domingo, 25 de março de 2012

OS PRÓS E OS CONTRAS DAS PÍLULAS ANTICONCEPCIONAIS!!

Devido ao sucesso do último post, As vantagens e desvantagens do uso do anticoncepcional, deixo duas matérias de grandes veículos que também falam obre os prós e contras das pílulas anticoncepcionais. Mas é claro que tudo depende também da reação de cada organismo. Estas duas matérias apontam o que novos estudos falam sobre o tema.  Estou preparando posts inéditos, que já pretendo colocar aqui esta semana. Espero que curtem!! Beijos com carinhos!!

Menstruação interrompida: prós e contras

Por Romy Aikawa

Antes que se livrar da menstruação, saiba quais são os prós e contras

O que dizem os especialistas?

Suspender a menstruação já deu e ainda dá muito o que falar. Quem pôs lenha na fogueira foi o ginecologista baiano Elsimar Coutinho, quando lançou o livro Menstruação, a Sangria Inútil, em 1996. A partir daí, surgiram diferentes medicamentos à base de hormônios que interrompem o ciclo com a promessa de reduzir chateações típicas daqueles dias. O tema virou polêmica, dividiu a opinião dos médicos e, pior, confundiu a cabeça das mulheres. A boa notícia é que toda essa controvérsia serviu de estímulo à realização de um estudo científico que testou cada um desses métodos para responder definitivamente se vale a pena parar de menstruar.

Vamos entender o porquê de toda a discussão. Para Elsimar Coutinho, suspender a menstruação não só livra a mulher de um incômodo mensal como é o melhor tratamento contra anemia, endometriose (inflamação do revestimento interno do útero), mioma (tumor benigno do útero), cólica e tensão pré-menstrual. Até existe um certo consenso entre os especialistas quanto ao uso de hormônios para tratar doenças, mas boa parte deles discorda da prescrição para casos de TPM ou apenas pela praticidade de não menstruar mais. Entre os principais motivos da turma do contra está o fato de que, com a suspensão, perde-se o papel sinalizador da menstruação de que o óvulo não foi fecundado ou ainda que está tudo correndo bem com o organismo — a ausência do sangramento regular pode indicar, por exemplo, problemas nas glândulas tireoide e suprarrenal. Eliezer Berenstein, autor do livro A Inteligência Hormonal da Mulher também defende que o cérebro feminino é inundado por hormônios ao longo de todos os meses e, ao interromper a menstruação, a harmonia desse ciclo ficaria comprometida, interferindo até no nosso temperamento.

Tira-teima dos hormônios:

Essas questões foram colocadas à prova num estudo científico do Centro de Apoio à Mulher com TPM do Hospital das Clínicas de São Paulo, ligado à Universidade de São Paulo (USP). Durante dois anos, foram acompanhadas voluntárias que queriam bloquear a menstruação por sofrer de TPM intensa. O objetivo era verificar o nível de eficácia dos medicamentos disponíveis no mercado: checar se amenizavam os sintomas, interrompiam mesmo a menstruação e apresentavam efeitos colaterais. As moças foram divididas em grupos e se submeteram à injeção trimestral, pílula anticoncepcional utilizada sem interrupção e implante de progesterona.

Os primeiros resultados, revelados à BOA FORMA, já apontam alguns dados decisivos: nenhum dos métodos adotados conseguiu interromper completamente a menstruação de todas as voluntárias — houve pequenos sangramentos irregulares chamados pelos ginecologistas de spotting. Nesse ponto, o que teve maior eficácia foi a injeção trimestral. No entanto, algumas mulheres engordaram de 2 a 6 quilos! Em relação aos sintomas físicos da TPM (inchaço, cólica e dor de cabeça), o implante, que suspende a menstruação por até três anos, apresentou a melhor atuação. Vale destacar que sintomas emocionais como ansiedade e irritação foram melhor combatidos com antidepressivos. Mas, novamente, apenas 50% das usuárias não menstruaram.

