sexta-feira, 28 de março de 2014

PALESTRA DE CONSCIENTIZAÇÃO DA ENDOMETRIOSE COM A JORNALISTA E PORTADORA CAROLINE SALAZAR!!

Foto: Divulgação/ Bayer 

E o mês de março está uma correria total. Dois dias antes da I Marcha Mundial contra a Endometriose, iniciei um projeto que venho alimentando há pouco mais de um ano: palestras de conscientização da endometriose. Meu público-alvo: a sociedade. Se queremos tanto a compreensão das pessoas, precisamos mostrar a elas o que de fato é a doença. E no dia 11 estreei como palestrante na Bayer, em São Paulo, na semana especial da Mulher, ao lado do doutor José Bento. Por conta da correria da marcha, eu não consegui treinar antes, fui com a cara e a coragem, e, claro, com a preparação de quem escreveu a palestra, com supervisão técnica do doutor Hélio Sato. E, modéstia à parte, a palestra foi super elogiada pelo doutor José Bento. Ele disse que nunca viu uma palestar tão bem elaborada, tão completa como essa! E recebi os parabéns mais de duas vezes. Eu até perguntei: "Você está falando sério, doutor?" E a Tatiana Furiate, que foi comigo, é a prova (risos!). 


Foto: Divulgação/ Bayer 

Minhas palestras vêm para reforçar a premissa do A Endometriose e Eu, que também se tornou a do programa EndoMulheres: informar, espalhar a palavra, os sintomas, as possíveis causas, para que haja o diagnóstico precoce da doença, conscientizando principalmente às mulheres que "não é normal sentir dor", "a cólica forte não é normal". A palestra também surge para que eu possa ganhar algo para me sustentar. Ultimamente tenho trabalhado com "endometriose" cerca de 20 horas por dia. As outras quatro, é o tempo que durmo. Entre fevereiro e março (época do prêmio Top Blog + Marcha), eu trabalhei 22 horas por dia, de segunda à segunda, e abri mão, inclusive, do meu Carnaval. Por isso, hoje em dia não dá para fazer outra coisa a não ser trabalhar com endometriose. 

Foto: Divulgação/ Bayer 

Foto: Divulgação/ Bayer 
Fazer esse trabalho exige dedicação, muito, muito tempo, muita, muita pesquisa, dentre muitas outras coisas. Não sou rica, não tenho quem me sustente, preciso pagar contas básicas de sobrevivência como todos os seres humanos, e, assim como você, preciso me alimentar, e pagar contas básicas como telefone, água, luz, condomínio, convênio, dentre muitas outras contas fixas mensais. Por isso achei fantástica quando um amigo, sabendo da minha vida com essa causa social, sugeriu que eu começasse a palestrar. Segundo ele, eu passaria a informar mais a sociedade tendo renda. O meu trabalho com as portadoras sempre será voluntário. Fazer o trabalho que fazemos no A Endometriose e Eu, se dedicar a ele, como me dedico, exige deixar de lado atividades que geram renda. Assim surgiu também a ideia da loja virtual, que acrescento uma porcentagem nas peças, e também os anúncios no blog. Aliás, este último foi ideia das leitoras do exterior, que também se preocuparam em "como vou pagar minhas contas,  se trabalho dia e noite no blog". 


Foto: Tatiana Furiate
Foto: Divulgação/ Bayer 
Minha palestra é para conscientizar a sociedade. Claro que quem é portadora também poderá assistir, mas nós que temos endo já sabemos muito bem como é a doença, não precisamos de palestra de conscientização. Meu público é empresas, escolas, grupos de mulheres e ou de homens, templos religiosos, hospitais, seminários, dentre muitos outros. Quem quiser palestra comigo é só escrever para carolinesalazar7@gmail.com  com o título "Palestra". Beijo carinhoso!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário