segunda-feira, 13 de junho de 2016

"SAÚDE E BEM-ESTAR": O FORMATO E OS TIPOS DAS FEZES, A CONSTIPAÇÃO INTESTINAL E A POSIÇÃO CORRETA PARA EVACUAR!

Em 2011 escrevi despreteciosamente um texto sobre as fezes das portadoras intitulado "Como são as fezes das portadoras de endometriose". Nele falei sobre a minha dificuldade em evacuar, o formato e tudo que envolvia as minhas fezes. Este post audacioso rodou o mundo e ainda faz o maior sucesso. É o terceiro mais lido do blog! Praticamente todas as portadoras que leu se identificou com ele. A maioria disse que era como se eu tivesse colocado uma câmera no banheiro delas, de tão real que foram as minhas palavras. Além das endomulheres, médicos de vários cantos do mundo também me parabenizaram pelo texto. Por conta do sucesso desse post e para tirar ainda mais dúvidas das leitoras convidei a fisioterapeuta Ana Paula Bispo para falar sobre a constipação intestinal (que afeta milhares de endomulheres), os formatos e os tipos de fezes, e também sobre a posição correta para evacuar. Você sabia que evacuar sentada está errado? Você sabia que segurar as fezes pode causar a constipação intestinal? Mais um conteúdo exclusivo que você só encontra no A Endometriose e Eu. Beijo carinhoso! Caroline Salazar


Por doutora Ana Paula Bispo 
Edição: Caroline Salazar

A constipação intestinal crônica é definida como a presença de duas das seguintes queixas em no mínimo 25% das evacuações e por pelo menos 12 semanas nos últimos 12 meses:

         Esforço aumentado;
         Fezes em cíbalos (bolinhas) ou endurecidas;
        Sensação de esvaziamento incompleto (sensação de que ainda ficou fezes no reto);
         Sensação de obstrução ou bloqueio anorretal;
         Manobras digitais para facilitar;
         Menos que três evacuações por semana.

A constipação intestinal pode ser ocasionada por uma disfunção dos cólons ou de estruturas de região anorretal, retardo do trânsito no intestino grosso ocasionado por um distúrbio motor primário associado a várias doenças ou uso de alguns medicamentos, ou por transtorno da evacuação.

No transtorno da evacuação, a eliminação do conteúdo do intestino é inibida em consequência da hipertonia (tensão) do canal anal ou da incoordenação entre os músculos do assoalho pélvico e o músculo esfíncter anal interno (músculo do ânus de contração e relaxamento involuntário). Quando a permanência é muito prolongada do conteúdo intestinal na luz do reto, leva ao endurecimento das fezes e a dilatação do reto, que é também um transtorno da evacuação.

As pessoas que tem constipação intestinal possuem um formato de fezes diferentes daquelas que o intestino funciona corretamente. Uma escala médica foi desenvolvida para classificar os tipos de fezes, chamada de Escala de Bristol. Fezes no formato tipo 1 e tipo 2 são características de constipação intestinal. 

As pessoas que tem constipação intestinal possuem um formato de fezes diferentes daquelas que o intestino funciona corretamente. Uma escala médica foi desenvolvida para classificar os tipos de fezes, chamada de Escala de Bristol. Fezes no formato tipo 1 e tipo 2 são características de constipação intestinal.

Fonte: Blog Nutrição e assuntos diversos
Num estudo realizado em 2007 com mulheres com endometriose com comprometimento do trato gastrointestinal (TGI), foi constatado que 27,5% delas tinham constipação intestinal dentre outras queixas gastrointestinais.

Como evitar a constipação intestinal?

Não adiar a evacuação:

Uma das principais funções do intestino é a absorção de água e sais minerais. A água que existe no bolo alimentar vai sendo absorvida ao transitar pelo intestino, transformando esse bolo alimentar em fezes. Quando se evita evacuar (ou seja, "segurar"), as fezes ficam dentro do intestino por mais tempo do que deveria, ressecando mais do que o normal, dificultando a saída e mantendo as fezes por mais tempo na ampola retal (a porção final do reto que serve de depósito final para as fezes que serão evacuadas), tornando ainda mais difícil o ato evacuatório.

Portanto, reprimir o desejo de evacuar durante viagens, ou quando se está fora de casa, acaba sendo uma das maiores causas de constipação, especialmente entre as mulheres que, por vergonha, acabam desregulando o funcionamento intestinal natural.

Dieta adequada:

É necessária uma mudança nos hábitos alimentares de uma maneira global, inclusive, na ingestão de água. É de fundamental importância um acompanhamento com um nutricionista.

