domingo, 9 de setembro de 2012

COM A PALAVRA, O ESPECIALISTA DOUTOR HÉLIO SATO!!

Após o feriadão de 7 de setembro, onde celebramos a Independência do Brasil, o A Endometriose e Eu esclarece as dúvidas das leitoras Rosimery Santos e da Ana Carolina, ambas do Rio de Janeiro. Hoje, a coluna "Com a palavra, o especialista" vai abordar a questão da menstruação após a videolaparoscopia e também a questão das mulheres que retiram todos os seus órgãos reprodutores. Quanto tempo a pós a cirurgia iremos menstruar? Mesmo sem o útero e os ovários a doença poderá voltar? Com a palavra, o especialista doutor. Hélio Sato. Quem quiser participar desta seção é só deixar suas dúvidas aqui, neste post, que elas serão esclarecidas ainda neste mês pelo dr. Hélio. 

- Fiz minha quinta cirurgia de endometriose e já não tenho mais ovários, útero e trompas. Quero saber se no meu caso de ter retirado tudo, se corro o risco de ainda ter crise de dores ou ainda aparecer focos de endometriose em mim? Eu sinto ainda algumas dores no meu lado direito, no local do meu ovário direito, que foi retirado nessa minha última cirurgia, a quinta, três meses atrás. Essa cirurgia foi uma laparotomia exploradora. Essa dor está me deixando preocupada. Isso tem algo a ver com as dores que continuo sentindo? – Rosimery Santos, do Rio de Janeiro – RJ

Dr. Hélio Sato: A possibilidade de retorno da endometriose é muito remota após a retirada do útero e dos ovários. Em relação à dor, deve ser investigado, pode ser por causa muscular ou aderências ou doença intestinal, cabe ser avaliado, pois, a pelve contém muitas estruturas que podem ser causa de dor que não a endometriose.

- Fiz minha videolaparoscopia há quase um mês e ainda não menstruei. Isso é normal? Quanto tempo após a cirurgia, ficarei menstruada? – Ana Carolina do Rio de Janeiro - RJ

Dr. Hélio Sato: O retorno da menstruação varia de pessoa a pessoa e da cirurgia a cirurgia. Mas, se não foi aplicado análogo de GnRH, zoladex, lupron, etc..., deve retornar em curto prazo!

Continuem votando no A Endometriose e Eu no prêmio Top Blog Brasil 2012. É só entrar na página do blog, clicar no selo do prêmio, que está à direita da página piscando, e seguir os passos. Neste ano, cada pessoa pode votar com um e-mail, com seu facebook e seu twitter. São três chances de votos. Lembrando que, para votar com o face e com o twitter, é preciso clicar no 'Ir para o aplicativo' e pronto, seu voto foi computado com sucesso. Já por e-mail, é necessário validar o voto clicando no link do e-mail que você vai receber em sua caixa de entrada. Vamos tornar a endometriose conhecida de nossa população e reconhecida de nossos governantes. É uma vergonha o Brasil ser comandado por uma mulher, que não conhece e nem reconhece a doença mais cruel e tipicamente feminina que atinge cerca de 10 a 15 milhões de mulheres no país. É o A Endometriose e Eu, o pioneiro no mundo em retratar a vida de uma portadora de endometriose, na luta pelo reconhecimento da endometriose como uma doença social e de saúde pública. Com a ajuda de todos conseguiremos mostrar que existimos e que somos muitas. Afinal, juntas somos ainda mais fortes. Beijos com carinho!


Sobre o dr. Hélio Sato:



Ginecologista e obstetra, Hélio Sato é especializado e endometriose e em laparoscopia. Ele tem graduação em Medicina, Residência Médica, Preceptoria, Mestrado e Doutorado em Ginecologia pela Universidade Federal de São Paulo. É pesquisador principal de projeto regular da FAPESP.

Hélio Sato tem certificado em Laparoscopia pela Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e de Obstetrícia. É membro da AAGL (“American Society of Gynecology Laparoscopy”) e é membro associado da clinica GERA de reprodução humana. (Acesse o currículo Lattes do doutor Hélio Sato).


