domingo, 3 de abril de 2016

6 ANOS DE BLOG! MIOMAS E EMBOLIZAÇÃO DE MIOMAS: O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE O ASSUNTO!

Esta imagem mostra uma arteriografia de todos os vasos da pelve. Nela, o médico consegue identificar as artérias que levam sangue e nutrem os miomas


No texto de hoje vamos falar sobre o mioma. Sabemos que muitas endomulheres têm miomas, eu era uma dessas. Nas minha duas cirurgias foram retiradas miomas do meu útero. Por isso convidamos o doutor Denis Szejnfeld para falar sobre o tema. O texto aborda de uma maneira simples e didática, com perguntas e respostas, as principais dúvidas sobre miomas, como por exemplo: os sintomas, os tratamentos, dentre eles, a embolização. O médico radiologista explica detalhadamente sobre esta técnica minimamente invasiva que está revolucionando e a relação entre miomas e infertilidade. No final do artigo deixo um vídeo bem explicadinho para vocês. Beijo carinhoso! Caroline Salazar

Por doutor Denis Szejnfeld, Hospital Certa
Edição: Caroline Salazar

O que são miomas uterinos?
Miomas uterinos são nódulos benignos que acometem o útero de algumas mulheres. Estes nódulos podem aparecer e crescer como um nódulo apenas ou como múltiplos nódulos.

Quais são os sintomas dos miomas uterinos?
Algumas mulheres podem ter miomas e serem completamente assintomáticas. Dependendo do número, tamanho e localização dos nódulos, a paciente pode apresentar sintomas geralmente relacionados à menstruação e à fertilidade.
As pacientes, quando sintomáticas, geralmente apresentam menstruações com grande volume de sangue e/ou menstruações que duram muitos dias. Isto poderá trazer desconforto e até anemia em alguns casos.

Os miomas podem levar à infertilidade?
Sim, dependendo do número de localização dos miomas, eles podem levar à infertilidade. Entretanto, quando se trata de infertilidade, diversos fatores devem ser investigados também como a função ovariana e das tubas uterinas, o espermograma do marido, dentre outros vários fatores.

Quais são os tratamentos disponíveis para os miomas uterinos?
De uma maneira geral e resumida, podemos dividir os tratamentos dos miomas em alguns grandes grupos a seguir:

- Tratamento medicamentoso:
Consiste na administração de hormônios ou bloqueadores de hormônios com o intuito de bloquear o estímulo hormonal e fazer com que os miomas parem de crescer ou que, ainda, o sangramento intenso seja controlado.

- Colocação de DIU:
A colocação de DIU com hormônio também tem a função de bloquear ou reduzir a menstruação e reduzir o desconforto causado pelos miomas

- Tratamento cirúrgico:
Existem dois tipos de tratamento cirúrgico: a retirada total do útero que se chama histerectomia e a retirada apenas dos miomas chamada miomectomia. Há também a embolização dos miomas uterinos que consiste em uma técnica minimamente invasiva que interrompe o fluxo sanguíneo para os miomas e desta maneira fazendo com eles diminuam e parem de provocar hemorragias menstruais. A seguir, comentarmos alguns outros pontos deste tipo de tratamento.

Todos os miomas uterinos devem ser tratados?
Não. De uma maneira geral, devemos tratar apenas os miomas sintomáticos, especialmente em mulheres que já tenham a prole constituída, ou seja, que não querem mais ter filhos.

Não desejo mais ter filhos e tenho muitos miomas uterinos que me causam muito sangramento. A embolização é uma boa alternativa para mim?
Sim. Esta é a melhor indicação para fazer a embolização dos miomas uterinos. Como a embolização é um tratamento minimamente invasivo ela, nestes casos, substitui a retirada de todo o útero (histerectomia).

Tenho miomas uterinos e ainda desejo ficar grávida. A embolização é um bom tratamento para mim?
Depende. Se forem poucos miomas e com localização em que a retirada cirúrgica é fácil e com baixo risco, o tratamento mais indicado talvez seja a miomectomia -uma cirurgia onde são retirados apenas os miomas uterinos -, preservando o útero. Entretanto, em alguns casos a paciente pode apresentar múltiplos nódulos ou ainda nódulos em que a retirada cirúrgica seja bastante complexa com risco de perda do útero durante a cirurgia. Nestes casos, a embolização está indicada para tratar os miomas sem risco de perda do útero, especialmente em pacientes que ainda tenham desejo reprodutivo.

Esta imagem já foi obtida com o microcatéter (pequena caninho com menos de 1mm) que é inserido na artéria que nutre o mioma uterino. O mioma aparece como uma bola cheia de pequenos vasos como podemos observar


Como é feita e embolização dos miomas uterinos?
A embolização é um procedimento minimamente invasivo que consiste em uma punção na região da virilha seguido de inserção de um fino catéter que vai até a região dos miomas. Através deste catéter são injetadas partículas que são pequenas bolinhas que ocluem a irrigação de sangue para os miomas. Assim os miomas regridem e deixam de causar sintomas.

Que tipo de anestesia é realizado?
Usualmente fazemos raquianestesia ou peridural para controle da dor e do incômodo no pós-operatório.
 
