domingo, 19 de agosto de 2012

ESTREIA DO DR. HÉLIO SATO, COM A PALAVRA O ESPECIALISTA!!


É com imenso prazer que anuncio hoje a estreia da coluna do dr. Hélio Sato no A Endometriose e Eu: “Com a palavra, o especialista dr. Hélio Sato”. Todos os meses, ele irá tirar dúvidas de nossas leitoras. Para o blog ser o mais completo do mundo sobre endo, só faltava o apoio de um grande especialista em endometriose. Por isso foi uma felicidade muito grande quando o dr. Hélio aceitou meu convite. Infelizmente, é muito raro ter um bom especialista, ser tratada por um médico que entende de verdade a portadora, a nossa dor, que sofre conosco e que não quer apenas ganhar dinheiro com a nossa doença. Bom, eu sou suspeita para falar sobre ele! Serão quatro perguntas dividas em duas partes.  Hoje, a coluna vai abordar o Allurene e os anticoncepcionais de estrogênio. Já que está um burburinho todo com esse novo medicamento, vamos saber o que o especialista acha sobre ele. Há uma semana, quando cobri o lançamento desse medicamento, leitoras do mundo todo estão se perguntando: “Ele funciona mesmo? É verdade que ele tira as nossas dores?”. A outra questão é sobre o anticoncepcional de estrógeno. No próximo domingo, ele responderá às outras duas perguntas, a da Rosimery Santos e da Ana Carolina, ambas do Rio de Janeiro. Agora, com a palavra o especialista, o dr. Hélio Sato.Continuem votando no A Endometriose e Eu no prêmio Top Blog Brasil. É o blog mais lido do mundo e, agora, o mais completo, rumo ao reconhecimento da endometriose como uma doença social e de saúde pública no Brasil. Beijos com carinho!!

- Dr. Hélio, qual sua opinião sobre o Allurene? Fiz minha sexta cirurgia em 23 de junho e meu médico sugeriu esse tratamento. Quais os benefícios, efeitos colaterais desse medicamento? Patrícia Gastaldi  Gouvêa, de Vitória, ES      

Estive no evento da Bayer®, e de fato, foi muito bem organizado com convidados internacionais para lançamento oficial do Allurene®. O princípio ativo do Allurene é o dienogest que pertence ao grupo dos progestógenos, ou seja, é similar à progesterona. E hoje existem diversas opções de progestógenos no mercado mundial e brasileiro, como por exemplo, componentes com Levonorgestrel, Gestodeno, Medroxiprogesterona, Ciproterona, Drospirenona, etc..... E o que o dienogest tem de diferente? Ainda é cedo para afirmar qualquer consideração. Mas, cabe citar alguns fatos: 
 1. Há pelo menos 30 anos, os progestógenos têm sido utilizados para o tratamento da endometriose e com eficácia de melhora da dor da endometriose em torno de 85% nos estudos apresentados. Assim, para ter relevância médica-científica há necessidade de comparar essa medicação com outros progestógenos. E, infelizmente, não há evidências que o dienogest é melhor que outros progestógenos. 
2. Existe uma pílula chamada de Qlaira® que contém o dienogest e cujo objetivo é a anticoncepção. Ela já está no mercado brasileiro há pelo menos dois anos. A diferença é a presença de estrogênio na pílula (Valerato de estradiol) em alguns comprimidos, portanto, o dienogest tem ação anticoncepcional, bem como, existem algumas alternativas anticoncepcionais hormonais compostos somente por progestógenos na sua composição, como o Cerazatte®, o Depoprovera®, o Contracept®, etc... com ótima eficácia. Portanto, supõe-se que o Allurene® tem efeito anticoncepcional, mas, a empresa sugere o uso de métodos anticoncepcionais associado a ele, desde que não seja hormonais. Ou seja, não se deve usar pílula, injeção, adesivos, anéis vaginais hormonais associados ao Allurene. Com isso sobram os preservativos, o DIU de cobre, dentre outros. 
3. A grande diferença do Allurene® está no texto da bula que o descreve como medicação para endometriose e nas outras alternativas de progestógenos não há este texto. E, para divulgar qualquer objetivo da ação da medicação há necessidade de comprovar sua eficácia, os efeitos colaterais, etc..., ou seja, uma burocracia enorme. E, o Allurene® é o primeiro progestógeno que cumpriu estas demandas. 
4. Finalmente, entendo que a medicação não deve ser autoadministrada e cada paciente deve ser avaliada individualmente. O uso do Allurene® não será a solução para todas as mulheres com endometriose. E, para àquelas que estão bem com o progestógeno utilizado, em minha opinião não há necessidade de trocar seu anticoncepcional para o Allurene®.
5. O mais importante, ainda, é um bom acompanhamento médico e diagnosticar a endometriose o mais precocemente possível. E, neste sentido, ainda, temos um longo caminho para percorrer, mas, muitos avanços têm sido alcançados. E, garanto que há muito empenho médico-científico no mundo inteiro e no Brasil, por alguns grupos que se dedicam para buscar novos métodos para o diagnóstico precoce, tratamento da dor, infertilidade e todos os aspectos negativos da endometriose.