Quanto às pílulas, ficou claro que a probabilidade de efeitos colaterais é proporcional à dosagem hormonal. A que possui grande quantidade de estrogênio sintético pode causar efeitos similares aos da TPM. ”Ao interferir nos processos naturais do organismo, todos os medicamentos apresentam vantagens e desvantagens“, explica Mara Diegoli, coordenadora do estudo e autora do livro TPM – Vencendo a Tensão Pré-Menstrual. Segundo ela, há situações em que a suspensão da menstruação pode até salvar vidas.
Por exemplo: no caso de doenças que se agravam com a gravidez, mulheres com problemas de coagulação do sangue ou quem sofre com convulsões durante a menstruação. De modo geral, no entanto, Mara defende a adoção de outras medidas terapêuticas. ”Mesmo para endometriose, mioma e anemia existem outras formas de tratamento“, pondera a médica. Agora, se é a maldita da TPM que está fazendo você infeliz, a especialista continua apostando no famoso trio atividade física + alimentação + suplementos como as vitaminas B6, E, magnésio e óleo de prímula. Sexo também ajuda muito: o orgasmo reduz a tensão, a irritabilidade e a congestão pélvica. Quer remédio melhor?
Fonte: revista Boa Forma: http://boaforma.abril.com.br/comportamento/saude-mulher/menstruacao-interrompida-pros-contras-489481.shtml




Pílula anticoncepcional pode diminuir a libido da mulher

RIO - Mulheres que tomam a pílula anticoncepcional podem sofrer com a perda de libido, indica um novo estudo feito por alemães e publicado no "Journal of Sexual Medicine". Outros métodos hormonais, como os implantes subcutâneos, também costumam afetar o desejo sexual da mulher, disseram os pesquisadores.
- Os problemas sexuais podem ter um impacto negativo na qualidade de vida e no bem-estar feminino, independente da idade. A falta de desejo sexual é um problema comum, que atinge cerca de duas em cada cinco mulheres - afirma a pesquisadora Lisa-Maria Wallwiener, da Universidade de HeidelBerg, na Alemanha.
Segundo ela, a perda de libido feminina é multifatorial. Estresse, filhos, excesso de trabalho e uma vida afetiva ruim pode alterar o desejo sexual delas. Porém, nos útlimos anos, cientistas estão dando mais atenção aos contraceptivos hormonais e seus efeitos na vida sexual das mulheres.
O estudo alemão avaliou 1.046 mulheres em idade fértil que tomavam pílula há pelo menos seis meses. Destas, um terço tinha algum tipo de disfunção sexual, que variava da perda total da libido, passando pela dificuldade de chegar ao orgasmo e até mesmo dor durante o ato sexual.
Segundo os pesquisadores, o maior problema da pílula é que ela diminui os níveis de testosterona, hormônio que ajuda a aumentar o desejo sexual em homens e mulheres. Quando a testosterona está muito baixa, fica difícil sentir vontade de manter relações sexuais. Nos testes feitos pelos pesquisadores, as mulheres que tomavam pílula tinha o nível mais baixo de satisfação sexual. As que usavam somente a camisinha tinham o maior. Associar o cigarro ao uso do contraceptivo, afirmam os alemães, prejudica ainda mais a libido.
- O resultado é muito interessante, pois em um futuro próximo poderemos determinar que combinações de hormônios melhoram ou pioram a satisfação sexual. Hoje já existem vários tipos de pílula e a mulher que não se adapta a uma pode trocar por outra. Daqui a pouco, saberemos exatamente o que afeta ou não a libido feminina.
Fonte: jornal O Globo on-line: http://oglobo.globo.com/saude/pilula-anticoncepcional-pode-diminuir-libido-da-mulher-3012939

24 comentários:

  1. Infelizmente todo remédio tem seus efeitos colaterais, mas a pilula tem ficado cada vez melhor, e é uma das melhores invenções

    Carol, se desse, gostaria de saber sobre a cirurgia de endo, muitos dizem que ela pode ser pior, outros que em muitos casos, só ela pode ser útil para acabr com dores muita fortes. Vc sabe informar se existe a possibilidade de aparecere mais focos depois da cirurgia? Ou realmente, em alguns casos, pode ser a melhor solução? Se possível' queria saber qto vc pagou em suas cirurgias.