Evitar problemas que causam dor local:

Qualquer coisa que cause dor ou desconforto na região anal, como fissuras anais e hemorroidas, vão fazer com que a mulher tente evacuar o mínimo de vezes possível. E as fezes ficando mais tempo no intestino, vão ressacar mais, dificultando ainda mais a sua saída, causando mais dor e iniciando um ciclo vicioso onde evacuar torna-se cada vez mais doloroso e complicado.

Tratar a Incoordenação dos músculos do assoalho pélvico (MAP):

É comum encontrar mulheres cuja causa da constipação seja incoordenação muscular, ou seja, para evacuar, elas relaxam os esfíncteres anais, mas contraem os MAP (músculos do assoalho pélvico) dificultando ou até impossibilitando a evacuação.

Esse não relaxamento dos MAP, em especial, o músculo puborretal, é chamado de anismo. Conhecer e aprender a contrair e relaxar de maneira apropriada o músculo geralmente é suficiente para resolver o problema.

Posição correta para evacuar:

Nós nascemos para defecar agachados. Os seres humanos fizeram isso por muitos milênios, até a chegada dos banheiros modernos.

Quando você está sentada formando um ângulo de 90 graus entre o tronco e o quadril, o seu reto, que é por onde as fezes passam, fica “dobrado” porque o músculo puborretal não relaxa completamente. Quando você está agachada ou com um apoio nos pés, a angulação diminui, permitindo o relaxamento completo do puborretal e o esvaziamento completo do reto.

Fonte: Puraeco

Fonte: Hypescience
Portanto, quando for evacuar, sente com um apoio nos pés, tire a calcinha pelo menos de um dos pés (não pode ficar apoiada nos joelhos nem nos tornozelos), afaste levemente as pernas e incline o tronco levemente para frente, o suficiente para que os cotovelos possam ficar apoiados sobre os joelhos.

Procurar formas alternativas de proteção para evacuação é importante para quando o desejo evacuatório surgir fora de casa, como por exemplo, forros descartáveis para cobrir o assento do vaso sanitário.

A fisioterapia pélvica dispõe de vários recursos que podem auxiliar no tratamento da constipação intestinal crônica, são eles: biofeedback manométrico ou eletromiográfico que trata a incoordenação dos músculos do assoalho pélvico, balonete retal para treino evacuatório e massagem abdominal no sentido do trânsito colônico.

Sobre a fisioterapeuta Ana Paula Bispo:

Ana Paula Bispo é fisioterapeuta, atualmente faz doutorado em Urologia na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), é mestre em Ginecologia pela Unifesp, mesma instituição que fez especialização em Reabilitação do Assoalho Pélvico, e docente do curso  de Pós Graduação de Fisioterapia em Uroginecologia da Universidade Estácio de Sá. Siga a fanpage da doutora Ana Paula Bispo.
                                     

7 comentários:

  1. Sofro dessa dificuldade, hoje mesmo faz 4 dias que não sei o que é isto . Já mudei minha alimentação , como de três em três horas... o único que me faz eliminar é o cuscuz!!

    ResponderExcluir
  2. CAROLine muito interessante me achei muito nessa materia mas em certos momentos tenho tbm a diarreia. Poderia fazer uma materia sobre isso o que fazer quando ao inves de constipada surge a diarreia 😥 descobri a Endo ha 3 anos e sofro muito pois 3 semanas to constipada e 1 com diarreia. Por favor me ajude Carolina a entender e o que fazer Bjus deus abencoe

    ResponderExcluir
  3. CAROLine muito interessante me achei muito nessa materia mas em certos momentos tenho tbm a diarreia. Poderia fazer uma materia sobre isso o que fazer quando ao inves de constipada surge a diarreia 😥 descobri a Endo ha 3 anos e sofro muito pois 3 semanas to constipada e 1 com diarreia. Por favor me ajude Carolina a entender e o que fazer Bjus deus abencoe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kelly. Pelo que você descreveu, você pode ter o que chamamos de síndrome do cólon irritável, que cursa com períodos de constipação e outros de diarreia, mas é preciso procurar um médico especialista na área para melhor diagnosticá-la e um nutricionista para orientá-la quanto aos hábitos alimentares. bjoss

      Excluir
  4. Como faço pra mandar meu relato para o blog? ? ?? ? ?? ? ?

    ResponderExcluir
  5. Posição de defecar é de cócoras!!

    ResponderExcluir
  6. A posição para evacuar é com um angulo de 35º e joelho. Existe uns steps próprios para o caso que ajudam bastante. Passem Pelo meu perfil e podem encontrar mais informação sobre o assunto.

    ResponderExcluir