- O uso de anticoncepcionais que contém estrógeno em sua fórmula faz aumentar a endometriose? Hosana Santana, de São Paulo, capital

Não! Pois, o principal componente dos anticoncepcionais é o progestógeno, a quantidade de estrogênio é baixa e, de fato, esse hormônio é somente um “tempero” para diminuir as chances de escapes sanguíneos. Esses escapes são uma queixa muito frequente nas usuárias de pílulas composto por apenas progestógeno e o estrogênio traz uma regularidade ao ciclo.

Sobre o dr. Hélio Sato:


Ginecologista e obstetra, Hélio Sato é especializado e  endometriose e em laparoscopia. Ele tem graduação em Medicina, Residência Médica, Preceptoria, Mestrado e Doutorado em Ginecologia pela Universidade Federal de São Paulo. É pesquisador principal de projeto regular da FAPESP.


Hélio Sato tem certificado em Laparoscopia pela Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e de Obstetrícia. É membro da AAGL (“American Society of Gynecology Laparoscopy”) e é membro associado da clinica GERA de reprodução humana. (Acesse o currículo Lattes do doutor Hélio Sato).


73 comentários:

  1. Parabéns pela matéria Carol e dr. Hélio Sato por sua disponibilidade em responder! Achei bem esclarecedora!
    Bjo
    Patricia Gastaldi Gouvea

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Dr. Hélio por esclarecer dúvidas no blog da Carol. Será de grande valia, com certeza! Beijos da Taís.

    ResponderExcluir
  3. Muito boa esta rubrica. Para muitas mulheres vai ser óptimo! Bom trabalho querida Caroline.

    ResponderExcluir
  4. Dr. Hélio não fiz a pergunto direto para você, pois era uma dúvida geral. Obrigada pela resposta!
    Seja muito bem vindo! Fiquei muito feliz com sua participação no blog.
    Parabéns Carol pela conquista da participação do dr. Hélio! Eu imagino como você deve estar feliz por ele ter aceito o convite.

    Sucesso Carol!

    Beijos

    Hosana Santana

    ResponderExcluir
  5. Muita duvida, em tomar ou não Allurene.

    Descobri que tinha endometriose com 30 anos, após a descoberta de um cisto no ovário e através de exames de rotina. Em junho desse ano, fiz a vídeo laparoscopia, deu endometriose ovariana, o cirurgião tirou o cisto e reduziu os focos de endometriose.

    De la pra cá: Consultei alguns especialistas, cada um com uma opinião. Acho isso muito chato, pois é uma divergência de opiniões, que deixa a paciente confusa.
    Comecei a tomar o Cerazzete depois da cirurgia, o meu cirurgião queria que eu tomasse zoladex de qualquer maneira, consultei outros dois especialistas, sempre informando que descobri a endo em exames de rotina, e ainda não planejei uma gravidez, que isso seria o caso daqui a uns dois anos.
    O segundo especialista me indicou Mirena, como sendo o melhor em tratamento, na Europa e nos EUA, pra tratar a endometriose. O terceiro especialista, me indicou o Allurene, consegui algumas caixas como amostra gratis, e pesquisei o seu alto preço em média de R$ 200,00.

    Enfim, Cerezzete, Zoladex, Mirena, Allurene, a duvida ainda esta no ar.
    Me dei super bem com o Cerazzete, ja vou pra quarta cartela. O que eu queria saber, é o que o Mirena e o Allurene fazem pra endometriose, que o Cerazzete não faz?


    Abraços,

    Vivi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vivi!
      Espero que esteja tudo bem com você.
      Realmente é muito chato essa divergência de opinião, mas em muitas das vezes se faz necessária para alguns esclarecimentos.
      Se quiser postar aqui no blog sua história com a endometriose, escreva um e-mail para carolinesalazar7@gmail.com

      Sua dúvida já está com a Caroline para ser enviada ao dr. Hélio, mas ela precisa saber seu sobrenome, e cidades e/ estado. Poderia nos responder, por favor.