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Patrícia,
      Concordo plenamente com vc. A pílula, sem dúvida, foi uma das melhores invenções da medicina, mas como quase todos os remédios, possuem seus efeitos colaterais. Sobre a cirurgia, em muitos casos, ela é essencial para controlar a endo. Mas não vou mentir pra vc que, a partir da primeira, a chance de operar novamente pode aumentar. Veja o meu caso: operei em julho de 2010, pois meu abdômen estava todo aderido. Segundo a biópsia, meus focos estavam inativos, ou seja, não tinha foco de endo ativo. Um ano e meio depois, meus focos voltaram e em lugares que eu não tinha antes. Ou pelo menos nenhum exame mostrou e nem a cirurgia que fiz. É uma doença muito louca e complexa. Mas vc tem de confiar em seu especialista. Se vc não tiver muita dor, enquanto der para controlá-la com remédios, melhor. Porém, cada caso é um caso. Vc pode operar e não ter mais endo. Em muitos casos, a cirurgia pode ser uma solução. Pode acontecer, porque não. Eu sempre tive muita fé de que faria apenas uma cirurgia. Infelizmente, terei de ir para a segunda, em breve. Mas isso não me assusta, sei que sou forte para superar todas as cirurgias necessárias. Eu fiz pelo meu plano, mas se vc morar em São Paulo, eu indico o ambulatório de endometriose da Unifesp, que tem um atendimento maravilhoso pelo SUS. Se precisar de ajuda escreva para carolinesalazar7@gmail.com, que lhe passo os contatos de lá. Beijos com carinho!!

      Excluir
  2. Oi Carol! Tudo bem? Primeiro, parabéns pelo blog.
    Segundo: Eu queria flar e saber mais sobre o Zoladex. Sei que o assunto é o anticoncepcional.
    Mas eu queria saber se vc já usou Zoladex e o que tem a dizer a respeito.

    Tenho lido muito a respeito e tenho lido depoimentos dizendo que houve melhoras, porém, em contrapartida, tenho ido muito mais depoismentos dizendo o quanto essa medicação trouxe mais problemas que a endometriose e pelo que ele causa, não houve mudanças significativas na doença, o que seria a única justificativa pra entrentar tais efeitos colatereis. Li mais de uma pessoa dizendo que teve problemas dentários e nos seios.

    Será que vale a pena tomar tal medicação que trás mais problemas e que a endometriose?

    Tenho lido muito também sobre mulheres que depois da ciruria, ou mesmo sem a cirurgia, mudaram drasticamente seu estilo de vida, em relação a alimentação, noits melhores dormidas, exercícios físicas e anticoncepcional.

    Os efeitos colatereias do Zoladex são muito sérios e não é sempre que dão resultado? Será mesmo que é um aopção a se considerar? Será q vale a pena correr o risco de ter outros problemas além da endo? Estou confusa.

    Nessa matéria da Boa Forma que você publicou, tem uma frase que diz: ”Mesmo para endometriose, mioma e anemia existem outras formas de tratamento“

    Me assustei muito com esse depoimento: http://www.api.adm.br/smf4/index.php?topic=118.0

