quinta-feira, 17 de junho de 2010

ENFIM, A CIRURGIA!!

Ufa, é com muito alívio e até um pouco emocionada que escrevo este post. Desde ontem, quando voltei do ginecologista da UNIFESP, estava ansiosa para saber qual seria a decisão do médico. Opero, ou não opero? Mas como tinha consulta com o Dr. Hélio Sato, hoje, no ambulatório do Hospital Nipo-Brasileiro, em Guarulhos, região metropolitana de São Paulo, a ginecologista que me atendeu disse que o Dr. Hélio conversaria comigo e decidiríamos o que fazer. E finalmente, a cirurgia vai sair. Como sempre, Marcão me levou até lá e vibrou comigo. Ele também sofre com a minha Endometriose. Como pretendo pegar um frila de 30 dias, decidimos marcar para o dia 26de julho. Daí eu tenho tempo de trabalhar (ebaaaaaa), de fazer todos os exames pré-operatórios e passar com o anestesista antes da cirurgia, para saber se está tudo bem. Nossa, saí de lá aliviada e muito feliz. Faz um ano e três meses, desde que recebi o diagnóstico da doença, que espero por esta notícia. Sei que ainda tenho uma longa batalha pela frente, que não é só fazer a cirurgia e pronto, estou curada. E foi exatamente isto que ouvi do Dr. Sato hoje, que preciso continuar o tratamento. Mas pelo menos terei a oportunidade de tentar melhorar a dispareunia. E assim, quem sabe arrumar um trabalho logo. Já estou pirando e desesperada, porque a minha vida parou nestes últimos seis meses. Só estou em função da Endometriose. Porque a minha fisio, toda quarta-feira à tarde, é para melhorar a dispareunia. Por conta disso, quando falo deste tratamento, só levei NÃO até agora dos empregadores. Nem para entrevistas as pessoas me chamam. Eu acho um absurdo! É um preconceito enorme com quem está doente e precisa se tratar. E fora, que perdi a primeira oportunidade que tive de trabalhar em uma tevê aberta. Mas, enfim, o tempo de Deus não é o mesmo do nosso! E paciência e ainda mais perseverança (porque sempre fui uma pessoa com FÉ e perseverante) é o que estou aprendendo a ter. Agora é só aguentar os últimos efeitos da menopausa induzida (eu ando todo dia com dor de cabeça! E o calor é enorme!), e torcer para não tomar mais este remédio!! Ah, e depois da cirurgia e um pouco mais de fisio, pelo menos posso tentar, sem medo, ter relação sexual e melhor, ter vontade de fazer sexo. Porque a Endometriose tira toda a libido sexual da mulher. E com isso, não temos vontade de fazer sexo. Ah, e a minha decisão em operar no hospital Nipo-Brasileiro, e não na UNIFESP, apesar do Dr. Hélio Sato fazer parte da equipe da Escola, foi para não tirar a oportunidade da cirurgia de outras mulheres, que lá se tratam e não tem um convênio médico, como eu. Por hoje é só. Ainda estou na comemoração da cirurgia! Beijos!

28 comentários:

  1. Caroline, eu torço muito por vc!
    Que Deus te Ilumine, e te dê força, para vc que teve muito sofrimento durante esses anos .Saiba que se passamos por um momento dificil sempre tem algo bom lá na frente, acredito que vc vai ter muita coisa boa, porque vc vai aprender a dar mais valor as coisas e pessoas que virão nesse seu futuro.Pense posiivo, como acredito que vc sempre pensou, e com a mesma garra e carater, que tudo dará certo!Bjs
    Se cuida e fIca com Deus

    ResponderExcluir
  2. Oi Carol, sei exatamente como você se sente, tenho o mesmo tipo de endometriose e muitas, muuuuitas dores!
    Também estou ansiosa pela cirurgia que deve acontecer em agosto ou setembro.Tenho esperança que a nossa vida mude e melhore e que a nossa carreira decole, não aguento mais viver em função da endometriose, a gente tenta esquecer, mas não demora muito para ela nos lembrar que está lá, não é?
    Legal a iniciativa do Blog, fiquei muito decepcionada com a demora do diagnóstico, que na verdade só foi descoberto porque pesquisei muuuuito os meus sintomas e busquei por um especialista.
    Enfim, muitos médicos depois e até colonoscopia (sugeriram que seria algum problema no intestino), 3 anos depois diagnosticada: Endometriose e muita dor!
    Mas, vamos nessa.São atitudes como a sua que fazem a diferença, atualizações são para todas as áreas, mas principalmente a medicina, não é?!
    Boa sorte!
    Janine