      Beijos, com carinho
      Hosana Santana

      Excluir
    2. Hosana antes de eu enviar um e-mail para a Caroline, segue meus dados para ir adiantando: Viviane Guimarães, São Paulo capital. (vivi)

      Excluir
  6. Ola Hosana, boa noite!!! Muito obrigada por responder. Desculpe a demora pra postar aqui novamente. Vou enviar um e-mail para a Carolina sim, contando a minha história e com os meus dados. Grande beijo (Vivi)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vivi!
      Você está bem?
      Obrigada por sua resposta, breve sua pergunta com a resposta será postada.
      Pode enviar o e-mail a Caroline, ela vai ficar muito feliz em recebê-lo.

      Beijos, com carinho
      Hosana Santana

      Excluir
  7. Obrigada Hosana, eu estou bem sim, graças a Deus, e você?

    Vou enviar o e-mail sim!
    Só uma duvida, quando tiver a resposta, sera postado aqui nessa página mesmo?


    Grande beijo!

    Vivi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vivi!
      Estou bem. Obrigada!
      Não, sua pergunta com a resposta será em um novo post, acredito que logo em breve esteja no blog, assim que o dr. Hélio responder a Caroline ela vai postar.

      Beijos, com carinho
      Hosana Santana

      Excluir
  8. Olá,tudo bem,gostaria de saber se há possibilidade de engravidar tomando allurene,pois não pode tomar nenhum anticoncepcional junto,estou na terceira cartela e continuo com dores na região do nodulo,no meu caso o nodulo fica na parede do abdome 6 mm abaixo da pele,mas sinto dores ardidas como se estivesse cortado dentro,tenho medo de não conseguir identificar a dor de uma gravidez ectopica como diz na bula que pode acontecer,quais cuidados devo ter. obrigada.

    ResponderExcluir
  9. Olá Caroline Salazar, muito prazer, eu estava procurando a entrevista que o Dr. Helio Sato deu no programa Hoje em Dia (não consegui assistir quando passou mas minha irmã e eu que operamos de endometriose me falou da entrevista e fique super a fim de assistir) e o único lugar que encontrei foi no seu blog "A Endometriose e eu", por isso senti vontade de parabenizá-la por este trabalho importante que faz, em auxiliar outras mulheres que sentem os mesmos sintomas mas não tem conhecimento sobre a doença...Muito legal sua iniciativa!!! Eu só descobri que tinha endometriose porque minha irmã já tinha sofrido durante muitos anos, passando em vários especialistas ela não sabia o que tinha, até ser indicada a procurar o Dr.Helio Sato, q tb a operou, e graças a ela já o ter conhecido antes, quando comecei a sentir os mesmos sintomas, foi bem mais fácil o diagnóstico, por isso, aproveito tb o seu blog, para parabenizar o Dr. Helio pelo trabalho digno e excelente que ele faz, graças a ele, hoje após a operação da endometriose, consegui engravidar naturamente, e isso foi o melhor presente que ganhei!!! Por isso divulgo aqui minha história, para que todas as mulheres que tenham ou tiveram endometriose não percam a esperança, eu chorei bastante achando que não conseguiria engravidar pelo método natural, e qual foi minha surpresa quando descobri que estava gravida...Obrigada pela oportunidade e mais uma vez parabéns pelo seu excelente trabalho Caroline Salazar!!!!!

    ResponderExcluir
  10. Olá meu nome é Graciana.
    Fiz uma histerectomia a quaze 4 meses,e continuo tendo dores insuportáveis.
    Tomei DANAZOL e não adiatou,e agora estou tomando ALLURENE mas ainda é cedo pra dizer se esta fazendo bem ou não.
    Mas o que eu queria saber do DR.Hélio é o seguinte:
    Se não existe cura e cirurgicamente os focos voltam em pouco tempo,porque então fazer tantas cirurgias?
    Pensei em ir a SP para uma consulta com um especialista,mas quando penso que vou viajar tudo isso gastar um monte e chegar ai e ouvir o mesmo que tenho ouvido aqui,sinto-me impotente.
    De que adianta ir até SP e ouvir médico dizer:
    A endometriose nao tem cura vc terá que tomar medicação para controlar as dores.
    Ainda não sei aonde os focos estão escondidos nenhum médico descobriu,e sinceramnete ,o que eu mais queria era uma segunda videolaparoscopia, mas quando soube que nao adiantaria saber aonde esses malditos focos estão,desisti de uma segunda vídeo,só serviria pra matar minha curiosidade.
    Ou estou errada.
    Então DR,Hélio me responda por gentileza:
    Se não tenho mais útero e nem trompas,apenas os ovários ,pra que serviria fazer novas girurgias?
    Traria algum beneficio?
    Ninguém faz a mínima idéia de onde os focos se encontram ,pois os exames não mostram nada nunca.
    A não ser o de fezes que deu sangue oculto nas fezes,mas a colonoscopia que serviria para dar a resposta não deu absolutamente nada.
    Gostaria muito de saber sua opinião a respeito de tantas cirurgias e se são necessárias.
    Então saberei se vale apena ir até SP ou não.
    Abraço.
    Meu email é: gracianagd@hotmail.com