    Se você pudesse falar sobre essa medicação, agradeceria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Anônima,
      Já escrevi um artigo sobre o Zoladex chamado do Gestinol (anticoncepcional) à Menopausa (Zoladex). Mas anotei sua sugestão e com certeza abordarei novamente o assunto. Esse remédio é um análogo de LHRH, é muito usado para tratar doenças autoimune, como a endo e alguns tipos de cânceres, como o de mama, de útero de próstata, dentre outros. Infelizmente, os focos de endo já implantados em nosso corpo não são expelidos pelo nosso organismo, eles ficam lá e podem se multiplicar a casa ciclo. Isso mesmo sem a menstruação. Na verdade, quando tomamos AC contínuo, não se realiza apenas a ovulação, mas nossos ovários continuam produzindo hormônios. Por isso, muitas de nós, e foi o meu caso, temos dores mesmo sem menstruar ou até mesmo fora do período menstrual. Com o Zoladex entramos em menopausa induzida. Com a supressão do hormônio LHRH em nosso corpo, não há a liberação de estrôgeno e, com isso, os focos não se multiplicam. O único problema desse tratamento, é que seus efeitos colaterais são os mesmos de uma mulher numa menopausa natural, só que nesse caso, a menopausa é induzida. Outra desvantagem é que em casos como o meu, eu entrei em menopausa induzida aos 31 anos, o meu corpo não estava preparado para isso. Nesse caso, os efeitos colaterais são bem mais fortes, dos de uma natural. Eu tinha muitas dores de cabeça, que me fizeram parar no PS, pois nem uma caixa de Neosaldina adiantou. Quando falei que estava sob efeito do Zoladex, o médico me receitou outro remédio para combater a enxaqueca, o Cefalv, que tomo até hoje. Muito, mas muito calor, fogachos de calor. Após dois anos, ainda sinto esses efeitos, pois transpiro bastante, muito mais do que antes. E eu tomei apenas uma dose da 10,8, a mais forte. Mas todo bom resultado tem seu preço. Se seu médico optar pelo Zoladex, não contraria. Experimente e se precisar de mim, estarei aqui para ajudá-la. Espero ter esclarecido um pouco, mas esta é a minha opinião, mas não médica, ok. Beijos com carinho!

      Excluir
  3. Correção: Tenho lido muito também sobre mulheres que depois da cirurgia, ou mesmo sem a cirurgia, mudaram drasticamente seu estilo de vida, em relação a alimentação, noits melhores dormidas, exercícios físicas e anticoncepcional, tiveram suas vidas quase nem afetadas mais pela endo como antes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Anônima,
      Com certeza, uma alimentação balanceada, em especial, rica em fibras, ômega 3, frutas, etc, aliada à rotina de atividades físicas nosso corpo agradece e muito. Mas tudo depende de cada organismo, de cada endo. Seria muito bom, se todas nós mudássemos nossos hábitos e ficássemos curadas. Eu mudei meus hábitos, mas continuo com dores. Eu já fui atleta e adoro caminhar. Experimente vc e depois venha nos contar o que aconteceu. Já estou na torcida, boa sorte! Beijos com carinho!!

      Excluir
  4. http://www.medicinanet.com.br/bula/5587/zoladex.htm Essa bula é assustadora, esse remédio é muito agressivo.

    ResponderExcluir
  5. Desculpe, mais um comentário: http://blog.opovo.com.br/fisioterapiaesaude/endometriose-tratamentos-alternativos-diminuem-os-sintomas/ Alguém sabe se unha de gato pode ser tomada junto com AC?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Anônimo,
      Gostei do artigo, muito bom. Aliás, já postei aqui um estudo realizado pelas universidades federais, de São Paulo, a Unifesp, e a do Maranhão, a UFMA, onde é comprovado que a unha-de-gato tira a dor e pode diminuir os focos. Estou com a minha receita, que peguei na Unifesp, em março, mas ainda não tomei. Assim que eu tomar, farei um artigo no blog. Como a unha-e-gato é um remédio natural, acho que pode ser ministrado junto com AC. Eu tomo AC contínuo e, mesmo assim, o médico me receitou a unha-de-gato. Vou me informar com algum especialista e volto a responder. Beijos com carinho!!

      Excluir
  6. Infelizmente mtos medicos nem operam se a pessoa nao tomar zeladex, ja li duas melheres falando isso. Pelo jeito, msm tendo bons resultados em alguns organismos, essa medicação pode trazer problemas mto sérios, como perda ossea!

