando", diz Eduardo Schor, coordenador do ambulatório de endometriose e dor pélvica da Unifesp e um dos autores do estudo.

Segundo ele, a unha-de-gato parece diminuir o processo inflamatório causado pela endometriose na região pélvica. Os pesquisadores ainda não sabem se a planta pode ser usada para ajudar mulheres com dificuldade para engravidar.
"Não não se sabe, por exemplo, se ela altera a espessura de endométrio ou dos mecanismos de ovulação", explica Schor.

Também ainda deverá ser definida a dose ideal do fitoterápico para cada paciente. No comércio, existem cápsulas de 150 mg, feitas a partir da casca da planta.

O ginecologista Carlos Alberto Petta, professor da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), diz que, do ponto de vista conceitual, a unha-de-gato pode melhorar a dor de qualquer processo inflamatório.

"O problema é que, em se tratando de dor, o efeito placebo é muito grande. O ato de escutar essa mulher também melhora a dor."
Para ele, só será possível dizer que a unha-de-gato funciona depois de testá-la em mais estudos.

TERAPIA GÊNICA
Uma outra linha de pesquisa desenvolvida na Unifesp aponta que há mutações genéticas envolvidas na endometriose. Uma delas, chamada de P27, foi descoberta pela equipe de Schor.

A presença dessa mutação aumenta duas vezes as chances de a mulher ter a doença. "O P27 faz com que as células fiquem mais "nervosas" e proliferem mais do que o normal", diz Schor.

A partir dessas descobertas, o grupo trabalha no desenvolvimento de instrumentos de terapia gênica para tratar a endometriose.

"O uso de adenovírus [vírus modificados] carregando genes que restabelecem a normalidade genética já foi testado em cultura de células de endometriose e os resultados foram promissores", conta Schor.

13 comentários:

  1. Que legal ! Até que enfim publicaram alguma pesquisa sobre a unha de gato , já faz tempo que no fórum de endometriose que algumas portadoras tem tomado o chá ( da unha de vaca também)só não tinhamos a confirmação científica da eficácia contra endo (somente contra miomas).Quanto a dor nas pernas menina , creio que seja sintoma da fibromialgia , eu também tenho , meu reumatologista me passou um medicamento (manipulado) que apesar de algumas reações desagradáveis, tira a dor como se fosse com a mão e eu durmo feito um nenenzinho.
    Amo o blog da Claudia Colluci,tenho acompanhodo desde que queria engravidar.

    ResponderExcluir
  2. Muito legal a reportagem Carol, vou passar com o Dr.hélio Sato em Abril e depois eu te conto como foi.
    Beijos...Camila

    ResponderExcluir
  3. Ai, Camila. Eu também vou lá e abril, no fim do mês. Boa sorte e depois conta como foi. Beijos com carinho!!

    ResponderExcluir
  4. Oie Kicha, como vai?
    Eu também fiquei muito feliz com esta notícia. Porque tirando as nossas dores, já está ótimo, não! A Aline, que fazia a fisio em mim, no semestre passado fez o teste dos pontos da fibromialgia umas 3 vezes e, graças a Deus, não atingiu os pontos mínimos. O Dr Hélio acha que pode ser muscular. Essa dorzinha é muito chata, viu. Beijos com carinho!!

    ResponderExcluir
  5. Carol, que maravilha. Estamos chegando lá. Benza-nos Deus. Lindona, vc tem alguma indicação de chá de unha de gato? Acho que vou passar a usar. Bjos, lu.

    ResponderExcluir
  6. Oiee
    Carol sempre gostei muito do blog da Claudia acompanho e as matérias são dez mas, uma companheira nesta nossa batalha pois, as matérias dela nos ajuda a não desanimar com 1 dos nossos medos com a endometriose a dificuldade em engravidar.Fico feliz com esta matéria Nâo estamos esquecidas né...
    O blog tá bombando que Bom, é divulgar para todos entenderem de uma vez por todas que a endometriose é uma doença séria e que merece atenção.
    Parabéns CArol
    Muita Sorte
    Beijos
    Beth

    ResponderExcluir
  7. OLA BOA NOITE...O meunome é patricia falo de portugal cidade de braga...tenho uma irma gemea ela sofre de endometriose profunda... gostaria de saber se ela deve ou nao tomar unha-de-gato?..bj obrigada aguardo uma resposta

    ResponderExcluir
  8. Olá, Boa Noite Caroline...Tenho diagnostico endometriose há anos, mas ultimamente tomando gestinol 28, estava tendo hemorragias e descobri que tinha miomas intramurais, o medico me orientou parar de tomar o gestinol 28 ,segundo ele , estava alimentando minha endo e miomas. Parei mas dores aumentaram, então comecei a tomar unha de gato com uxi e já fazem mais de quarenta dias que não sangro, vou fazer uma ressonancia, porque depois desse sangramento todo, meu ca125 ficou muito elevado estou com medo porque descobri a endo,por causa do CA 125 elevado eu precisaria passar por um especialista, mas é muito difícil mesmo tendo um convenio médico.Gostaria de saber se vc poderia me orientar como passar em consulta na Unifesp.

    ResponderExcluir
  9. TAmbém fui diagnosticada com essa maldita doença endometriose, não encontrei ainda ume especialista nisso, na Unifesp tem, eu poderia passar em consulta lá? Aguardo ansiosa por um retorno de vocês.
    OBrigada

    ResponderExcluir
  10. Eu sou testemunha dos benefícios trazidos pelo tratamento "alternativo" com unha de gato!

    ResponderExcluir
  11. Oi Carolina estou precisando da sua ajuda tenho endometriose profunda estou precisando do telefone da Unifesp para tenta uma consulta de você pode me ajudar agradeço um abraço
    Andira

    ResponderExcluir
  12. Boa tarde meninas!

    Alguém sabe se tem contraindicação tomar esse chá com o Allurene? Eu comecei o tratamento há menos de um mês, mas na segunda semana minhas dores pioraram e não param com os analgésicos. Comecei a tomar o chá tem 3 dias e elas diminuiram muito, mas também estou evitando esforços.
    Desde já, obrigada.

    ResponderExcluir