    ResponderExcluir
  11. quem tomar allurene pode beber?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônima, querida!
      Não é aconselhável ingerir bebida alcoólica com nenhum remédio, em especial, anticoncepcionais. Aconselho você a procurar seu médico e falar com ele. Beijo carinhoso! Caroline Salazar

      Excluir
  12. ESTOU NA SEGUNDA CAIXA DO ALLURENE ESTOU SENTIDO MUITA COLICA E NAO TENHO MAIS UTERO E NEM TROPAS ISSO E
    O REMEDIO.EMAIL TATIANECARAVALHO1979@HOTMAIL.COM ESSE REMEDIO PODE INGERI BEBIDA ALCOLICA SOCIALMENTE...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tive também muitas dores e desisti do tratamento. Voltei a tomar Cerazette. Quanto as bebidas, não aconselho, pois na bula pede-se que não tome. Volte a procurar seu Ginecologista. É o que eu vou fazer essa semana também. Um grande bjo e força! E Fé! Essa doença não pode nos vencer.

      Excluir
    2. Oi, Tatiane, como vai?
      Se vc quiser posso colocar sua dúvida na coluna do dr. Helio sato para ele responder, o que acha? Como não sou médica não posso responder. Beijo carinhoso! Caroline Salazar

      Excluir
  13. Olá ! Tenho endometriose intestinal profunda, com aderencia do reto ao ovário esquerdo.Tenho lesões também do septo retro vaginal. No útero tenho adenomiose, mas os ovários e trompras estão livres de focos. Fiz tratamento de um ano com Gestrinona, o que me deixou ótima, mas cheia de acne! Desisti depois de um ano. Comecei então o Cerazette. Mas dores esporádicas sempre vinham e fortes, minha ginecologista, após um Congresso me receitou o Allurene. Meninas, que dor. Quase morri. Não consegui chegar ao final da cartela. Voltei ao Cerazette. A Acupuntura tem me ajudado muito, mas novamente estou em crise, tomando Tramadol e Ponstam. Alguém já tomou o inibidor de aromatase ( Femara)? Os inibidores de Gnrh, não quero tomar, acredito que vá ficar pior do que agora, com os efeitos da menopausa induzida. Obrigada!

    ResponderExcluir
  14. Oláaa , bom diaaa !!!..

    tenho uma duvida , há algum risco de engravidar tomando allurene , estou no 15º comprimido e tive relação com meu marido sem preservativo, e depois fui perceber que foi justamente no dia em que era pra estar fértil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Erika, como vai?
      Vou colocar sua dúvida na coluna do dr. Hélio Sato de junho, tá, porque as perguntas de maio já estão com ele. Onde vc mora, cidade e estado, por favor. Beijo carinhoso! Caroline Salazar

      Excluir
    2. Engravidei na terceira cartela da allurene. A gravidez nao evoluiu, mas engravidei sim!!!

      Excluir
  15. Olá, faço tratamento por conta da endometriose que por sinal estava profunta no reto do itestino e nos 2 ovarios...iniciei o tratamento com Cerazette depois tomei 6 injeções no abdome "esqueci agora o nome" e a 5 messes tomo Allurene!! hoje tenho tido boas noticias...a entrometriose do se encontra no meu ovário direito... continuo com o allurene ele tem cooperado com a diminuição do endométrio! venho me tratando com a Medica Jaqueline Guimarães ela atende quanto no Rio e em Cabo frio RJ.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Nubia, seja bem-vinda!
      Fico muito feliz por você estar bem! Isso é o mais importante: ter qualidade de vida. Beijo carinhoso! Caroline Salazar

      Excluir
  16. Oi Caroline,
    Também tenho a mesma dúvida da Erika Coutinho, se posso engravidar tomando Allurene. Ainda to no começo da 1ª Cartela, e meu médico não me passou nenhum anticoncepcional e nem pediu para usar a camisinha.
    Fiz miomectomia, tomei 6 meses de zoladex, tentei engravidar durante 6 meses e nada, agora vimos que to com focos de endometriose nos ovários e meu médico me passou allurene por 5 meses.
    Meu sonho é engravidar, mas tomando medicação fico com medo.
    Obrigada e Parabéns pelo blog, to lendo tudo aos poucos.
    Carolina - Recife-PE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Carolina, como vai?
      Como já foi abordado na coluna, o Allurene inibe a ovulação, portanto, não há a possibilidade de gravidez, mas sabemos que muitas mulheres engravidam tomando anticoncepcional e usando camisinha. Leia mais em: http://aendometrioseeeu.blogspot.com.br/2013/06/com-palavra-o-especialista-doutor-helio.html (copie e cole este link em seu navegador). Acho que quando tem que ser é, mas aconselho a sempre usar camisinha, alias, esse é meu conselho para todas as mulheres. Não só por conta da gravidez indesejada, mas para não pegar nenhuma doença. Beijo carinhoso!!

