domingo, 25 de dezembro de 2016

"SAÚDE E BEM-ESTAR": DIABETES GESTACIONAL - PORQUE É COMUM NA GRAVIDEZ E DICAS PARA PREVENÇÃO!!

imagem cedida por Free Digital Photos

Muitas mulheres aproveitam a gestação para comerem tudo que têm direito e mais um pouco. Quem nunca ouviu a célebre frase: "Grávida tem de comer por dois". Um dos riscos de se alimetar mal, comer por dois durante a gravidez é adquirir Diabetes Gestacional, uma doença bem comum em gravidinhas. Uma amiga da minha irmã, que tem um estilo de vida super saudável há anos e engordou pouco na gravidez, foi diagnosticada com a doença no segundo trimestre da gravidez. Eu bati na trave, por pouco não tive também. E olha que me alimetava de maneira saudável, com muitas frutas, legumes e verduras, poucas 'jacadas' (risos). A boa notícia é que esse tipo de diabetes acaba com o fim da gestação. Mas afinal. por que algumas mulheres têm e outras não? Para falar sobre o assunto convidamos a ginecologista e especialista em endometriose, doutora Graciela Morgado. Beijo carinhoso! Caroline Salazar


Por doutora Graciela Morgado
Edição: Caroline Salazar

Diabetes na gravidez - porque é comum e três dicas para evitar a doença.

Vocês sabiam que mesmo que a mulher não tenha uma pré-disposição genética ou não seja obesa, ainda assim, ela pode adquirir Diabetes Gestacional?

Isso porque, durante a gravidez é comum que ocorra uma diminuição natural da ação da insulina no corpo. Se o pâncreas não passar a produzir mais insulina para compensar essa disfunção, então a paciente desenvolverá Diabetes ao longo da gravidez, o que pode causar riscos para ela e para o bebê. Por ser uma doença silenciosa é recomendado que a mulher monitore frequentemente as taxas de glicemia.

Confira algumas dicas para evitar a diabetes:

- Se você já pensa em engravidar, mas está acima do peso, procure emagrecer antes de engravidar. O sobrepeso é um dos fatores de risco para a diabetes.

- Evite comer por dois! Mantenha uma alimentação saudável e consuma bastante fibra.

- Pratique exercícios antes e durante a gravidez. 



Sobre a doutora Graciela Morgado Folador:

Ginecologista e obstetra, Graciela Morgado Folador tem Pós-graduação em Endometriose, em Cirurgia Minimamente Invasiva, em Infertilidade Conjugal e Reprodução Assistida e Especialização em Vídeo-histeroscopia. É membro da Sociedade Brasileira de Reprodução Humana (SBRH), da Sociedade Brasileira de Endometriose (SBE) e da Advancing Minimally Invasive Gynecology Wordwide (AAGL). É médica-colaboradora do setor de Endometriose do Hospital das Clínicas de São Paulo, USP. Siga a fanpage da doutora Graciela

Nenhum comentário:

Postar um comentário