    ResponderExcluir
  3. Oi Cristina, obrigada pelo apoio. Peço a sua ajuda na divulgação do blog. Fiz este espaço para ajudar outras mulheres. Afinal, muitas delas têm Endometriose e ainda não sabem. Obrigada pelas palavras de conforto e carinho.Bem-vinda ao blog! Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Oi Janine, obrigada por entrar no blog. Eu sei como é difícil obter o diagnóstico. Eu demorei 10 anos e ainda fui a um ginecologista, que me disse que eu não tinha Endometriose, com a ressonância magnética apontando a suspeita, acredita! Hoje existem péssimos profissionais no mercado e este que eu fui, infelizmente, é só mais um! Um médico que não estuda as doenças do seu tempo, a meu ver, não presta. Em compensação, fui a outro médico, beem mais velho que do que este, e ele sabia da doença.Fiz a colonoscopia e tudo mais, mas o pior mesmo é fazer a ressonância magnética.... colocam gel na vagina, no ânus... em todos os nossos buracos... rsrsrs Aonde vc faz o seu tratamento? Se precisar de ajuda me diga. Faço o meu tratamento na UNIFESP, mas preferi marcar a cirurgia particular, pelo convênio, e não pelo SUS, mas com um médico lá da escola. Desde dezembro, vivo em função da doença. Realmente é muito triste estar doente no Brasil, onde ninguém dá emprego a nós. Peço a gentileza de me ajudar na divulgação do blog. Afinal, só quem está com Endometriose sabe a importância em ajudar outras mulheres, não é mesmo!. Seja bem-vinda e acesse sempre. Caso tenha alguma dúvida, não seu se vc faz fisioterapia, me fala que peço às profissionais para esclarecerem e posto aqui. Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Olá Caroline ,

    Meu nome é Silvia Innocencio e também sou portadora dessa doença tão enigmática chamada
    " Endometriose".
    Desde a descoberta da doença ,meu coração tocou para que eu não deixasse outras mulheres como eu e pelos sintomas , demorar chegar tanto num diagnóstico .. que no meu caso , também foi tardio como o seu .
    Aproveitando que você é jornalista , gostaria de convidá-la para nossa comunidade " Endoamigas de São Paulo " no orkut aonde temos muita informação , troca de experiência ... segue o link abaixo:

    http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=87243809

    Eu participo de comunidades e grupo de apoio desde 2006 ,e Abril de 2009 por necessidade Resolvemos eu e outra Endoamigas fundar um grupo " Real" aqui em SP que vem dado muito certo, na divulgação da "Endometriose ".
    Temos um blog:
    www.eutenhoendometriose.blogspot.com.br conta um pouco da nossa tragetória .
    Desejo a voce em meu nome e de toda a Comunidade "Endoamigas de SP " uma ótima recuperação da cirurgia .. venha nos procurar para contar como foi .
    beijos com carinho

    ResponderExcluir
  7. por favor me ajudem tenho endemetriose moro em itapetininga sp e não me trato quero muito um filho eu e meu esposo vcs sabem de algum hospital pelo sus que eu possa me tratar meu msn e biamartins_2007@hotmail.com me ajudem por favor.

    ResponderExcluir
  8. Oi Bia! Já encaminhei o seu e-mail para uma das fisioterapeutas da UNIFESP. Ela vai ver com os médicos, se existe algum especialista em sua cidade. Vou encaminhar um e-mail para um dos médicos de lá também. Agora, se não tiver nenhum médico em sua cidade, eu a aconselho a vir para São Paulo. Fica tranquila, que tentarei ajudá-la. Não se desespere, pois, senão, sua dor vai piorar. Nos, portadoras de endometriose não podemos passar nervoso e, muito menos ficar estressada. Qq coisa escreva para carolinesalazar7@gmail.com. Fique calma! Beijos com carinho!