      Excluir
  17. Gostaria de saber se o mirena pode ser usado junto com o allurene pois tenho tido sangramento e dor ha 04 anos com o mirena e agora o medico receitou o allurene mesmo com o DIU.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Kátia,
      Como vai? Sua dúvida já foi abordada na coluna do doutor Hélio Sato em janeiro de 2013. Leia a explicação dele em: http://aendometrioseeeu.blogspot.com.br/2013/06/com-palavra-o-especialista-doutor-helio.html (copie e cola este link em seu navagador). Beijo carinhoso!! Caroline Salazar

      Excluir
  18. Marcia,
    Estou na primeira cartela de Allurenne, e tive sangramento duas vezes depois que começei a tomar, e sinto muita colica, minha pressão arterial subiu uma vez e sinto muita dor nas costa.....posso engravidar tomando allurene???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcia, querida!
      Como já abordada na coluna, o Allurene é à base de progestogênio e esse hormônio inibe a ovulação. Portanto, não é possível uma gravidez, mas na minha opinião quando uma coisa tem de acontecer, ela acontece. Por isso, é muito importante usar a camisinha. Eu acho que a camisinha é a melhor amiga da mulher, pelo simples fato de prevenir doenças. Leia mais em: http://aendometrioseeeu.blogspot.com.br/2013/06/com-palavra-o-especialista-doutor-helio.html Beijo carinhoso!! Caroline Salazar

      Excluir
  19. LIDIANE
    EU JA TOMEI ZOLADEX E AGORA NO Mês DE JUNHO TERMINEI DE TOMAR ALLURENE E AGORA O MEU MÉDICO MANDOU QUE EU TOMASSE ÁCIDO FÓLICO E IR TENTANDO ATÉ A MINHA PROCIMA CONSULTA.

    ResponderExcluir
  20. BOA TARDE, GOSTARIA DE SABER CAROLINE SOBRE O PROJETO PARA QUEM TEM ENDO, CONVERSEI COM UM DEPUTADO ESTADUAL DA MINHA CIDADE SOBRE UM PROJETO DE LEI PARA NOS MULHERES QUE TEM A ENDO E QUE TENHAMOS AJUDA DO GOVERNO FEDERAL OU ESTADUAL PARA O TRATAMENTO COM OS REMEDIOS QUE SAO CAROS E TB PARA O TRATAMENTO DE REPRODUCAO QUE É BASTANTE CARO. NO MEU CASO TENHO A ENDO HA 13 ANOS TENTEI ENGRAVIDAR E NADA SO TENHO UM OVARIO E AGORA DESCOBRI QUE A ENDO FEZ TIPO UM BLOQUEIO ENTRE O OVARIO E A TROMPA OU SEJA PARA ENGRAVIDAR SO TENHO A OPCAO DE FIV, FUI AO MEDICO E ELE PASSOU O VALOR DE 15.000,00 SO DE MEDICAÇÃO O VALOR É 7.000,00 ENTAO QUERO ORGANIZAR JUNTAMENTE COM VCS PARA QUE POSSAMOS RECORRER AO LEGISLATIVO E SE DER CERTO PARA TERMOS AJUDA DE CUSTO DO GOVERNO.

    ResponderExcluir
  21. Bom dia Caroline! Meu nome é Tatyana. Estou precisando fazer uma doação de 3 caixas de Allurene que estão com vencimento em 2014. É que a pessoa que fazia uso deste medicamento fez a cirurgia e não necessita mais o uso do mesmo. Gostaria de saber se alguém se interessaria por esta doação, sabendo que o custo deste medicamento é alto. Assim ajudamo-nos mutuamente. Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Boa noite. Estou fazendo tratamento por tempo indeterminado com Allurene e, portanto, dado o preço muito alto do medicamento, tenho interesse na doação ou mesmo se quiser me passar as caixas por um valor menor que o da farmácia. Estou comprando 1 caixa por mês e já gastei quase 1000 reais. Penoso! Mas compensa o tratamento, pois estou há 5 meses sem as terríveis dores. Antecipadamente agradeço.

