terça-feira, 21 de junho de 2016

"A VIDA DE UM ENDOMARIDO": OS CAMINHOS DA VIDA - MINHA DECISÃO DE TRABALHAR EM OUTRO PAÍS!

imagem cedida por Free Digital Photos

Em "A Vida de um EndoMarido" Alexandre abre um pouco de sua vida, fala de seus últimos acontecimentos para ajudar quem está passando pelo mesmo dilema. Ele recebeu uma proposta de trabalho e deixou Portugal rumo a Inglaterra, mas ele foi só, deixando sua esposa em seu país natal. Aqui ele conta porque tomou esta decisão, como está sendo viver longe de quem ama, em especial, de sua esposa, e o que ele espera do futuro. Não deve ser fácil viver longe de quem se ama, mas já ouvi muitas mulheres se queixando dos maridos que trabalham em outra cidade, imagine se fosse em outro país? Mais um texto para refletir que vai alimentar ainda mais sua fé e sua perseverança diante dos obstáculos que a vida nos impõem. Beijo carinhoso! Caroline Salazar

Por Alexandre Vaz
Edição: Caroline Salazar


Os caminhos da vida - minha decisão de trabalhar em outro país.

Depois de um bom tempo sem postar nada, finalmente consegui parar um pouco para refletir. Vou falar um pouco do que me aconteceu nesses últimos meses. Não para falar da minha vida particular, que eu acho que as outras pessoas iriam achar muito sem graça, mas porque existem alguns paralelos às de muitos endomaridos por aí, em Portugal, no Brasil e no resto do mundo.

Depois de anos me sentindo estagnado, aprisionado em um emprego que me permitia pagar as contas, mas o qual eu já me arrastava para sair de casa e não via a hora de voltar no final do dia, a vida me trouxe uma oportunidade. Recebi uma oferta para me mudar para Inglaterra, um novo começo, uma nova chance, talvez um novo sorriso e alegria sempre que o Sol surge no horizonte.

Vamos por partes: o que significa uma porta aberta assim? E o que implica? 
Bom, aqui eu só posso falar da minha experiência pessoal. Depois de anos sem ver melhorias nenhumas, sempre com aquele gosto amargo na boca de saber que servia o patrão e o patrão se servia de mim; traduzindo, aumento de salário que é bom nada (estou até escutando a multidão falando que também conhece essa dor), sem evolução técnica e com o mercado de trabalho esgotado, você sonha com a mudança, mas quando cai na real... “Eu quero mudar, mas onde tem? Vou para onde?” E a responsabilidade nas costas, as contas mensais para pagar, acaba se acomodando e vai ficando, levantando as mãos para o céu e agradecendo pelo que tem, pede paciência e coragem para ir levando.

Quando uma chance dessas cai no seu colo - aquele velho sonho na beira de se tornar realidade -, você treme na base. A gente nem acredita que seja verdade, parece mesmo um sonho. E quando a gente sofre por um bom tempo, chega uma hora em que você fica com medo de sonhar, pois quando acordar do sonho vai estar tudo igual, nada mudou apenas o tempo passou. Parece que ganhou o primeiro prêmio da loteria e está com medo de recolher o dinheiro.

Claro que isso gera dúvidas, receios, balança o casal. Como vai ser, depois de anos juntos todos os dias, ficar afastado assim?! Será que a gente vai resistir? Será que vai dar certo? Será que é tudo o que a gente espera e precisa? Só tem um jeito de descobrir minha gente: é seguir em frente, com coragem, com medo, com fé, com ambição, responsabilidade, tudo no embrulho, mas vai.

Várias foram as coisas que me fizeram dar esse passo. Além de tudo o que já falei, a concordância da minha esposa teve um peso enorme na minha decisão. Aceitei a proposta de trabalhar na Inglaterra. Um time trabalha junto, e se eu estou batalhando para trazer o melhor para minha casa, para poder cuidar dela, é importante que estejamos ambos na mesma linha de pensamento.

Muitas foram as noites em que sentamos junto da lareira, eu, ela e a nossa cachorra e conversamos sobre o que iria acontecer. Para quem pondera dar o mesmo passo, ou deu faz pouco tempo, de certo que muitos já falaram que não é fácil, que a gente sofre e que por vezes não compensa. A vida é um risco constante gente. Tudo o que o povo fala sobre emigrar é verdade, o bom e o ruim, apenas dependendo do caso varia nas proporções. Tem gente que vai atravessar uma dureza danada, outros terão mais sorte, mas o coração fica dividido, e uma parte está com a gente e a outra fica com quem a gente ama. E tem hora que bate a saudade, a gente se emociona quando vê alguma coisa da nossa terra. Vocês não imaginam o que eu pagaria por uma açorda de alho feita pela minha mãe, um bacalhau no forno feito pela minha esposa, o cheiro do rio que me viu nascer, os banhos de mar, o café expresso...

