segunda-feira, 10 de outubro de 2011

POR QUE ALGUMAS MULHERES TÊM MAIS DORES DO QUE OUTRAS?

Faz tempo que quero escrever sobre a dor. Essa é uma palavra tão comum no dia a dia de quem tem endo. Por que algumas mulheres têm dores e outras não? Como eu não sou médica, aliás, nunca quis ser e quase não gostava de brincar de médico quando criança, explico o que vivo e o que leio. Também escrevo o que vivenciei e aprendi no ambulatório da Unifesp e o que recebo por e-mail das minhas leitoras. Nunca imaginei que o destino me colocaria nessa situação. Quando a minha irmã cursou fisioterapia, o máximo que eu fazia era traduzir do inglês para o português alguns de seus artigos. Mas, como jornalista, eu posso escrever sobre todos os assuntos que eu quiser. Por isso, aceitei a missão proposta por Deus. E agora digo... Por que algumas mulheres têm mais dores do que outras? O meu caso, por exemplo. Quando operei, eu não tinha focos ativos de endometriose. Ok, mas a minha pelve estava toda congelada, ou seja, todos os órgãos abdominais estavam grudados uns aos outros e não se mexiam. A dor dessas aderências, segundo o Dr. Hélio, é muito maior do que a da própria endometriose. Mas, e agora, por que ainda sinto dores? Elas não são diárias, mas quase todos os dias eu sofro com elas. Nesta semana, metade foi com dor e a outra metade sem dor. É claro que eu prefiro a última opção. Às vezes sei que as pessoas não acreditam muito em nós. Antes, eu ficava bem triste com isso. Quem é a louca que inventa estar com dor da endo? Eu não conheço, até porque, a dor é muito, mas muito forte. Pesquisando sobre o tema li algumas cosias e quero compartilhar com vocês.  A dor independe do grau da endometriose. Sim, eu já ouvi algo do tipo: “Nossa, mas a minha endo é muito pior do que a sua e eu não sinto essa dor que você sente”. Quando eu estava com o meu psicológico abalado ficava muito chateada quando escutava isso. Hoje, já não estou mais nem aí, sabe por quê? Quem fala isso é mais ignorante do que aqueles que ainda não acreditam em nós.

A dor da endo independe de grau e de onde ela está. Agora, se ela está próxima de alguma terminação nervosa, a dor é muito mais intensa. A dor pode ser a abdominal, a da dispareunia (durante as relações sexuais), na lombar, nas pernas e durante a evacuação e a urina. É importante lembrar que não são todas as portadoras que têm dores. Cerca de 30% das portadoras não sentem nenhuma dor. Eu queria muito estar entre essa pequena porcentagem. Por isso, digo: não deixem que as pessoas se intrometam na dor de cada uma de vocês. Certa vez, o meu médico disse que as minhas dores eram por conta do blog, acredita. É claro que eu não acreditei nisso. E falei isso pra ele. E, agora, que estou trabalhando, aliás, num trabalho que estou amando e feliz da vida de onde vêm as minhas dores? Juro que a última coisa que eu queria era sentir dor. A única coisa que peço a todos é respeitem a dor de cada uma. Porque elas não têm nada a ver com o grau da endometriose. Talvez, seja por isso que a doença ainda é tão enigmática para a medicina. Beijos com carinho!!

2 comentários:

  1. Meu Deus me sinto exatamente assim, ha 40 dias fiz uma laparotomia na minha Cidade (Campinas) no CAISM da UNICAMP, os medicos só tiraram as aderencias me disse que nao havia mais foco da endometriose, e hoje por incrivel que pareça desmaiei de tanta dor, aquela que sentia antes da cirurgia, e o pior é que ngm acredita.
    Nao sei mais o que fazer, pois se eu voltar a UNICAMP vao dizer que sou louca ou como a maioria das pessoas dizem "isso é da sua cabeça" pelo sim ou pelo nao a verdade é que dói demais. Que Deus nos ajude.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Anônimo,
      Vc está melhor? Eu imagino como vc se sente, mas sei que vc não é louca, não. Muitos médicos fala isso porque não conhecem muito sobre a endo. De fato, a doença mexe com todo nosso corpo, inclusive, com a nossa cabeça. Se vc tiver como vir a São Paulo, eu posso lhe indicar o ambulatório de algia pélvica e endometriose da Unifesp, que oferece um tratamento maravilhoso pelo SUS. E lá ninguém vai te chamar de louca. Se precisar de ajuda envia e-mail para carolinesalazar7@gmail.com Beijos com carinho!!

      Excluir