      Excluir
    2. Olá... tenho interesse sim... se vc ainda não doou os remédios!! Obrigada

      Excluir
  22. Olá... Olha leio essas história e fico muito comovida, mas me dá mais força para continuar nessa luta, já que não sou a única... sofro de endometriose desde 2009 qdo fiz a minha primeira video (jpa fiz 3 hehe) e a última foi dia 1 de julho de 2013, fiz a endovaginal no dia 08 do mesmo mes... e estava eu com endometriose ainda... procurei dois médicos que realizam a FIV um diz q não dá pra fazer pois estou com muita endometriose nos ovários, o outro disse que posso fazer a Fertilização tranquilamente... e não sei o que faço, estou tomando allurene... mas as cólicas estão terrives... estou jejuando, orando, pra Deus me dar uma resposta pois não sei o que faço!!! #triste demais!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aínda tem alguma cx pra doar? Pois estou precisando demais!

      Excluir
  23. Estou na luta para engravidar há 3 anos, tenho 31 anos e tenho tantas dúvidas!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, também estou nessa luta, tenho 34 anos, vamos aumentar nossa fé q td vai dar certo, m add no face!

      Excluir
    2. Olá Meninas! Me chamo Luciana, também estou nessa luta a 2 anos, tenho 36 anos... depois que descobri ter endometriose, tomei duas cartelas de Qlaira e agora estou na primeira de Dienogeste 2mg... Mas não podemos perder a Fé! Fiquem com Deus! Beijos

      Excluir
  24. Estou tomanando allurene a 22 dias, minha regra desceu no 7º dia, o fluxo está bem menor, mas até agora não foi embora, já tem 15 dias, antes do allurene eu facava 8 dias mas com muita emorragia e cólia, porém não sinto cólica, será que vou ficar assim, enquanto tiver tomando allurene

    ResponderExcluir
  25. Boa tarde!!Estou tomando Allurene há 1 ano. E engravidei na terceira cartela. A gravidez não evoluiu, mas engravidei, sim , tomando o allurene. Não tenho sintomas neunhum, até emagreço com ele.

    ResponderExcluir
  26. ola meu nome e Jessica tenho 23 anos casada a 5 anos a 3 dias descobri que tenho endometriose no ovário direito estou muito confusa pois queria engravidar minha ginecologista me passou Allurene por seis meses e ainda tenho muita duvida

    ResponderExcluir
  27. Olá!Gostaria de saber do doutor quanto tempo em média leva para engravidar fazendo o uso de Allurene? já estou tomando há dois meses obrigada!

    ResponderExcluir
  28. Boa Noite,

    Tenho endometriose profundo com infiltração no intestino, a 10 cm acima do reto. O meu médico me receitou Allurene por no máximo um ano. Ele disse que esse remédio ia fazer a Endo sair do meu intestino. Saindo ele ia conseguir fazer a vídeo sem mexer no intestino. Isso procede? Me ajudem por favor...

    ResponderExcluir
  29. DESCOBRI QUE TENHO ENDOMETRIOSE HÁ UNS 3 ANOS, TOMEI ALLURENE POR 4 MESES E QUASE MORRI DE TANTA CÓLICA E O SANGRAMENTO FOI ININTERRUPTO E INTENSO. NOS 2 PRIMEIROS MESES MINHA GINECO DISSE QUE ISSO ERA NORMAL, QUE MEU ORGANISMO ESTAVA SE ADAPTANDO A NOVA MEDICAÇÃO, MAS FICAR ESSE TEMPÃO SANGRANDO PRA MIM NÃO ERA NADA NORMAL, AFINAL DE CONTAS QUEM ESTAVA PASSANDO POR TODOS OS INCOMODOS E AS DORES ERA EU, ENTÃO APÓS 4 MESES DE USO EU PAREI DE TOMAR. CONTINUO USANDO ANTICONCEPCIONAL MESMO. FIZ UMA FIV NO ANO PASSADO QUE NÃO VINGOU...SÓ DEUS NA CAUSA...



    ResponderExcluir
  30. Olá Caroline, Boa Noite !!
    Há seis meses fiz um video ao qual retirei a trompa e o ovário direito e constatou-se o grau IV, Tentei engravidar mas tive uma péssima notícia do problema de motilidade do meu esposo mesmo fazendo tratamento com clomifene. Foi me receitado o Allurene, infelizmente fiquei desempregada e o remedio é 200,00. Da mesma forma estou tomando com ajuda de todos financeiramente, mas estou com o sangramento direto há 10 dias.
    Você sabe se atualmente há alguma possibilidade de entrar com processo na justiça para consegui gratuitamente pelo SUS? Estou muito assustada e temendo que a doença volte novamente nesse espaço de tempo.

