segunda-feira, 16 de junho de 2014

O VÍDEO DO SEMINÁRIO SOBRE ENDOMETRIOSE NA CÂMARA DOS DEPUTADOS EM BRASÍLIA!!!

Hoje compartilho com vocês o vídeo do seminário “Debater sobre a Endometriose”, que aconteceu na Câmara dos Deputados, em Brasília, na última terça-feira, dia 10 de junho. Foi um debate muito produtivo, com duração de pouco mais de duas horas e meia. Agradeço, mais uma vez, ao deputado, o doutor Alexandre Rosso, do PSB do RS, a Tania e a todos da equipe por esta oportunidade. Fazia 4 anos e dois meses que eu esperava por esse momento. Minha apresentação foi muito elogiada, tanto pelos médicos, quanto pelo público presente, em especial, pelas portadoras. Fiz minha palestra especialmente para ser apresentada na ocasião, e acho que a parte das estatísticas de outras doenças crônicas não transmissíveis chocou um pouco, já que o número de portadoras é muito maior que qualquer outra doença. Como Capitã da Marcha Mundial pela Conscientização da doença, comecei com minha história, mostrando que os erros de diagnóstico que tive no início dos anos 1990, ainda ocorrem com mais frequência que podemos imaginar, e continuei mostrando histórias de algumas leitoras. 

Daí já mostrei as estatísticas de três doenças crônicas não transmissíveis, e que têm políticas públicas: HIV, Artrite Reumatoide e Lúpus. As duas primeiras atingem ambos os sexos, e a últimatinge mais mulheres, em especial, as negras. Mostrei também dados de países que têm data específica no mês de março para conscientizar sobre a doença. Destaquei a Nigéria, um país pobre africano que, desde 2012, tem um Dia Nacional em prol da doença. Um exemplo que o Brasil deverá seguir, segundo o deputado Alexandre Rosso, que anotou esta e outras sugestõesNão vou contar tudo. Peço que assistem e depois diz o que acharam:  http://www2.camara.leg.br/atividade-legislativa/webcamara/ao-vivo/transmissoes-do-dia/videoArquivo?codSessao=48536 a Gotei muito da palestra do doutor Alysson Zanatta.

Como Capitã da EndoMarcha, já aproveitei e anunciei a próxima data da Marcha Mundial, que será no dia 28 de março de 2015, último sábado do mêsatendendo aos pedidos da maioria que reclamou por ter sido neste ano numa quinta-feira. E para próxima marcha teremos praz paras delegadas se registrarem, porque não haverá nada de útima hora. Não é porque somos brasileiros que temos de deixar tudo para última hora. Comigo não funcionassim. Nada de última hora, e tudo adiantado ao máximo. Vamos ver se agora vai. Do fundo do meu coração peço que levem a sério a doença que está maltratando e tirando a vida de milhões de brasileiras. É preciso a criação de políticas públicas paras endomulheres urgente!! Agradeço a Deus por esta oportunidade, e também, ao sociólogo e endomarido, Paulo Soares, e a querida Adriana Heintz, do Endometriose Brasil, que estiveram presentes comigo neste dia tão especial para mais de 10 milhões de brasieiras. Paulo vai escrever um artigo especial em sua coluna EndoSocial sobre o seminário, dando sequência ao seu último artigo sobre por que é preciso políticas públicas às EndomulheresUm beijo carinhoso!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário