segunda-feira, 28 de agosto de 2017

"SAÚDE E BEM-ESTAR": SECREÇÃO VAGINAL X CORRIMENTO - VOCÊ SABE A DIFERENÇA ENTRE OS DOIS?

Fonte: Modasta.com 


Você sabe a diferença entre secreção vaginal e corrimento? Muitas mulheres se assustam quando veem umidade em suas calcinhas. A vagina da mulher produz uma secreção natural, mas você sabe até que ponto a sua está saudável? Na coluna "Saúde e Bem-Estar",  a doutora Graciela Morgado explica a diferença entre secreção vaginal e corrimento, este sim um vilão da nossa saúde íntima, e fala também de como diferenciar um e outro de acordo com sua coloração e seus sintomas. Beijo carinhoso! Caroline Salazar 

Por doutora Graciela Morgado
Edição: Caroline Salazar


Secreção vaginal versus corrimento: você sabe a diferença entre os dois?


Diariamente recebo em meu consultório mil e uma perguntas sobre corrimento vaginal e secreção vaginal. Muitas mulheres chamam de corrimento a secreção vaginal. Reuni algumas das principais dúvidas das minhas pacientes para escrever para vocês.

Em primeiro lugar, é importante entender a diferença entre secreção vaginal (que é uma secreção natural da mulher) e corrimento vaginal. O corrimento vaginal não é uma condição normal do corpo da mulher, e pode representar problemas de saúde.

A secreção vaginal normal é transparente e tem aspecto de clara de ovo crua, não tem odor, não arde, não coça e não causa nenhum incômodo para a mulher. Esta se torna exacerbada quando se utiliza absorventes diário. Portanto o ideal é “arejar” bem a vulva e a vagina (ficar em casa sem calcinha, dormir sem calcinha, podem ser boas opções).

Um corrimento  tipo “leite coalhado” ou amarelado ou esverdeado, muitas vezes, associado a odor desagradável  é sinal de que a flora vaginal está desregulada, e pode indicar alguma infecção.

O tratamento dependerá do tipo de infecção (seja bacteriana, fúngica, entre outras).  Ao apresentar corrimento, com qualquer um desses sintomas citados, procure um  ginecologista de confiança para que o melhor tratamento seja realizado o mais rápido possível. 


Sobre a doutora Graciela Morgado Folador:


Ginecologista e obstetra, Graciela Morgado Folador tem Pós-graduação em Endometriose, em Cirurgia Minimamente Invasiva, em Infertilidade Conjugal e Reprodução Assistida e Especialização em Vídeo-histeroscopia. É membro da Sociedade Brasileira de Reprodução Humana (SBRH), da Sociedade Brasileira de Endometriose (SBE) e da Advancing Minimally Invasive Gynecology Wordwide (AAGL). É médica-colaboradora do setor de Endometriose do Hospital das Clínicas de São Paulo, USP. Siga a fanpage da doutora Graciela

Nenhum comentário:

Postar um comentário