Apesar de afastados, enquanto casal nos sentimos mais unidos do que nunca. Ela sabe por que eu estou fazendo isso, e eu sei por que estou aqui. Agradeço a Deus pelo que recebi, o trabalho é duro, mas é outra vida.

Dentro de alguns dias vou fazer 40 anos, e não vou ter nenhuma das pessoas mais importantes para mim por perto. Confesso que custa a engolir, quando caiu a ficha bateu uma tristeza, mas felizmente aprendi com os muitos e bons amigos brasileiros que tenho que sacudir a tristeza, nem que seja preciso tirar o pé do chão. E agradeço a vocês (brasileiros) pela riqueza de ritmos musicais que em muitas horas me ajudam a deixar para lá alguns pensamentos.

Mais uma vez, não falo isso para me lamentar, é mais um exemplo de que perdemos certas coisas da vida que só valorizamos quando não temos. Emigrar é trocar muitas coisas por um objetivo. É correr atrás de um sonho, mesmo que seja descalço e com pedras e espinhos no caminho. Tem hora que uma parte de você quer voltar, mas a outra segura a parada. Por vezes você encontra alguém do seu país e é a maior alegria, ou no supermercado descobre uma fruta de lá e bate um orgulho, ou um vinho, azeite... acho que dá para entender.

Deixem que vos fale uma coisa, só o amor segura a gente no caminho certo. E só um amor maior faz você deixar para trás as coisas com que você se acostumou e segurar a saudade. Sua vida pode até ser ruim, você pode passar a maior dureza, nada corresponde aos seus sonhos de outrora, mas eu garanto, depois que sai do seu canto, o que você reclama hoje que é cafona, brega, mixa, você vai amar quando passar um tempo afastado. São suas raízes, é seu povo, é seu canto. Em Portugal eu via o imenso orgulho com que os brasileiros exibiam a bandeira brasileira, a saudade com que falavam de seu país e suas cidades e a disponibilidade com que surgia uma batucada com os primeiros acordes de um samba qualquer. Eu que não sou besta, percebi o que estava acontecendo ali, mas hoje mais do que perceber, eu sinto. Você pode tirar a pessoa da raiz, mas não pode tirar a raiz da pessoa, não tem como. Está no sangue e só a terra come essa herança.

Não posso reclamar dos ingleses, eles são um povo educado na maioria dos casos, mas a cultura é diferente, os hábitos também, e demora para fazer amizade com as pessoas. Para os maridos, namorados, companheiros que seguirem o mesmo caminho, não desistam. Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura. Firmem na vossa fé, seja qual for e entrem de cabeça. Não se isolem, busquem um círculo social, curtam um pouco da vida e limpem a cabeça, ou não resistirão muito tempo.

Para as portadoras agora, eu sei o aperto que surge no coração de vocês, as dúvidas, acreditem eu sei muito bem tudo o que está passando nas vossas mentes. E só posso fazer uma pergunta: "Vocês sabem quem é o homem que está do seu lado?" É uma prova de fogo, mas o jeito que o Criador fez o homem que está ao seu lado não muda. Se ele é honesto perto de você, vai ser honesto mesmo estando longe. Cafajeste tanto faz sujeira longe como perto. Se o homem vai se sacrificar ficando longe para conquistar uma vida melhor, confiem nele e apoiem, não lancem dúvidas sobre a índole e a conduta dele. Eu não passei por isso, mas sei que ia doer demais.

Peço desculpa por não ser um texto muito cabeça, mas foi totalmente escrito de coração. Eu quis que o sentimento transparecesse para dar o retrato mais fiel possível do que é estar numa situação dessas. Muita calma para quem quer fazer o mesmo caminho fortaleçam a vossa casa conversando tudo o que tem para conversar, um abraço forte para os que já soltaram amarras e sabem muito bem o que descrevi, e coragem para todos. Por vezes não entendemos o porquê de tantas provações que a vida nos traz, mas não entender não significa que não exista um propósito. Os anos em que eu passei por desespero, hoje vejo que foram preparação para tudo o que me encontro, essas experiências que eu achei ruins fizeram com que alguns dos desafios que surgem agora sejam fichinha. Estamos em constante evolução, mas a vida acha um jeito de as coisas darem certo, basta que você não lute contra o que Deus coloca no seu caminho. 
A sua cruz pode parecer exageradamente pesada, mas lá na frente ela poderá ser a ponte que te permitirá chegar ao destino que tanto deseja. Então, não peça para Deus diminuir sua cruz, talvez, ela seja a maior benção que você recebeu ainda que nesse momento possa parecer uma maldição. Peça coragem e força para seguir em frente sorrindo tanto quanto possível, com amigos para lhe darem uma mão quando tudo parecer perdido.

Aquele abraço para todos, e como dizia um grande Português, entretanto, já falecido: façam o favor de serem felizes.

2 comentários: