quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

ENDOMARCHA 2017: FALTAM 45 DIAS - POR QUE PRECISAMOS IR ÀS RUAS NO DIA 25 DE MARÇO?

 Uma das nossas faixas de reivindicação e a logomarca oficial da EndoMarcha 2017

No último post falamos sobre a importância de lutar por políticas públicas para as endomulheres e hoje vou falar para vocês outro motivo pelo qual precisamos ir às ruas no dia 25 de março. Um dos objetivos da EndoMarcha é conscientizar a sociedade sobre a endometriose, doença que acomete uma a cada 10 mulheres. Durante a caminhada há a distribuição de panfletos com os principais sintomas da doença, ideia que peguei do primeiro evento de panfletagem que fizemos no Brasil o I Brasil na Conscientização da Endometriose, (acho que foi o primeiro feito no país no mês de março). Uma das missões do A Endometriose e Eu é justamente ajudar no diagnóstico  precoce da endometriose. Hoje a média mundial é de sete a 12 anos. Eu levei 18 anos para saber o que tinha de errado no meu corpo. Precisamos lutar para que a nova geração de portadoras não passem anos e anos sofrendo sem ter um diagnóstico e fazendo aquela via-sacra de médicos. Precisamos dar um basta nisso. 

Além de tornar os sintomas mais conhecidos da população, reivindicar nossos direitos também faz parte da diretriz  4ª edição da Marcha Mundial pela Conscientização da Endometriose.  A EndoMarcha 2017 é nosso grande momento. O dia 25 de março é nosso grande dia. Chegou o momento de nos unir, de mostrar nosso rosto, de dar coro a nossa voz, pois muitas endomulheres ainda sofrem em silêncio. Há poucos dias uma portadora entrou em contato comigo e me disse ter ficado com sequelas após operar com um renomado médico. Uma moça jovem de apenas 27 anos que passou a ter limitações por conta de um erro médico ou seria por ganância? 

Infelizmente a endometriose virou uma máquina de ganhar dinheiro. Sei que a especialização é cara, que os convênios médicos não pagam o que deveria aos cirurgiões e sua equipe, mas não é por isso que os médicos precisam operar de qualquer jeito a paciente. É preciso ser honesto, ter ética e fazer aquilo que está ao seu alcance. Os médicos, assim como todas as pessoas no mundo, também têm suas limitações. Não é todo especialista que opera endometriose nos nervos, por exemplo. No Brasil há uns três ou quatro cirurgiões aptos a realizar este tipo de cirurgia. Infelizmente a vida dessa endomulher não vai mudar, mas ela quer contar sua história no blog para alertar outras endomulheres.  


Você tem duas alternativas: continuar sendo a vítima de uma saúde lixo ou levantar, arregaçar as mangas e ir à luta. Bom, eu escolhi a segunda opção, e você? Venha marchar conosco na EndoMarcha 2017. Chega de silêncio, chega de ser invisível. 13 cidades, de 11 diferentes estados, estarão presentes: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte (MG), Campo Grande (MS), Brasília (DF), Porto Alegre (RS), Curitiba, Londrina e Maringá (PR), Florianópolis (SC), Salvador (BA), Fortaleza (CE) e Boa Vista (RR). Clique aqui e faça já seu cadastro, é rápido e gratuito. Convide seus amigos, seus familiares, conhecidos, vizinhos. Todos juntos em benefício da saúde da mulher. A união faz a força e juntas somos mais fortes!  Se você tem uma empresa e quer patrocinar a marcha em alguma cidade, entre em contato comigo endomarch.brazil@gmail.com. Beijo carinhoso! A capitã, Caroline Salazar 

2 comentários:

  1. Anônima, irei fazer um post sobre esses detalhes, mas já avisamos no post do flyer digital, aliás está escrito nele, que a concentração se inicia às 9h, como todos os anos. A caminhada será às 10h. Beijo carinhoso!!

    ResponderExcluir