    ResponderExcluir
  9. meu nome é marcela tenho 29 anos a 1 ano e meio operei de endometriose e sei muito bem do que vc está falando,foi os dos piores momentos da minha vida.detalhe este ano terei que operar de novo,fui mal orientada na 1ª vez e a doença voltou novamente,porém dessa vez os cistos estão maiores,parei minha vida de novo.tranquei o ingles pq trabalho por produtividade e nao estou conseguindo trabalhar pq as dores estão muito fortes,mas sei que passarei novamente e me reerguirei mais uma vez.o que eu aconselho a todas as mulheres é que msm depois da cirurgia continuem o tratamento,pq pode voltar.bjs.

    ResponderExcluir
  10. Marcela, querida! Realmente ter endometriose não é para qualquer mulher. Mas, sim, para mulheres fortes e corajosas, como nós. Em muitos momentos entramos em estados depressivos, aliás, isto já é um sintoma da doença. Mas FÉ, coragem e perseverança são palavras de ordem para nós, portadoras de endometriose. Parabenizo vc pela coragem e pelas palavras abençoadas. Infelizmente, a doença ainda não tem cura. Portanto, é preciso continuar o tratamento por um bom tempo, ou até parar de menstruar. Muita sorte em sua nova cirurgia. Volta aqui para contar. Aliás, volte sempre, e boa leitura. Se vc quiser contar a sua história com a endometriose é só enviar e-mail para carolinesalazar7@gmail.com. Beijo com carinho!

    ResponderExcluir
  11. socorro tenho todos simtomas de endometreose tento me tratar,alguns medicos dizem que tenho mas não consigo me tratar pelo sus e falta de ajuda me deicha desesperada net.mari79@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oi carol, eu operei da endometriose há apenas 4 dias, hoje fui no retorno no médico Dr Geraldo (clinica pró mulher) e saí de lá muito mal pois a consulta não durou 5 minutos, ele não conversou comigo, não me tranquilizou,não olhou meus exames, apenas pediu um exame de contagem de óvulos...Estou com mil dúvidas, nem sei se vou precisar tomar remédio, o que devo fazer...voltarei novamente lá semana que vem pra tirar os pontos...nao sei o que faço

    ResponderExcluir
  13. Olá Carol!
    Conversar com o médico é fundamental. No retorno para tirar os pontos, vá com tudo anotado e fala que ele precisa esclarecer as suas dúvidas. Eu nunca vi uma consulta durar 5 minutos. No mínimo são 15 minutos, mas mesmo assim, depende do médico. Ele tem que conversar com vc, tranquilizá-la. O exame deve ser para saber sobre a sua fertilidade. Eu nunca o fiz. Durante a cirurgia, o Dr. Hélio fez o teste com contraste em minhas trompas, e disse que está tudo funcionando perfeito. É aquilo que eu falo: o seu médico tem que ser como um 'amigo', não pode deixar você assim, cheia de dúvidas. Depois, volta para contar como foi. Boa sorte!! Conversa com ele e faa tudo isso, viu. Desejo a você, uma ótima recuperação. Beijos com carinho!!

    ResponderExcluir
  14. Olá!preciso de ajuda faz menos de um mês q operei para tratamento da endometriose e parece q as coisas estão pior! faz uns 4 dias q noto a presença de sangue nas minhas fezes estou desesperada!Vi a indicação para o tratamento na Unifesp e gostaria muito de participar desse tratamento pelo q entendi fornecido pelo sus pq no momento estou sem convenio...tomei a liberdade q pegar seu email e logo vou encaminhar todos os meus dados...ficaria muito grata se pudesse me ajudar...bjs!

    ResponderExcluir
  15. oi sou de pernambuco e descobrir em uma viagem a são paulo que estava com endometriose depois de tanto tempo sofrendo de dor, gostaria de saber se vcs começe algum hospital pelo sus aqui em pernambuco para fazer o tratamento.... ficaria grata se pudesse me ajudar... fiquem com DEUS...

    ResponderExcluir
  16. Ola Caroline, ler seu blog foi fundamental para que o desanimo não me tomasse totalmente.... Não bastassem as dores, a tristeza, o sentimento de incapacidade ainda há a luta de encontrar um bom profissional que esteja dentro dos nossos orçamentos.... Estava desesperada, mas lendo seu blog vo procurar o Dr Helio Sato, espero que ele possa me ajudar!!!! Abraço e sucesso

    ResponderExcluir
  17. Olá, Anônima 3 como vai?
    Fico muito feliz quando recebo mensagens como a sua. Você conseguiu o tel. do dr. Hélio? Qualquer coisa envia-me e-mail que passo pra você. Se não atender o seu convênio no Nipo, eu passo o da UNIFESP. Tenho certeza que o dr. Hélio vai ajudá-la, assim como a mim e a muitas de minhas leitoras. Após a consulta com ele, diga-me o que achou tá. Beijos com carinho!!