A imagem mostra a arteriografia seletiva dentro da artéria uterina esquerda e mostra que existem poucos ramos para o mioma. Nestes casos, o radiologista intervencionista emboliza apenas os ramos que vão para o mioma, preservando a circulação uterina
Quanto tempo eu fico internada?
Geralmente a paciente permanece em observação de 12 a 24 horas após o procedimento.

O procedimento dói?
Nos primeiros dias após a embolização é comum sentir algumas cólicas e dor na pelve que são controladas com alguns analgésicos e antiinflamatórios específicos.

Quantos dias devo ficar afastada do trabalho?
No dia seguinte à embolização a paciente pode andar normalmente. Usualmente recomendamos que fique sem dirigir por um dia e sem atividade física intensa por sete dias.

A embolização é um procedimento seguro?

Sim, a embolização é um procedimento realizado mundialmente com excelentes resultados e baixíssimos índices de complicações. Hoje, a embolização faz parte do ROL de procedimentos de obrigatoriedade de cobertura da ANS (agência nacional de saúde). Confira em: http://www.ans.gov.br/a-ans/sala-de-noticias-ans/consumidor/1261-rol-de-procedimentos-2012

Mais informações no vídeo abaixo:



Sobre o doutor Denis Szejnfeld:

Radiologista Intervencionista e Cirurgião Endovascular, o doutor Denis Szejnfeld é especializado em procedimentos minimamente invasivos dirigidos pela radiologia. Tem graduação pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa Casa de São Paulo, Residência Médica em Radiologia pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Especialização em Radiologia Intervencionista e Cirurgia Endovascular pela Faculdade de Medicina da USP e doutorado pela Unifesp, onde atualmente coordena o setor de Radiologia Intervencionista Vascular.

O doutor Denis Szejnfeld possui título de especialista em Radiologia e Diagnóstico por Imagem conferido pelo Colégio Brasileiro de Radiologia (CBR), título de especialista em Cirurgia Endovascular e Angiologia pela Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV) e título de especialista em Radiologia Intervencionista e Cirurgia Endovascular pela Sociedade Brasileira de Radiologia Intervencionista e Cirurgia Endovascular (SoBRICE).
Acesse o currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/5784659077054234

3 comentários:

  1. Olá, tenho vários exames comigo, e acabo ficando meio perdida em relação a este assunto. Tomo anticoncepcional sem parada, mas este uso contínuo não impede os escapes... Em um dos meus exames consta Achados Ultrassonográficos sugestivos de Endometrioma, não podendo afastar cisto dermóide em ovário esquerdo.O outro exame consta cistos em ovários bilateralmente a direita e com aspecto de endometrioma a esquerda. E por fim no ultimo exame consta que não tenho nada e que a endometriose não é profunda... Como pode 3 exames praticamente darem resultados diferentes???
    Eles me dão apenas anticoncepcionais e não tratam, ainda não tenho filhos e meu maior medo é, que isso atrapalhe daqui há alguns anos.

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde,
    Também me encontro na mesma situação que você Anônimo, já passei por vários ginecologistas reclamando das dores horriveis durante a mestruação, porem poucos se importaram em me ajudar, sem contar que tenho uma pia de exames com vários laudos diferentes...
    Mais o ano passado me submeti a uma cirurgia de embolização de miomas, pois segundo o médico era por conta dos miomas que eu tinha tanta dor...pois bem, fiz a cirurgia em junho de 2015 e não diminuiu em nada as minhas dores, fiz o ultrassom e relatou que um dos meus miomas havia sumido com a embolização e que as dores iriam diminuir ainda. E pra piorar passei com uma medica clinica geral e comentei com ela sobre minhas dores, ela disse que suspeitava de endometriose, pediu o exame de ressonancia, fiz e pra minha tristeza deu endometriose profunda e pior ainda que não havia sumido nenhum mioma com a embolização pelo contrario eu tinha dois miomas um de aproximadamente 2 cm e outro de 3 cm segundo os exames que já havia feito anteriormente, e nesta ressonancia deu os dois miomas e um deles estava com 6 cm, como assim?? A embolização não serviu de nada pelo contrario então alimentou mais ainda o mioma e dentro de 1 ano dobrou o tamanho, o meu mundo desabou...Agora estou atras de um medico especialista em endometriose e que realmete ame a profissão e queira me ajuda de fato, pois até agora aonde encontrei ajuda foi em um clinico geral pois nenhum ginecologista quis realmente me ajudar. E quanto aos laudos dos exames anteriores já havia feito uma ressonancia antes de fazer a embolização onde o laudo não deu endometriose somente miomas, mais fiz C 125 onde deu 178, o qual então acusou endometriose,e mesmo assim o ginecologista não cuidou como endometriose e sim como mioma. Então temos que procurar locais confiaveis para fazer nossos exames meninas, pois tem muitos lugares que só querem lucrar e médicos que realmente amem o que fazem e não estão na profissão somente por dinheiro ou por passa tempo, acima de tudo essa profissão lida com pessoas com sentimentos... Desculpem o desabafo meninas, mais estou realmente muito decepcionada por conta de alguns médicos que passei e agora minha situação é seria por conta de negligência. Tenho 30 anos e corro o risco de perder o utero, um pedaço do intestino e não realizar meu sonho de ser mãe. : (

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá , mas como assim , sua embolização não funcionou

      Excluir