    Agora vejam q interessante essa frase: A falta de perspectiva de se curar da doença e os efeitos colaterais produzidos pelos modernos tratamentos hormonais são alguns aspectos que exercem impacto emocional negativo, o que frequentemente leva mulheres à depressão, à baixa auto-estima, além de contribuirem para o agravamento dos sintomas físicos ― como a dor. Atualmente há várias opções de tratamento disponíveis; entre elas está a acupuntura.

    Esse tipo de remédio afeta muito o pscicologico tbm, o que é pessim pra essa doença q ja mexe tanto com nosso emocinal.

    Uma matéria ainda mais interessante: http://www.corposaun.com/fitoterapico-tratamento-endometriose/14192/ Mas acredito que essa medicação (unha de gato e uxi) nao sao tomadas com ac ou outro tratamento hormanal. Mas voltando a falar do assunto do tópico, o AC pode ser um bom aliado. Acho q inclusive melhora casos de despaurenia nao mto graves.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Patrícia,
      De fato, muitas terapias alternativas são ótimas para combater a endo. Eu fiz acupuntura por mais de um ano, na ABA, gratuito. Era ótimo, mas eu não ficava muitos dias sem dores. Porém, eu passava uns dois ou três, o que para mim era uma maravilha. É impressionante, como o alívio é imediato, após a aplicação ou retirada das agulhas. Vale muito a pena tentar. Eu gostaria de fazer mais, mas como não conseguia frequentar, por causa do trabalho, eles pararam de me ligar. Muitos médicos pedem às pacientes que tomem Zoladex, antes da cirurgia e, isso, aconteceu comigo. Eu tomei e aliviou um pouco as dores, mas não completamente. E isso é o certo. Mesmo com mais efeitos colaterais e nada pouco agradáveis, o Zoladex, pelo fato de inibir a produção de estrógeno, um de nossos hormônios sexuais, tem mais chances de melhorar a endo do que o AC. Eu tomo AC e a minha endo voltou. Escute o seu médico, se vc morar em São Paulo e precisar de ajuda, escreva para carolinesalazar7@gmail.com, que lhe indico a Unifesp. Beijos com carinho!!

      Excluir
  7. A frase li aqui http://www2.mtc.med.br/mtc/home/default.asp?titulo=Endometriose515&staticpage=yes&sub=515

    ResponderExcluir
  8. Obrigada, vou procurar seu post sobre o zoladex, mas valeu pela resposta. Você tomou só por um período ou usa sempre?

    Tomara que o unha de gato seja últil pra você, sofrer com esses efeitos colaterais nao deve ser facil. Na verdade eu ainda não sei se preciso de Zoaldex, mas quando soube que é um dos tratamentos me assustei, principalmente pq pode causa problemas de perda ossea e nódulos no seios, dois problemas que tem pessoas de minah familia ja tiveram e sofreram bastante. Nao quermo tomar algo que me faça ter uma chance grande de ter esses e outras problemas, mesmo que pra tratar outra doença. a não ser que seja a única opção, mas ainda estou no aguardo de alguns resultados de exames e consultas.

    Ja me exercico e me alimento bem e não costumo ter dores, talvez tenha alguma relação com isso ou não, já que cada endo é uma. Obrigada pela resposta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Patrícia,
      Tudo bem com vc? Eu tomei apenas uma dose do Zoladex 10,8, antes de minha primeira cirurgia, mas meu médico queria me receitar de novo, após esta cirurgia, mas não aceitei, pois sofri muitos efeitos colaterais. Porém, como os focos voltaram, após um ano e meio desta primeira operação, talvez terei de reconsiderar esta ideia muito em breve, após minha segunda cirurgia. Vamos ver. Boa sorte em seus exames. Volte para contar como está seu tratamento e qual está fazendo. Beijos com carinho!!

      Excluir
  9. http://veja.abril.com.br/040505/p_122.html
    "Os análogos de GnRH podem ser usados por apenas nove meses", diz o ginecologista Rui Ferriani, professor da Universidade de São Paulo e um dos autores da pesquisa publicada na Human Reproduction. "Se o tratamento ultrapassar esse período, os riscos se tornarão maiores do que os benefícios."

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adorei esta matéria! Obrigada por compartilhar conosco. Eu não sabia que este remédio só pode ser aplicado por nove meses. Conheço pessoas que tomam há anos, acredita. O pior é que, no caso dela, o Zoladex é a única opção para ela ainda ter um pouco de qualidade de vida. Se precisar de algo, estou por aqui. Beijos com carinho!!

      Excluir
  10. Não tomei o zoladex, e pretendo não tomar, a não ser que seja minha salvação. Pedirei uma receita para os tratamentos naturais.

    Obrigada pela resposta Caroline. Ja estou me informando melhor com o meu convenio, e sobre o ambulatorio. É que além do medico gosto de pesquisar sobre outras opiniões, de pessoas que passarm por cirurgia ou outros médicos.

    ResponderExcluir
  11. Obrigada tbm pelo seu comentário em relaçao a acumputura. Visitarei o blog sempre.

    ResponderExcluir
  12. Olá.. venho tirando todas as minhas duvidas a respeito da Endometriose pelo seu blog, ainda não fui diagnosticada de exato, porém tenho todos os sintomas, os médicos já me fizeram pedido de varios exames e agr que consultei um outro médico me pediu mais um trans. Gostaria de saber se quando é feito o tratamento com o anticoncepcional (Gestinol 28 no meu caso, ja estou tomando a 4 meses) se é normal ter a menstruação e tomar medicamentos para ela cortar e diminuir a dor insuportavel que sinto, pois estou tomando um medicamento para cortar a minha menstruação e o medicamento não está cortando ela de jeito algum.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Anôinima!
      Cada corpo reage de um jeito com as diversas medicações mesmo com anticoncepcionais. Quando eu tomava Gestinol e ou qualquer outro anticoncepcional contínuo, eu não menstruava e não tinha escapes, mas isso vai de cada organismo. Eu recebo emails de mulheres que precisam tomar outro remédio para cotar o sangramento, mas meu conselho é que você vá até seu médico e converse com ele. O único exame que mostrou minha endo foi a ressonância magnética da pelve que fiz com contraste e com toda a preparação para endometriose (com gel anal e vaginal). Nenhum ultrassom e nem mesmo o exame de sangue CA 125 nunca apontaram nada, estavam sempre "normais". Beijo carinhoso! Caroline Salazar

      Excluir
  13. Tenho endometriose a dois a 2 anos, tenho 17 anos, faço tratamento com anticoncepcional contínuo e uso a mais de um ano. Eu tive uma relação sexual com meu namorado e foi sem camisinha, não deixo de tomar nenhum comprimido, corro algum risco de engravidar?

    ResponderExcluir
  14. Ola Caroline Salazar gostei muito do seu blog, bem explicativo e orientador, bem eu fui diagnosticada com endometriose, no ovario esquerdo, o medico me receitou um AC de uso continuo, mas tenho muitas duvidas, sinto dores insuportaveis, ele passou o Enali 28, vc disse que toma AC, e ja faz tratamentos a algum tempo, eu gostaria de saber se vc conhece ou ja tomou o Elani 28, e qual AC vc toma, tenho muitas duvidas ... ando deprimida. Dese ja agradeço sua atençao! Abçs

    ResponderExcluir
  15. eu sinto um calor insuportável as vezes penso que estou doente , sera que pode ser culpa da pílula em tomo o ciclo 21

    ResponderExcluir
  16. Olá estou na mesma situação, fiz um ultasom e constou que tem um nodulo com suspeita de endometrioma ou gorduloma(uma godura que se forma). Minha ginecologista disse que pelo tamanho do nodulo terei que fazer cirurgia.. Tenho sangramentos constante, as vezes vem sangue vermelho as vezes é aquela sugeira bem escura.Estou fazendo uso do AC trimestral para tentar fazer o controle do sangramento.Dia 19 terei consulta com o clinico cirurgiao, estou bem ansiosa porque só quem passa pela situação sabe como é desvonfortante

    ResponderExcluir