    ResponderExcluir
  31. Bom dia! Tenho dúvidas sobre endometriose e cicatriz profunda, em especial em mulheres que sofreram cirurgia de parto. Ambos sugerem aderência e comprometem os órgãos como intestino e chegam a atingir o nervo ciático, causando travamentos; incontinências fecais e urinárias, além das dores abdominais. Será que o Dr. Hélio Sato pode comentar experiências e conhecimentos da medicina, a respeito.
    Obrigada
    Dora

    ResponderExcluir
  32. Boa tarde, há dois tentando engravidar , e cada mês uma frustração, descobri que tenho endometriose , isso acabou comigo , meu medico me passou o Allurene , porém ao verificar os comentários acima , mesmo tomando a medicação a gravidez ainda é impossível , já marquei minha primeira cirurgia , agora quero que respondam sinceramente , ou se tem alguém aqui, que já engravidou depois da medicação ? ou durante a mesma ?

    ResponderExcluir
  33. Olá, Caroline! Tudo bem?
    Usei allurene por 9 meses e agora parei para começar a tentar engravidar. Quanto tempo será que demora para o corpo começar a responder e voltar ovular ?
    Minha menstruação ainda não desceu... somente escape mesmo.

    Poderia me ajudar?

    Obrigada

    ResponderExcluir
  34. Olá, Dr Hélio. Uso DIU Mirena há cinco anos, portanto, está na hora de retirá-lo. Mas o cabinho ficou para dentro. É preciso procedimento cirúrgico para retirá-lo.?
    O ginecologista pode retirar em consultório mesmo? Grata
    Sophia

    ResponderExcluir
  35. Boa noite
    Em março do ano passado fiz uma ultra-sonografia transvaginal e o resultado foi miohipertrofia uterina + endométrio heterogêneo + ovário direito micropolicistico e o ovário esquerdo não foi localizado + processo inflamatório pélvico (endometriose pélvica) .
    Levei o resultado para a ginecologista e ela passou o Qlaira para eu tomar durante 1 ano , mais so tomei 5 caixais porque o remédio me causava muitas dor de cabeça , dimiui a libido e eu passa o mês todo com os seios doloridos e quando a menstruação não vinha sentia muita dor no pé da barriga era horrível. Então essa semana voltei pra ela e ela passou Allurene para tomar durante 1ano .A minha dúvida é a seguinte : a minha menstruação era para vir dia 4 desse mês e ate agora nada .E desde ontem não sinto colica mestrual só os seios doloridos é normal pra quem tem endometriose (ainda não comprei o Allcurene para tomar) aqui onde moro custa R$ 200,00. Tenho que me cadastrar para ter o desconto.Me sinto confusa pois a Minha menstruação tem mês que não vem , atrasa e quando vem o pe da barriga fica tão dolorido que eu não posso nem tocar , prende o intestino, solta o intestino e dores na coluna lombar que desce para o ânus é horrível

    ResponderExcluir
  36. Já tive endometriose e ja retirei ele faz 1 ano e meio. Hoje estou super bem. Estou tomando acido folico a 22 dias ja posso tentar engravidar ou tenho que esperar mais tempo?

    ResponderExcluir
  37. Sangramento durante o tratamento com Gestinol ou Mirena tem risco de ampliar os focos de endometriose?
    Pergunto isso pq fiquei com uma enorme interrogação na cabeça. Meu médico sempre me explicou que é só com a suspensão da menstruação que se reduz os focos e consequentemente os sintomas. Só hoje, através de pesquisas, entendi que existe um rigor conceitual que pode mudar tudo: os sangramentos que temos durante o uso de anticoncepcionais NÃO SÃO MENSTRUAÇÃO. Quando comecei a observar escapes durante o uso do Gestinol fiquei perturbada, porque pra mim sangue equivalia a menstruação, e com essa diferenciação eu devo concluir que esse sangue que surge durante nosso tratamento é inofensivo e não promove a expansão dos focos? Amplio a pergunta para os sangramentos do Mirena pois é o método que vou adotar a partir dessa semana. Abraço fraterno em todas endoguerreiras!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É a mesma dúvida que estou tendo, Bia Aloyá. Fiz uma vídeo em abril e coloquei, no mesmo procedimento, o Mirena. De lá pra cá não paro de sangrar. Medo dos meus focos voltarem por conta desse escape...

      Excluir
  38. Carol,

    Olá flor! Meu nome é Angélica
    Conheci seu blog agora. Em um dia de pura dor e ansiedade, pois já não sabia mais o que fazer. Meu caso é delongado e não vou relatar agora; Mas descobri toda esta comorbidade, no meu caso a adenomiose. Após uma gravidez gemelar em ambas as trompas já estava com várias aderências antes da video. E após o procedimento pnde retirei ambas as trompas. Continuo com mais dores. Além de uma distensão no quadril e alterações intestinais que meu gastro está investigando. Enfim preciso muito de uma indicação aqui em BH. Tenho peregrinado em muitos ginecologistas sem sucesso. E como ainda pretendo engravidar , agora por FIV e o relógio biológico corre. Preciso muito de uma boa e certeira indicação. Coloco me a disposição de vcs. , pois passando por esta problemática. Tenho vivenciado toda luta e dificuldades de companheiras no SUS e nos planos de saúde. Sou psicóloga com mestrado em educação, e atuo na coordenação de programas públicos. Quero muito militar com vcs nesta nobre causa. Sabemos que DEUS tem seus propósitos, que são imensamente superiores aos nossos. E que tudo coopera para o bem, e para no fim ser um testemunhal vivo de nossa melhoria e aprimoramento. Espero bater um bom papo com vc pessoalmente um dia. Parabéns pelo lindo trabalho.