25 comentários:

  1. OLA! RETIREI MEU UTERO POR CAUSA DA ENDOMETRIOSE A 5 MESES, E ONTEM DESCOBRI UM CISTO DE 8CM NO MEU OVARIO ESQUERDO, TEMHO TIDO BASTANTE DOR, PARA URINAR, PARA EVACUAR ENFIN TENHO DOR QUASE O DIA TODO. HA NECESSIDADE DE UMA NOVA CIRURGIA OU TRATAMENTO RESOLVE?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi anônima!
      Espero que esteja melhor.
      Procure orientação do profissional que acompanha seu caso, por favor, pois precisa ser avaliado uma serie de fatores para determinar se precisa de uma nova cirurgia ou apenas tratamento...

      Beijos, com carinho
      Hosana Santana

      Excluir
  2. Ana Leticia Lima- Duque de Caxias-Rj - Olá em setembro/2011. fiz uma cirurgio de barriga aberta por causa da endometriose e perdir o meu ovario direito. Os medicos me passaram após a cirugia que o meu intestino ficou colado no meu utero por causa da adrenci. E que ue não deveria me preoculpar pois no dia em que eu engavidar o utero vai se descolar do intestino.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana Leticia!
      Espero que esteja tudo bem com você.
      Quando você quiser contar sua história com a endometriose aqui no blog, escreva um e-mail para carolinesalazar7@gmail.com
      Dr. Hélio respondeu sua dúvida. Vou deixar o link para você conferi.
      http://www.aendometrioseeeu.blogspot.com.br/2012/10/com-palavra-o-especialista-doutor-helio.html

      Beijos, com carinho
      Hosana Santana

      Excluir
  3. Olá, sou a Raisa tenho 21 anos de São Paulo. Algum tempo atrás postei aqui que tinha acabado de descobrir minha endo, bom hoje já estou entrando para o quarto mês em que fiz a minha video, o meu médico Dr Morvan Eluf disse que tenho um cisto no ovário esquerdo que não foi possível ser retirado além da endomedriose nele, por isso ele retirou o acúmulo de sangue e cauterizou apenas, também estava com endo no grau já avançado no ovário direito e focos da doença no reto. Bom nesse ultimo feriado sete de setembro me casei e essa era a minha "desculpa" para fugir do tratamento com os remédios que induzem a menopausa e tem efeitos colaterais, como ganha de peso, dor de cabeça e outros já que perdi 10 kg e tenho medo de recuperar, mas enfim minha dúvida, posso tentar engravidar de imediato sem mesmo fazer tratamento? Caso eu consiga mesmo depois da gravidez é necessário fazer o tratamento?. Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Raisa!
      Tudo bem com você? Espero que sim.
      Lembre-se que o importante é você estar bem, caso faça o tratamento com medicação e engorde um pouquinho é só ir a academia e perder tudo denovo... Parabéns pelo casamento! Que vocês seja muito felizes.
      Apenas o médico que acompanha você poderá esclarecer sua dúvida, por acompanhar o seu caso.

      Beijos, com carinho
      Hosana Santana

      Excluir
  4. boa tarde e bom saber quer não estou sozinha, faz 3 meses que fiz curetagem , sol pra aliviar mais de nada adiantou , em novembro vou fazer hesterectomia. tenho fé que vou melhorar e desejo para todas que sofre de edrometriose

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Espero que esteja tudo bem com você.
      Você não está só, somos muitas com endometriose.
      Boa sorte na sua cirurgia!
      Que Deus a proteja sempre.

      Beijos, com carinho
      Hosana Santana

      Excluir
  5. Na verdade não tenho dúvidas, apenas elogios ao blog e ao Dr. Hélio, que é meu médico. E excelente médico por sinal!
    Ele sempre me encoraja a viver esquecendo da endometriose... e ser feliz, acima de tudo!
    Já me preocupei muito se vou poder ter filhos ou não, mas ele tbm me encorajou a isso! Sou muito nova pra me preocupar com isso, e quando chegar a hora, ele vai me ajudar!

    Ótimo trabalho do blog em divulgar essa doença que quase ninguém conhece, apesar de afetar muitas mulheres!

    Beijoos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carolina!
      Tudo bem? Espero que sim.
      Dr. Hélio é maravilhoso mesmo, ele é meu médico também.Pode confiar nele, na hora que quiser ter filhos ele vai ajudá-la, pode ter certeza, ele me ajudou e hoje tenho uma menina. Ele é um excelente profissional, e quando ele diz que dá é porque dá mesmo, ele sabe o que diz...

      Fique bem.

      Beijos, com carinho
      Hosana Santana

      Excluir
  6. oi doutor tudo bem venho sofrendo todo mes ja fiz varios exames e todos falam que nao tenho nada agora lendo esses depoimentos acho muito parecido com o que sinto minha medica me encaminhou para um proctologista para ver se e algo relacionado ao intestino agora nao sei o que fazer me ajude por favor abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi anônimo!
      Tudo bem?
      Dr. Hélio não pode ajudá-la através da internet, pois precisa de exames entre outros para ele dá uma opinião precisa sobre seu caso.
      Caso queira marcar uma consulta com o Dr. Hélio entrar em contato com a Caroline através do e-mail carolinesalazar7@gmail.com para pegar os contatos do Dr. Hélio Sato.

      Beijos, com carinho
      Hosana Santana

      Excluir
    2. ola doutor tudo bom

      Excluir
  7. Olá,
    Tenho 29 anos, fiz uma video laparascopia a dois meses, na qual foi retirada os ovarios e as trompas, apenas fiquei com o utero. gostaria de saber se voltarei a menstruar?
    aguardo noticias

    ResponderExcluir
  8. ola,retirei um cisto no ovario esquerdo e depois de 50 dias to sentindo uma dor ,o pode ser isso DR Helio.

    ResponderExcluir
  9. Retirei os dois ovários e as duas trompas por causa da endometriose a 14 anos atras, mas nunca deixei de menstruar e nunca senti calores, essas coisas. Na verdade comecei a sentir agora, depois de 14 anos que operei. isso é normal? por favor me responda.

    ResponderExcluir
  10. Boa tarde,fiz a retirada total do útero, mas tenho as trompas e ovários, vou entrar na menopausa antecipada ou continuarei a menstruar?
    Obrigaqda.
    Anônima.

    ResponderExcluir
  11. Fui submetida a uma laparotomia exploradora devido a uma gravidez tubária,qto tempo posso tentar engravidar novamente? Fui a uma consulta hj mas a médica não tirou muito minhas dúvidas?
    Sobre a outra trompa, quais as chances de ter outra ectopica?
    Agradecida desde já!

    ResponderExcluir
  12. Fui submetida a uma laparotomia exploradora devido a uma gravidez tubária,qto tempo posso tentar engravidar novamente? Fui a uma consulta hj mas a médica não tirou muito minhas dúvidas?
    Sobre a outra trompa, quais as chances de ter outra ectopica?
    Agradecida desde já!

    ResponderExcluir
  13. Retirei meu ovario esquerdo a mais de 20 anos . Nas duas últimas endovaginal consta que tenho o ovario esquerdo. Isso pode acontecer. Tenho hoje 52 anos .

    ResponderExcluir
  14. Olá, meu nome é Renata e tenho 37 anos. Fiz minha cirurgia para a retirada da endometriose há 12 anos (mais ou menos) e hoje (08/10/2015) fui ao banheiro, quando vi, havia sangue no papel higiênico. É normal sangrar/menstruar depois de tanto tempo? tem alguma solução para isso, não menstruar/sangrar?

    ResponderExcluir
  15. Olá! Há dois meses tirei o cisto do ovario direito e na menstruação desse mês ando sentindo muitas dores na região direita e estou preocupada, devo buscar ajuda ou é uma reação normal?

    ResponderExcluir
  16. meu nome e dilva tirei o utéreo a 11 anos ainda tenho suores diariamente ,normal sera ainda menopausa são muitos anos não suporto mas ,alquem pode me dar uma explicação .sou de 20 em 20 munutos

    ResponderExcluir
  17. Me chamo Fran, fiz a vídeo em março/17, tomei o Pietra ED dois meses seguintes e parei em maio/17 a minha menstruação voltou em Julho e, após 60 dias da parada, menstruei em agosto, ciclo normal. No mês de setembro não desceu, demorou-se 40 dias e desceu, agora já esta com 46 dias e nada. Não sinto como se fosse menstruar e nem como se estivesse gravida. É normal um atraso tão extremo assim após as vídeo? Meu ciclo sempre foi regular, era de 26 dias, quando voltei a menstruar, ficou certinho, segundo ciclo já desregulou

    ResponderExcluir
  18. Olá, estou com endometriose umbilical e gostaria de saber se existe um método para tratamento sem ser a cirurgia? Obrigada!

    ResponderExcluir