    ResponderExcluir
  18. Olá, Anônimo 2 como vai?
    Olha, infelizmente, eu não conheço como você pode se tratar pelo SUS de Pernambuco. Só em São Paulo mesmo. Se puder ajudá-la estou aqui! Beijos com carinho!!

    ResponderExcluir
  19. Olá, Anônimo1 como vai?
    Por conta daqueles de má fé, eu não passo nenhum número de telefone por aqui. Somente por e-mail. O tratamento na EPM-UNIFESP do SUS é de graça, sim, e maravilhoso. Eu posso falar. Foi a primeira vez que precisei do SUS e fiquei encantada. Pena que boa parte do SUS é uma porcaria. Ainda bem que lá não. Até hoje não ouvi dizer de algum outro lugar do SUS que seja assim. Manda e-mail para carolinesalazar7@gmail.com que lhe passo tudo certinho para você se consultar lá. Estou lhe esperando! Beijos com carinho!

    ResponderExcluir
  20. Eu sinto dores frequentes na região pélvica,será que tenho endometriose.O médico pediu alguns exames está achando que tenho.E o que mais me preocupa nunca tive tantas dores pélvicas e já fiz diversos exames no inicio do ano que mostraram que tenho espessamento endometrial.Será que este espessamento está virando endometriose? Sei lá estou cheia de dúvidas até o momento.......

    ResponderExcluir
  21. Olá Anônimo!
    Dores pélvicas pode ser endometriose, mas também podem não ser. Aconselho a vc a pedir ao seu médico o exame de ressonância magnética da pelve e de todo o abdômen. É o único exame que aponta a doença. Agora, não sou médica, mas na minha RM constava o espessamento. Isso, eu acho que pode ser um indício. Eu também tinha três miomas, já operei de cisto no ovário, e pra mim, tudo isso já era a endo. Vc é de SP? Posso indicar a UNIFESP. Se quiser entre em contato carolinesalazar7@gmail.com Beijos com carinho!!

    ResponderExcluir
  22. Queridas,
    Entendo muito bem todas os comentários , oprei a 4 dias de endometriose profunda, a cirurgia foinbem. O meu recado e quem tem o diaba odeiem nao postergue tramento, quanto mais rápido melhor para sua saude, se o medico falar que nao Tem nda, va em outro, escute duas ou três opiniões. Caso precisem de dicas de médico, segue meu contato mca1909@Yahoo.com.Br. Elainne donadio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Elainne!
      Como você está? Espero que recuperando-se bem.
      Você está certa, tem que fazer o tratamento e procurar saber o que tem, sentir dores, ficar indo em PS e a resposta é "você não tem nada", desconfie, porque eu sofri horrores com isso, mesmo trocando de médicos várias vezes. Hoje sou acompanhada por um excelente médico, mas até chegar nele sofri muito.
      De qual estado você é? Se possível envie um e-mail para carolinesalazar7@gmail.com e passe esses contatos de médicos que você tem, por favor. E caso queira contar sua história aqui no blog e só escrever e enviar ela a esse mesmo e-mail.

      Boa recuperação!

      Beijos, com carinho
      Hosana Santana

      Excluir
  23. Bom dia Caoline, há 3 anos descobrir que tenho endometriose e esta no tamanho 3.8 uma médico mandou eu fazer a cirurgia para retirar outra me aconselhou não tirar porque esta pequeno e me passou um rémedio o Qlaira e o que eu faço agora tiro ou não tiro eu sou da Bahia, me ajude por favor.

    ResponderExcluir
  24. Boa tardeCaroline, tenho 43 anos a 17 anos eu fiz hesterectomia e a 3 anos descubrir um cisto no óvario endometriose no tamanho de 3.8 uma médica falou pra tirar ou disse que eu não tirasse porque estava pequeno e me passou o rémedio Qlaira e agora o que eu faço eu sou da Bahia me ajude estou aguardando sua resposta.
    Desde já agradeço

    ResponderExcluir
  25. Bom dia Caroline estou aguardando sua opinião da mensagem acima.