    ResponderExcluir
  39. olá boa tarde!!!!! meu nome é Elaine,sofro com endometriose desde de 2009 e agora o gineco passou Elani 28 que não parei de sangrar.por conta propria pesquisei e descobrir o cerazzete que pelo menos diminuiu o fluxo e as colicas.

    ResponderExcluir
  40. olá boa tarde!!!!! meu nome é Elaine,sofro com endometriose desde de 2009 e agora o gineco passou Elani 28 que não parei de sangrar.por conta propria pesquisei e descobrir o cerazzete que pelo menos diminuiu o fluxo e as colicas.

    ResponderExcluir
  41. Boa noite, tenho seios muito inchados e doloridos o tempo inteiro, gostaria de saber se posso usar o gestrinona para diminui-los ou se há outro medicamento?

    ResponderExcluir
  42. Olá fui a uma Ginecologista e falei meus sintomas para ela. Muitas cólicas menstruais e essas vinham aumentando ao longo dos meses, ela me passou um anticoncepcional e me disse que se tornasse a sentir dores de cólicas teríamos que iniciar um tratamento. Daí quando retornou disse a ela que voltei a sentir dores, então ela me disse pra gente iniciar um tratamento com Aleurax (dienogeste), para tratar a endometriose, e que apos 4 meses do tratamento veriamos como a doenca esta. No entanto ela nao me deu nenhum diagnostico definitivo, gostaria de saber se eu não tiver a doença e mesmo assim tomar os remédios quais são os efeitos disso?

    ResponderExcluir
  43. Tomei Allurene por 3 anos. Parei faz 17 dias e ainda não menstruei . Isso é normal?

    ResponderExcluir
  44. Para mim o Allurene foi excelente! Melhorou muito a minha endometriose e acabou com as dores e o sangramento. O custo vale o benefício!

    ResponderExcluir
  45. Para mim o Allurene foi excelente! Melhorou muito a minha endometriose e acabou com as dores e o sangramento. O custo vale o benefício!

    ResponderExcluir
  46. Boa tarde...estou quase no final da primeira cartela de dienogeste e ainda tenho dores tds os dias...e minha gineco tbm me indinco tamisa 30 junto com dienogeste 2mg o que vcs podem me dizer a respeito

    ResponderExcluir
  47. Boa tarde Caroline,
    Seria possível perguntar ao Dr. Hélio se mesmo com o tratamento de Dienogeste 2mg por 1 ano é normal ter cólicas constantes?
    Tenho endometriose severa e adenomiose.Tenho endometriose no intestino e já extrai uma parte, inclusive já extrai uma trompa e um ovário...
    Passo em dois especialistas em ambos dizem que infelizmente tenho que conviver com isso. Mas é impossível conviver com a dor.
    Gostaria de saber se isso é normal com o tratamento.

    ResponderExcluir
  48. Boa noite
    tomo o anticoncepcional tamisa, fui diagnosticada com endometriose meu medico mandou tomar dine dienogeste, perguntei se faz algum efeito com o anticoncepcional ele disse que não que poderia continuar normalmente. só que esse mes a mestruação atrasou sendo que tomo o concepcional certinho . é possível o dienogeste ter cortado o efeito do antcon

    ResponderExcluir
  49. Boa tarde ! Faço uso do allurene é possível engravidar tomando ele ? Quais risco se isso acontecer ?

    ResponderExcluir
  50. Boa tarde ! Faço uso do allurene é possível engravidar tomando ele ? Quais risco se isso acontecer ?

    ResponderExcluir
  51. Faço o uso de Allurene a minha médica informou para utilizar método dá camisinha mais infelizmente não usei em um dos dias se caso vier a engravidar o Allurene pode trazer problemas para o bebê ....?????

    ResponderExcluir
  52. Bom dia. Gostaria de saber se faz mal tomar bebida alcoólica tomando dienogeste e Cerazette

    ResponderExcluir
  53. Olá,eu usei allurene por 6 meses devido a endometriose, agora minha médica passou a depois proverá e disse pra continuar com o uso do allurene durante os 3 primeiros meses, ha alguma possibilidade dele cortar o efeito da injeção por ele ser tipo antibiótico?

    ResponderExcluir