    ResponderExcluir
  26. boa tarde! tenho 40 anos e fiz uma cirurgia de endometriose a um ano.na vdd sofrie com endometrise deis dos 18 anos e só agora que descobriram .mas graças a Deus to bem agora .não sinto tanta cólica como antes ao menstruar .mas tenho medo de assumir um casamento e ter problemas n relação sexual. por causa da endometriose.gostaria de receber algum conselho .desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  27. Oi Caroline tudo bem, queria muito falar com você... Sou enfermeira, tentava engravidar a 5 anos porém sem sucesso e não sabia o pq, marquei um ginecologista no nipo após uma colonoscopia pois achava que as dores que eu sentia era algo intestinal, onde o medico da colono me indiciou o Dr Hélio Sato o mesmo que te operou, ele diagnosticou a minha endometriose em 40 dias e marquei a cirurgia para 4 meses depois da descoberta da doença, fiz o ciclo de zoladex 10,8, tive menopausa, psicose, vontade de morrer e tudo mais, tbm tenho um marido o Vitor que pra mim foi fundamental no meu tratamento, um homem paciente e super motivador, hoje estou há dez dias do meu parto, por motivos maiores marquei uma cesárea para dia 26 de Janeiro de 2015, faltam 10 dias, eu conheci o seu blog somente hoje através de uma postagem na revista crescer, onde a atriz Fernanda Machado conta a historia dela e como ela superou a endometriose, eu fiquei muito feliz e triste ao mesmo tempo por não ter conhecido antes iria me ajudar com certeza, porém vou aproveitar o conteúdo a partir de agora.
    Bom eu fiz a vídeo com o dr Hélio no Nipo mesmo, fiz o tratamento com zoladex, e uma fiv em fevereiro/março de 2013 como sou da área fiz a FIV com um médico que trabalhava comigo eu sou enfermeira obstetriz e médicos ginecologistas e obstetras não faltam no meu dia a dia, porém a FIV não deu certo, estava na fila do Hospital Pérola Bygton quando fui chamada por volta de 11 de maio e consegui um tratamento, peguei todas as guias de exames, porém existem exames que temos que colher quando estamos menstruanda, resolvi esperar a MONSTRA para colher todos juntos e cadê a dita cuja... nadaaaa quando foi dia 06/06/2014 eu estava trabalhando com muita dor de cabeça, e uma medica amiga minha me perguntou do tratamento como estava? Pois todos do meu trabalho sabiam do meu problema da ENDO, e eram gentis comigo... falei que estava atrasado coisa de 5 ou 8 dias, e ela me pediu exame... e eu não quis colher com medo de me frustrar com uma coisa que eu achava que não conseguiria... com muita insistência das minha colegas de trabalho eu coletei o exame e para a minha surpresa veio positivo... meu mundo se transformou naquele momento e eu não parava de chorar de alegria... meus dias de escuridão estavam no fim... Meu milagre aconteceu... para você ter idéia eu mandei uma foto do exame para meu marido por whats app, de tão fora de mim que eu estava e ele triste me perguntou. Amor vc está com gonorreia? E agora como vamos fazer o tratamento da FIV Dinovo? Esta doença tem cura? e eu respondo. Não Amor eu não estou com gonorreia eu estou gravida!!! Do outro lado da linha escuto apenas choro, e um agradecimento a Deus!!! Bom eu não sei o que aconteceu para eu engravidar, acredito que Deus olhou pra mim... e hoje estou com minha princesa no ventre ansiosa por ver o rostinho dela...
    Muito prazer por te conhecer, um pouco tarde poderia ter sido antes, mas já que foi agora gostaria de aproveitar pra te desejar uma ótima gestação, e saber se tem uma vaga para trocarmos experiências, eu montei um canal no youtube, não sei mexer direito ainda, mas estou tentando... meu objetivo é como o seu ajudar pessoas que passam pela mesma situação que eu passei e que você passou... e acredito que unidas podemos vencer... assisto o you tube da Flavai calina tbm vc deve conhecer ela teve problemas pra engravidar ela tem SOP e o marido baixa contagem de espermatozoides, ela leva fé e sonhos a muitas pessoas... acredito nisto na bondade e na palavra de conforto que são coisas que o nosso mundo está carente... espero que vc leia a minha postagem e me dê uma resposta... estou ansiosa esperando... rsrsr um super beijo a você, seu marido e a princesa Bárbara... da família da Helô...

    ResponderExcluir